Notícias



Crefito, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são homenageados na Câmara

Sessão Solene reconheceu trabalho do conselho pelas categorias e destacou atuação dos profissionais durante pandemia

287


Na noite de quarta-feira (5), o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3), foi homenageado com a entrega do Diploma de Honra ao Mérito em Sessão Solene realizada na Câmara.

A honraria foi uma proposta do vereador Alcindo Sabino (PT), como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo conselho em prol dos profissionais, conforme Decreto Legislativo nº 1.218/2024.

O evento, que reuniu dezenas de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, também contou com a presença de Raphael Martins Ferris, presidente da atual gestão do Crefito-3; Luiz Armando Garlippe, gerente do Centro Especializado em Reabilitação “Dr. Eduardo Lauand”; representantes dos cursos de Fisioterapia da Universidade de Araraquara (Uniara) e Universidade Paulista (Unip), além de profissionais que atuam em hospitais públicos e particulares da cidade e região.

“É uma honra muito grande estar homenageando não só o Crefito, mas, por meio dele, todos os profissionais da fisioterapia e terapia ocupacional. É imprescindível que a gente agradeça sempre e nunca se esqueça do que vocês fizeram durante a pandemia”, destacou Alcindo, valorizando o trabalho da categoria realizado durante os últimos anos.

Rodrigo Pires de Souza, delegado do Crefito-3 em Araraquara, compartilhou o mesmo sentimento, ressaltando o esforço dos colegas de profissão em um dos momentos mais desafiadores da saúde mundial. “Desde o início da pandemia, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais sempre se mantiveram unidos e confiantes para salvar vidas, dividindo tarefas e responsabilidades em suas áreas de atuação. Hoje chegou a hora de dividirmos a homenagem pelos triunfos alcançados.”

Além de lembrar o trabalho exaustivo dos profissionais na pandemia, que muitas vezes os fizeram passar longos períodos longe dos familiares, Marcel Yoshiaki Yamada, que também é delegado do conselho no município, falou da participação do órgão em defesa dos trabalhadores que atuavam na linha de frente no combate à doença.

“Em 2021, o Crefito implementou um comitê de crise, quando os agentes visitaram todos os hospitais do estado de São Paulo e eu tive a honra de conhecer vários responsáveis técnicos, que hoje estão aqui. Visitei todos os hospitais da região e vi condições muito precárias”, recordou Yamada.

Grato pela homenagem recebida na Casa de Leis, Ferris admite que as lutas dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais por condições dignas de trabalho continuam depois da pandemia e que o bom relacionamento com o poder público é essencial nesse contexto. “É importante construirmos políticas de forma responsável, com parlamentares responsáveis, para que nosso direito e nossa prerrogativa avancem.”

Ao final do discurso, o presidente do Crefito ainda homenageou as categorias pelos trabalhos executados durante a pandemia com a entrega de moções de agradecimento para equipes de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, do Centro Especializado em Reabilitação “Dr. Eduardo Lauand”, do Hospital de Campanha e Solidariedade de Araraquara e da Maternidade Gota de Leite de Araraquara (Fungota), do Hospital Estadual de Américo Brasiliense, do Hospital São Paulo Unimed de Araraquara, Hospital e Maternidade Hapvida Araraquara, além do curso de Fisioterapia da Unip e profissionais de clínicas.

O evento foi transmitido ao vivo no canal 17 da rede a cabo Net/Claro, e está disponível na íntegra no YouTube e Facebook ou durante a programação da TV Câmara.

 

Conheça o Crefito

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, ou, simplesmente, Crefito, foi criado em 1975, seis anos após as profissões de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional serem oficialmente reconhecidas no Brasil.

Submetido ao Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), o órgão tem atuação geograficamente delimitada e está dividido em 18 regiões, sendo o estado de São Paulo pertencente à terceira região.

O Crefito tem entre suas atribuições fiscalizar a atividade profissional e também atuar como Tribunal Regional de Ética, responsável por processar e tomar decisões em situações diversas. Além disso, fornece ao Coffito informações regionais sobre melhorias e adaptações que podem ser realizadas.

Atualmente, Araraquara tem mais de 800 profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional registrados, atuando em clínicas, hospitais e demais estabelecimentos ligados à área da saúde e bem-estar. A cidade também conta com duas universidades que oferecem aos alunos cursos de Fisioterapia, Uniara e Unip.


Publicado em: 06 de junho de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 21/06

21 de junho de 2024

Semana Luís Antonio Martinez Corrêa Nesta sexta-feira (21), às 19h30, dentro da programação da 36ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa (Slamc), tem a intervenção “Diálogos Absurdos”, com a 21ª Tur...



Agenda Esportiva – 21/06

21 de junho de 2024

Basquete feminino O Sesi Araraquara volta à quadra nesta sexta-feira (21), às 21 horas, pelo segundo jogo das quartas de finais da Liga de Basquete Feminino (LBF) contra Blumenau-SC, no Gigantão....



ADBA é reconhecida publicamente em Sessão Solene realizada na Câmara

21 de junho de 2024

Estabelecida na cidade há 85 anos, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Belém Araraquara (ADBA) foi homenageada com o Diploma de Reconhecimento Público na Câmara Municipal, em solenida...



Audiência Pública apresenta situação de imigrantes e refugiados em Araraquara

21 de junho de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde da quinta-feira (20), a Audiência Pública “Imigrantes e Refugiados – um novo florescer na Morada do Sol”, convocada pela vereadora Fab...



Documento pergunta sobre vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência

21 de junho de 2024

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), do total de vagas de estacionamento, 2% devem ser destinadas a pessoas com deficiência e 5% a idosos. No entanto, o vereador Rafael de Angel...



Prêmio 'Dra. Rita de Cássia'

21 de junho de 2024

O Prêmio "Doutora Rita de Cássia Corrêa Ferreira", organizado pela Prefeitura, segue com inscrições abertas até as 18 horas do dia 1º de julho. As inscrições podem ser feitas de modo online pelo em...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!