Notícias



Criação de Parque Linear na extensão do Ribeirão das Cruzes pode auxiliar na proteção

Modelo promove resguardo da área verde e interação com a comunidade

1165


A vereadora Fabi Virgílio (PT) está propondo à Prefeitura a constituição de um Parque Linear em toda a extensão urbana do Córrego Ribeirão das Cruzes em Araraquara.

O rio nasce entre a Chácara Flora e o Selmi Dei, na Zona Norte da cidade, e segue em direção à Região Sudoeste, de onde segue para o Rio Jacaré-Guaçu, em Boa Esperança do Sul.

A proposta da parlamentar, que consta na Indicação nº 1826, é proteger toda a extensão do rio, assim como sua fauna e flora, para garantir sua capacidade de recarga, uma vez que 15% do abastecimento de água de Araraquara provêm das águas superficiais do córrego.

Dentre as áreas de preservação propostas está a instituição da 1ª Reserva Biológica da Floresta Paludosa, área tombada como patrimônio ambiental de Araraquara, no Jardim Ipanema, e única floresta paludosa identificada no município.

Fabi explica que a proposta “nasce diante dos eventos climáticos catastróficos que estamos vivendo, seus desfechos trágicos e a nossa responsabilidade social neste cenário”.

“A crise climática que nos atinge coloca em risco a nossa sobrevivência e a do planeta. Temos que pensar estratégias imediatas para mitigar os danos oriundos dela, e a criação de um parque linear para proteger nossos recursos hídricos a partir do Ribeirão das Cruzes é essencial, inclusive porque o crescimento urbano tem invadido cada vez mais espaços, adensando e provocando a impermeabilização dos solos e o assoreando os rios da Zona Norte da cidade, área de nascente do córrego”, reforça a vereadora.

Ela lembra ainda que o Plano Diretor de Araraquara traz na Subseção 3, Título 3, o artigo 111, que versa sobre a criação de corredores de integração ecológica (Cieco) nas redes hídricas justamente neste modelo de proteção e preservação da biodiversidade, dos recursos e elementos de conservação natural.

Além disso, o Parque Linear tem como característica oferecer equipamentos de lazer para atrair a comunidade e promover a interação social em espaços verdes. “Este projeto nos daria a possibilidade de respirarmos aliviados por termos amparado as nossas riquezas naturais e, como consequência disso, garantirmos a nossa existência assim como da fauna e da flora do espaço que habitamos, deixando ainda uma linda herança para as próximas gerações”, encerra a parlamentar.

 

Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)


Publicado em: 05 de abril de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 18/10

18 de outubro de 2024

Feiras Nesta sexta-feira (18) tem a Feira da Lua na praça em frente ao Instituto de Química/IQ Unesp, no Complexo Viário Dr. Geraldo Amaral, a partir das 19 horas, com música, artesanato e gastron...



Agenda Esportiva – 18/10

18 de outubro de 2024

Basquete feminino Nesta sexta-feira (18), às 19 horas, pelo Campeonato Paulista, o Sesi recebe o Ituano, em seu ginásio, com transmissão ao vivo pelo YouTube da FPB.   Futsal masculino Pela Lig...



Quatro secretarias apresentam projeções de receitas e despesas para 2025

18 de outubro de 2024

    A terceira Audiência Pública para discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025 (Projeto de Lei nº 322/2024) foi realizada no Plenário da Câmara Municipal na tarde desta sexta-feira (18), co...



Mesa de conversa debate saúde feminina e estresse em segundo dia de evento na Câmara

18 de outubro de 2024

  “Saúde da Mulher e Estresse” foi o tema da segunda noite do evento “(Re)Conecte-se: Transformando Vidas e Trabalho!”, realizado no Plenário da Câmara, na noite de quinta-feira (17) como parte da...



Prêmio Periferia Viva

18 de outubro de 2024

O Projeto de Educação Ambiental “Ação de Sensibilização e Conscientização de Enfrentamento ao Descarte Irregular de Resíduos no Entorno do Centro de Educação e Recreação (CER) ‘Professor José Ênio...



Valores venais para isenção de IPTU a pacientes com câncer são atualizados

18 de outubro de 2024

Aprovado pelos vereadores durante a 176ª Sessão Ordinária, em segundo turno de discussão e votação, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 10/2024 atualizou os valores venais usados como referência...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!