Notícias



Cooperativa Sol Nascente recebe Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal

Homenagem foi sugerida pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) no ano em que entidade completa 5 anos

2706


A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” foi palco da entrega do Diploma de Honra ao Mérito à Cooperativa Sol Nascente na tarde da segunda-feira (24). A homenagem foi proposta pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB).

 

“O Diploma de Honra ao Mérito é um reconhecimento da cidade para projetos e pessoas que fazem diferença na vida da nossa comunidade”, pontuou o parlamentar. “Nada mais justo poder comemorar o aniversário de 5 anos da Cooperativa com a maior honraria que temos na nossa cidade. Às vezes, a gente faz história sem saber e não tem noção do tamanho da inspiração, da importância do que a gente faz.”

 

“Esse prêmio é para nos encher mais de orgulho e de incentivo porque a gente tem que ir à luta”, iniciou a presidenta da Cooperativa Acácia, Helena Francisco da Silva. “A Sol Nascente nasceu para brilhar e vai continuar brilhando. Esse sol ninguém vai apagar.”

 

“Todos os dias levanto e acordo para ir trabalhar. Vejo meu dia renascer. Saio para trabalhar sem preconceito. Tive duas liberdades na minha vida: a de quando eu saí do cárcere e a que estou tendo agora, de sair da minha casa e ser reconhecida”, disse a cooperada da Sol Nascente Fabiana Gonzaga da Silva. “Trabalhar na Sol Nascente é um orgulho porque eu saio e ninguém fica me criticando, me acusando. Eu agradeço todos os dias por fazer parte da cooperativa”, completou.

 

Para o vice-presidente da Cooperativa Sol Nascente, Mooslin Ribeiro Batista, a honraria simboliza que a luta tem dado resultado. “Nesses 5 anos, foram 2 anos muito difíceis. Não é fácil. Se hoje estamos recebendo esse título, é graças ao trabalho e ao empenho dos cooperados. O egresso sai do cárcere, mas não vê nenhuma porta aberta. O crime abre 50 portas. É muito bom ver essas pessoas que a cada dia renunciam ao crime. A Sol Nascente não vai parar, não vai acabar. Esse é um dia muito especial, um dia que compensa todo o nosso trabalho.”

 

No entendimento do presidente da Cooperativa Sol Nascente, Edgar Gomes Martins, trata-se de um reconhecimento por todo o esforço e trabalho da entidade. “Vemos o esforço de cada um, e esse título é para todos os cooperados e cooperadas. A Cooperativa é feita de pessoas fortes. Tudo o que passamos nesses cinco anos, todas as nossas conquistas. Nada vem de graça. Viva a Sol Nascente!”

           

Também participaram do evento a vereadora Maria Paula (PT) e os vereadores Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB) e Paulo Landim (PT), e a presidenta da Cooperativa Panelas Unidas, Letícia Souza da Silva.

           

Como ver?

A solenidade pode ser conferida na íntegra no canal do YouTube da TV Câmara.

 

Sol Nascente

A Cooperativa foi fundada em 19 de maio de 2020 e surgiu como uma iniciativa de egressos do sistema prisional para combater o preconceito e se reinserir no mercado de trabalho por meio da sustentabilidade e zeladoria municipal.

 

O início dos trabalhos da cooperativa contou com uma série de desafios, mas consolidaram-se com a conquista de seu primeiro contrato em 2022 e a ampliação de sua sede em 2023.

 

Atualmente, conta com 104 cooperados e se destaca como um modelo de ressocialização no estado de São Paulo.

 

Por meio da economia solidária, tornou-se importante para a cidade, promovendo direitos humanos, cidadania e inclusão social.

 

Saiba mais sobre a história da cooperativa aqui.


Publicado em: 25 de março de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Criação do ‘Programa Arte Urbana Acessível’ é aprovada por vereadores

31 de outubro de 2025

A criação do “Programa Arte Urbana Acessível” foi aprovada na Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (28). O projeto, de autoria dos vereadores Marcelinho e João Clemente (ambos do Progre...



Audiência Pública vai debater aplicação do IPTU Progressivo no Tempo em Araraquara

31 de outubro de 2025

A Câmara Municipal de Araraquara realiza, na próxima quinta-feira (6), às 18 horas, no Plenário da Casa de Leis, uma Audiência Pública para debater o Substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei Complementa...



Educação infantil: 122 crianças aguardam vaga em Araraquara

31 de outubro de 2025

Atualmente, 122 crianças aguardam vaga na educação infantil em Araraquara. A informação foi fornecida pela Secretaria da Educação em resposta ao Requerimento nº 1549/2025, enviado pela vereadora Ma...



Cadastro habitacional de Araraquara possui 4.273 famílias com renda até 2 salários mínimos

31 de outubro de 2025

O Cadastro Habitacional Municipal possui 4.273 famílias inscritas com renda mensal entre 0 e 2 salários mínimos (até R$ 3.036). Os dados foram enviados pela Prefeitura, que respondeu a um Requerime...



Documento solicita informações sobre o Programa Araraquara em Sinais

30 de outubro de 2025

O Programa Araraquara em Sinais, instituído pela Lei nº 10.343, de 2021, é tema do Requerimento nº 1929/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Fabi Virgílio (PT).   O documento destaca que o p...



Documento sugere verificação de pagamentos antes da cobrança de dívidas de IPTU

30 de outubro de 2025

O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou a Indicação nº 4996/2025, sugerindo à Prefeitura a adoção de um procedimento de verificação prévia de pagamentos junto ao sistema de arrecadação municipal...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!