Notícias



Confira o que será votado na Sessão Ordinária desta terça-feira (18)

Seis itens estão previstos para serem debatidos e votados; encontro dos vereadores será transmitido ao vivo pela TV Câmara a partir das 15 horas

942


A Câmara Municipal realiza, nesta terça-feira (18), a partir das 15 horas, a 42ª Sessão Ordinária da atual legislatura. Inicialmente, seis projetos devem ser discutidos e votados, mas novos itens poderão ser incluídos na Ordem do Dia.

 

Uma proposta de autoria das vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e Maria Paula, todas do PT, institui em Araraquara o programa “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, que tem como objetivos fortalecer a democracia participativa, valorizar o protagonismo feminino, qualificar a gestão pública e transformar o conhecimento comunitário em ferramenta de monitoramento e prevenção.

 

A ideia, de acordo com a justificativa do projeto, é ouvir percepções de lideranças femininas sobre os riscos existentes nos bairros, permitindo que o poder público atue de forma preventiva sobre necessidades das comunidades.

 

Outra proposta, de Maria Paula, propõe revogar a Lei nº 5.403, de 19 de abril de 2000. Segundo a legislação, a Prefeitura deve indicar vias e logradouros para serem oficialmente nomeados, obedecendo à ordem de entrada dos pedidos feitos pelos vereadores. Além disso, o Executivo deve enviar à Câmara, a cada três meses, a lista de solicitações de nomeações de ruas feitas pelos parlamentares.

 

A autora do projeto justifica que a denominação de vias e logradouros públicos é competência comum dos poderes Executivo e Legislativo, e que a manutenção da lei em vigor restringe a competência da Câmara. “A revogação da proposta visa a adequar a legislação municipal ao entendimento constitucional consolidado”, argumenta.

 

Aprovado em primeiro turno na última terça-feira (11), retorna à pauta para segunda votação o projeto da Prefeitura que altera a Lei Complementar nº 958, de 27 de outubro de 2021, o qual aborda procedimentos para que o município negocie dívidas de contribuintes e créditos inscritos em dívida ativa, entre outros.

 

No texto, passam a constar três faixas de parcelamento, a diminuição de multa e encargos em casos específicos e a possibilidade de redução de até 70% do valor total dos débitos, ou até 75% se for pessoa natural, microempresa ou empresa de pequeno porte.

 

Honrarias

Um projeto de Dr. Lelo (Republicanos) propõe entregar o Título de Cidadão Araraquarense ao jogador de futebol Sérgio Clérice, que morou em Araraquara e, após construir carreira na Itália, retornou à cidade.

 

Outra proposta, de autoria de Paulo Landim (PT), confere o Título de Cidadão Araraquarense a Ovídio Rodrigues pelo cuidado com jardins, bosques e áreas comuns e pelo trabalho voluntário em prol da comunidade do Jardim Aclimação e região.

 

Um texto apresentado por Marcão da Saúde (MDB) propõe a entrega do Título de Cidadã Araraquarense a Odília Liliam Almeida Botelho, que atua na área de Odontologia há mais de 23 anos, integra o corpo diretivo do Centro Cultural e Assistencial “Oficina das Meninas” e presta atendimento voluntário a pacientes em tratamento oncológico na Santa Casa de Araraquara.

 

Como acompanhar

A Sessão será transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro) e também pelo Facebook e pelo YouTube.


Publicado em: 17 de novembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

BC Protege+

08 de janeiro de 2026

O Banco Central lançou uma nova ferramenta para evitar abertura de contas correntes não autorizadas. A plataforma BC Protege+ permite que pessoas e empresas informem ao sistema financeiro que não d...



Curso CPFL (até 12/01)

08 de janeiro de 2026

A CPFL Paulista, em parceria com o Senai e com apoio da Prefeitura de Araraquara, está com inscrições abertas para o processo seletivo da Escola de Eletricistas de Rede de Distribuição Elétrica. O...



Risco de contaminação (08/01)

08 de janeiro de 2026

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização, distribuição e uso de alguns lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac...



Prefeitura adota medidas pontuais para conter erosões em córrego do Jardim Santa Clara

08 de janeiro de 2026

Em resposta a um requerimento protocolado pela vereadora Maria Paula (PT), a Prefeitura afirmou que mantém vistorias técnicas frequentes no córrego que margeia a Rua Maria Brambilla Passos, visando...



Número de servidores municipais que utilizam vale-transporte é solicitado em documento à Prefeitura

08 de janeiro de 2026

A vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita, por meio do Requerimento nº 8/2026, que a Prefeitura envie informações sobre o número de servidores municipais que utilizam o vale-transporte para acesso ao...



Iluminação de avenidas na Chácara Flora e no Jardim Morumbi precisa de manutenção

08 de janeiro de 2026

Em Indicações, o vereador Paulo Landim (PT) solicita que a Prefeitura realize a manutenção da iluminação nas avenidas Clarice Carati Pagliarini, na Chácara Flora, e Altino Correa de Moraes, no Jard...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!