Notícias



Controladoria do Transporte esclarece falta de coletivos durante a noite

Vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicitou informações à Prefeitura após identificar falta do transporte público no período noturno, prejudicando estudantes e trabalhadores

525


O vereador Guilherme Bianco (PC do B) protocolou o Requerimento n° 1.033/2021 solicitando à Prefeitura respostas sobre a situação do transporte público no município. Segundo o parlamentar, já é de conhecimento de todos que trabalhadores do período noturno e estudantes sofrem com a falta dos coletivos, tendo de optar por transporte por aplicativo como única alternativa, uma vez que não há oferta de linha do transporte público após as 21h35, o que tem encarecido muito a vida dessas pessoas.

Bianco alegou que, após o marco político que significou a chamada “Jornada de Junho” de 2013, o transporte público também se tornou um direito social constitucional, através da EC 90/2015, de autoria da deputada federal Luiza Erundina (PSOL). O vereador considerou que, para a maioria dos munícipes, o transporte público é o principal meio de deslocamento, e que recentemente o Governo do Estado de São Paulo autorizou o retorno às aulas de maneira presencial nas redes pública e privada de ensino. “As empresas de ônibus, prestadoras de serviço para o município, reduziram a frota nas linhas e restringiram os horários da circulação dos ônibus, de modo que o último ônibus sai do terminal às 21h35, restando posteriormente o ‘corujão’”, argumentou o parlamentar.

Bianco também acrescentou que o horário de aulas nas escolas e, principalmente, universidades é das 19h às 22h30 deixando, portanto muitos estudantes sem opção de transporte. Diante do momento de retomada econômica e social de nossa cidade, com a diminuição do contágio pelo novo coronavírus e com a vacinação chegando a 98,22% da população adulta, é incoerente limitar ou diminuir a circulação de ônibus”, argumentou o vereador.

O parlamentar pediu à Prefeitura informações sobre alterações na frota desde o início da pandemia. “Qual era o número de ônibus rodando em fevereiro de 2020, quando foi decretado o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia? Houve redução no número de ônibus ofertados durante a pandemia?”, questionou Bianco.

O vereador concluiu cobrando uma posição do Executivo sobre a previsão de retorno da linha no horário noturno, além de uma justificativa, caso não haja o retorno.

Em resposta, a Prefeitura Municipal, por meio da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA), afirmou que o último horário dos coletivos fica em torno de 22h50 no sentido Centro-Bairro, e que após esse horário o atendimento passa a ser realizado pelas linhas “Corujão”, Norte, Sul, Leste e Oeste que contemplam todas as principais vias dos bairros de Araraquara.

A pasta ainda afirmou que 86 veículos fazem as linhas, distribuídas conforme a demanda de cada bairro e que, sempre que necessário, são adicionados carros extras em horários específicos. Além disso, a determinação regular de números de carros depende dos dias da semana e seu período, como pagamentos, festas entre outros. Já nos dias comuns as linhas regulares de maior demanda trabalham em média com quatro carros.

Quanto à redução no número de ônibus ofertados antes, após e durante a pandemia, a Controladoria respondeu que, em fevereiro de 2020, antes da pandemia, o município contava com 109 carros para atender 36 mil passageiros por dia. Com a queda no número de usuários chegando a 15 mil pessoas por dia, a frota de veículos passou para 86 carros. “É visível que a redução no número de veículos, que é de 21,10%, é bem menor que a queda no número de passageiros, que representa 58,33%”, ponderou a pasta.

Sobre a previsão de oferta de ônibus entre 21h30 e 23h59, a Controladoria afirmou que a reprogramação tem sido efetuada paulatinamente, e que há acompanhamento diário das linhas, inclusive corujões, para identificar a demanda coletiva, sua origem e destino, a fim de adequar a demanda nas linhas aos horários necessários.

Para identificar a necessidade de novos coletivos e horários, a Controladoria afirmou que estão sendo usadas informações do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), bem como a movimentação de passageiros no Terminal Central de Integração, entre outros. “Em alguns casos, são realizadas pesquisas operacionais para validar a precisão das informações geradas, o que possibilita um melhor planejamento para adequar a oferta de transporte e a necessidade de um coletivo. Através disso, foi possível identificar e ampliar os horários de atendimento da maioria das linhas regulares para as 22h50, e o Corujão para as 23h05.


Publicado em: 17 de dezembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Simpósio Autismo

16 de abril de 2025

Promovido em parceria com a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, o Simpósio “Ampara pela conscientização do autismo” acontecerá no dia 25 de abril, das 7h45 às 12h30 e das...



Agenda Cultural – 16/04

16 de abril de 2025

Vivência A cada conto, um ponto, um corte, uma dobra, um riso, um traço. Mediação de leitura e criação de livros e brincadeiras. “Conta & Cria”, com Cristiane Pereira e Fabiana Lorenzeti, educador...



Agenda Esportiva – 16/04

16 de abril de 2025

Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta o Sampaio Basquete na quinta-feira (17), às 19h30, no Castelinho.   A equipe araraquarense é a líder da competi...



Alterações no orçamento da Prefeitura serão votadas na próxima terça-feira (22)

16 de abril de 2025

A próxima Sessão Ordinária ocorrerá na terça-feira (22). Devido ao feriado prolongado da Páscoa e ao Dia de Tiradentes, a publicação da pauta da sessão foi antecipada para esta quarta-feira (16)....



Informações sobre usinas públicas de asfalto a partir de pneus são solicitadas em documento

16 de abril de 2025

Em documento enviado à Prefeitura, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) requisitou informações sobre a criação de usinas públicas municipais para a produção de massa asfáltica utilizando borr...



Audiência Pública na Câmara debaterá políticas de proteção aos animais em Araraquara

16 de abril de 2025

Incluído no Calendário Oficial de Eventos em 2021, para conscientizar a população a respeito da proteção dos animais, o “Abril Laranja” será o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenár...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!