Notícias



Condições de trabalho e saúde mental da Enfermagem são debatidas em Audiência Pública

Vereador Enfermeiro Delmiran (PL) é o autor da iniciativa, que reuniu no Plenário da Câmara servidores e gestores públicos, profissionais da área da saúde e representantes sindicais

1562


Condições de trabalho inadequadas, unidades de saúde da rede municipal sucateadas, falta de profissionais nas equipes, reversão dos descontos por faltas abonadas e incorporação de benefícios financeiros aos salários. Esses foram alguns pontos abordados na Audiência Pública “Cuidar de Quem Cuida: Desafios da Enfermagem na Rede Pública e a Saúde Mental dos Servidores”, realizada na Câmara na tarde de sexta-feira (9).

 

Os debates foram mediados pelo vereador Enfermeiro Delmiran (PL), autor da iniciativa, e contaram com a presença do secretário Municipal da Saúde, Abelardo Ferrarezi de Andrade; da vice-prefeita de Araraquara, Meire Laurindo (Republicanos); da diretora-executiva da Fundação Municipal “Irene Siqueira Alves ‘Vovó Mocinha’ – Gota de Leite” (Fungota), Emanuelle Laurenti, e do psicólogo Deividi Mesquita.

 

As discussões foram acompanhadas pela vereadora Maria Paula (PT) e pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB), além de servidores e gestores públicos, profissionais da área da saúde e representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar), que compareceram ao Plenário da Casa de Leis e manifestaram suas preocupações a respeito da desvalorização da categoria e da importância do cuidado com a saúde mental desses trabalhadores.

 

“Nas visitas que eu tenho feito nas unidades de saúde, fiquei realmente preocupado o grau de estresse e de desmotivação que as equipes estão passando”, revelou Delmiran na abertura dos trabalhos.

 

Planejamento e melhorias

Em seguida, foi a vez de o secretário da Saúde falar das ações realizadas pelo Executivo, das dificuldades enfrentadas pelos novos gestores e da busca de recursos junto ao governo Federal e Estadual para melhorias no atendimento dos serviços públicos de saúde em Araraquara. “A gente pretende melhorar a saúde como um todo, não só para a população, como também para os funcionários. Eu não consigo prometer para vocês melhorias imediatas, mas eu prometo lutar para isso”, afirmou Andrade.

 

Emanuelle reconhece a complexidade do trabalho da Fungota – que abrange a gestão das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), da Maternidade Gota de Leite, da Unidade de Retaguarda do Melhado e conta com 940 funcionários –, mas entende que as mudanças sugeridas pelos servidores não acontecerão imediatamente. “Eu acho que a nossa missão é tentar ir além dos problemas que a gente tem e traçar um planejamento de como vamos fazer isso ao longo desses anos. Se a gente começar agora, talvez, para o ano que vem, já consiga ter alguma melhoria.”

 

Saúde Mental

Enfermeira concursada, Meire já presenciou muitas das situações relatadas pelos profissionais presentes na audiência, como deslocamento para outras atividades que não fazem parte de suas atribuições, afetando a saúde mental dos servidores e trazendo impactos na qualidade do serviço prestado à população.

 

“Eu acho que não adianta a gente vir com uma questão de buscar melhoria se a gente não tiver os setores com uma equipe correta para estar atendendo adequadamente. Hoje, o SESMT [Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho] está muito aquém para atender a nossa rede como um todo, e a gente sabe o quanto isso carece de uma atenção especial”, explicou a vice-prefeita.

 

Psicólogo há mais de 20 anos, Mesquita compartilhou algumas de suas experiências profissionais e propôs uma reflexão ao público. “O que vocês estão fazendo para não chegar ao seu limite? Como você está lidando com sua família, como você lida com a sua própria saúde mental? Eu gostaria de levantar essa bandeira para vocês, de começar a olhar um pouco para o espelho e não mais para o outro.”

 

No encerramento da audiência, Delmiran agradeceu todas as pessoas que contribuíram com os debates e reforçou a importância de os profissionais se unirem. “Eu acho que foi o momento fundamental para gente dar um start e, daqui para a frente, se unir cada vez mais para poder lutar pela categoria.”

 

Para ver e rever

A audiência foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro), como parte das atividades em comemoração à “Semana Municipal de Enfermagem” e do “Dia Municipal do Enfermeiro”, criados pela Lei nº 9.548/2019, e pode ser assistida, na íntegra, pelo YouTube e pelo Facebook.


Publicado em: 12 de maio de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova R$ 5 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária

22 de dezembro de 2025

  A inclusão de R$ 5 milhões no orçamento da Prefeitura para investimentos na área da saúde foi o tema da 17ª Sessão Extraordinária da Câmara de Araraquara, realizada nesta segunda-feira (22)....



Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!