617
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Tenente Santana (MDB), recebeu em seu gabinete, na tarde desta segunda-feira (18), uma comissão de gerentes de lojas do comércio de Araraquara, preocupados com a segurança na região central, ambulantes irregulares e horário de funcionamento.
Durante a conversa, deram exemplos de fatos, e até de confrontos, que vêm se repetindo. Se disseram amedrontados, pois estão se deparando com situações difíceis de contornar diante das vitrines de seus estabelecimentos. “Nós fazemos um trabalho para deixar a loja mais atrativa e os ambulantes colocam os produtos na frente, e muitas vezes artigos que vendemos em nossas lojas”, disse Marly Diniz Guerra, gerente da Textil Abril.
O gerente das Casas Bahia, Élcio José Montanhez, apontou outros problemas relacionados aos ambulantes. “São muitos, e espalham seus produtos pela calçada, muitas vezes forçando a gente a andar pela rua, correndo risco de atropelamento. Outros colocam seus banquinhos nas calçadas, principalmente quando o comércio abre à noite, e prejudicam os consumidores do comércio”, enfatizou, lembrando que não tem a quem recorrer.
Em uníssono, pediram a interveniência do presidente da Câmara junto ao comando do batalhão de polícia, para que ele, como representante da sociedade e do Poder Legislativo, solicite o aumento do patrulhamento nas ruas centrais e, consequentemente, proporcionar maior sensação de segurança, tanto aos lojistas quanto aos clientes.
Um outro assunto que demandará muitos debates - o horário de funcionamento do comércio aos domingos e feriados - foi levantado. “Nós gostaríamos de ter a liberdade para trabalhar, pois estamos perdendo clientela a cada ano. Estamos de mãos atadas. Precisamos dar a opção aos consumidores, sem nenhum prejuízo aos nossos colaboradores, ao contrário, a maioria dos funcionários pede para fazer horas extras. Vamos gerar mais empregos, pois teremos, inclusive, que contratar mais mão de obra”, garantiu Vitor Adriano Margialorago, gerente das Casas Pernambucanas.
Santana fez algumas ponderações sobre todos os assuntos e se prontificou a intermediar conversas para dar andamento nas soluções. “Já estamos oficiando a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal, solicitando o reforço no policiamento na região central e fiscalização de produtos ilegais. Entrei em contato com o prefeito Edinho Silva (PT), que imediatamente se prontificou a discutir a situação. Estamos agendando para os próximos dias uma reunião entre todos os interessados para debater essas pautas”, afirmou Santana.
Também participaram da reunião Débora Dalite Silva Nunes, gerente das Casas Bahia, e José Francisco Eduardo de Pinho, gerente das Lojas Torra-torra.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Com uma proposta que reflete as vivências e experiências dos seus integrantes, a banda Fenícia apresenta canções autorais de trabalhos anteriores e seu novo EP “Meu Bem”, comemorando duas d...
Seletiva vôlei masculino A Fundesport realiza no sábado (21), às 14 horas, seletiva para formação da equipe de vôlei masculino – categoria infanto. Podem participar atletas nascidos nos anos de 20...
Uma Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (19) marcou a entrega do Diploma de Reconhecimento Público à Associação dos Ciclistas do Morada do Sol MTB. Dezenas de integrantes da entidade compare...
Músicos, grupos e artistas com CNPJ ou MEI sediados no município podem participar das inscrições para o chamamento público de propostas artísticas para os projetos “Choro das Águas” e “Circuito Cul...
Estão abertas as inscrições para as Oficinas Culturais Municipais 2026 em Araraquara, com cerca de 4 mil vagas gratuitas para crianças, jovens e adultos. O programa, promovido pela Secretaria Munic...
Os cursos gratuitos de idiomas oferecidos pelos Centros de Estudos de Línguas (CELs) nas cidades de Araraquara, Américo Brasiliense, Matão e São Carlos estão com matrículas abertas. As oportunidade...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.