5508
A Sessão Ordinária desta terça-feira (2), a partir das 15 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, terá o debate de 11 projetos, inicialmente. A TV Câmara transmite a sessão ao vivo pelo canal 17 da Claro/Net, Facebook e YouTube da Câmara, Facebook de dois portais de notícias da cidade (AraraquaraNews e RCIA Araraquara) e reprise na íntegra pela Rádio Uniara FM (100,1 MHz) às 21 horas.
Os vereadores fazem a segunda rodada de debates e votação do projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade de implantação do mobiliário urbano denominado “vaga verde”. Se receber a segunda aprovação, a medida amplia, em novos loteamentos de Araraquara, trechos do passeio público (calçada) sobre espaço antes ocupado pelo leito da via pública, com o objetivo de formar um microambiente para a valorização da paisagem urbana e no manejo sustentável das águas das chuvas. O projeto é de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT).
Três projetos da sessão tratam da criação de fóruns temáticos municipais, que são voltados a debates, realização de palestras, exposições, cursos e outras atividades: Fórum Municipal dos Povos Originários e Cultura Indígena, em iniciativa de Luna Meyer (MDB), Alcindo Sabino (PT) e Fabi Virgílio; Fórum Municipal do Agosto Lilás - Combate à Violência contra a Mulher, de autoria de Luna Meyer, Fabi Virgílio e Filipa Brunelli (PT); e Fórum Municipal Histórico Cultural de Araraquara, em iniciativa de Luna Meyer, Alcindo Sabino e Fabi Virgílio.
Cinco projetos tratam da liberação de recursos no orçamento em execução, para diversas finalidades, somando R$ 9.111.960,53. Desses, R$ 4.271.734,20 são para Ações e Serviços Públicos de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, como recursos para a Santa Casa; serviço de hemodiálise; laboratório de patologia clínica e histopatologia; Casa Cairbar Schutel; Associação Procordis; e para o próprio Fundo Municipal de Saúde.
Há ainda recursos para pagamento de precatórios, acolhimento judicial para pessoas idosas e com deficiência, ações da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, além de contrapartida de convênios para recapeamento asfáltico em diversas vias.
Ainda sobre a questão financeira, projeto da Prefeitura compatibiliza totalmente as peças de planejamento (Plano Plurianual, o PPA, e Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO) e as reavaliações realizadas nos programas, atividades, projetos e operações especiais propostas para o orçamento do exercício de 2024.
A sessão tem ainda projeto da vereadora Fabi Virgílio e do vereador Guilherme Bianco (PCdoB) instituindo no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara a “Semana Municipal da Compostagem”, a ser comemorada anualmente na primeira semana do mês de maio.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Técnica que pretende estudar a viabilidade e propor medidas para implementação do piso salarial dos agentes educacionais em Araraquara será formada por vereadores, profissionais da cate...
Os vereadores de Araraquara aprovaram nove projetos na Sessão Ordinária desta terça-feira (10), no Plenário da Câmara. Entre os itens, proteção de crianças e adolescentes, recursos para investim...
Estão abertas até 16 de março as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Cons...
O “Carnaval 2026 – Tradição da Alegria” conta com programação totalmente gratuita, que inclui blocos de rua, shows na Avenida Bento de Abreu e o tradicional concurso de marchinhas. A programação se...
A marchinha “1001 noites de Carnaval”, de André Peres, foi a grande vencedora do 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, realizado no último domingo (8), na Praça das Bandeiras, c...
Em documento encaminhado recentemente à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre a não inclusão de Araraquara entre as cidades que recebem os cursos do Se...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.