Notícias



Curso sobre equidade racial é realizado em Fórum Municipal da Consciência Negra

Evento gratuito foi organizado pela Escola do Legislativo, em parceria com a Gerência de Gestão de Pessoal da Câmara de Araraquara

883


Encerrando as celebrações do Mês da Consciência Negra, foi realizado na quinta-feira (28), o curso “Desafios e Estratégias para Promover a Equidade Racial nas Organizações”, uma iniciativa da Escola do Legislativo (EL), em parceria com a Gerência de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal de Araraquara.

 

Segundo a assistente técnica da EL, Priscila Carvalho, a atividade “destaca o compromisso da Escola do Legislativo em fomentar o conhecimento e promover a inclusão, oferecendo aos cidadãos e servidores ferramentas práticas e reflexivas para construir ambientes organizacionais mais justos e equitativos”.

 

O evento, que integrou a programação do “Fórum Municipal da Consciência Negra”, foi conduzida por Rose Tavares, administradora na empresa Pico Services DHO - Recrutamento e Desenvolvimento de Pessoal. Durante quatro horas, foram apresentados aos participantes diversos assuntos relacionados ao racismo, que promoveram reflexões e debates sobre situações cotidianas que ainda reforçam preconceitos, mas podem passar despercebidas pela maioria das pessoas.

 

“Hoje gente trouxe aqui informações sobre o racismo estrutural, mas ninguém fala sobre as expressões que são utilizadas, pois é difícil falar sobre questões subjetivas. Ainda há muito a ser feito na luta conta a discriminação de pessoas pretas”, afirmou a palestrante.

 

A importância do Dia da Consciência Negra para a sociedade foi o destaque inicial, resgatando o histórico da data comemorativa criada oficialmente por Lei Federal apenas em 2011, em referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

 

Em seguida, o conteúdo foi apresentado em módulos, que envolveram conceitos de raça e etnia, racismo estrutural, contextos temporais, ações afirmativas, políticas públicas, expressões linguísticas, entre outros.

 

Termos e conceitos de identidade racial

As definições de raça e etnia, usadas muitas vezes de forma equivocada pela população, também foram comentados pela palestrante, apontando que o primeiro termo costuma se basear somente em características físicas para categorizar os grupos humanos, quando as diferenças genéticas são insignificantes.

 

A questão de etnia, no entanto, está ligada aos elementos culturais, históricos e sociais que formam a identidade de um grupo, o que permite a um indivíduo se identificar com uma determinada etnia, mesmo sem apresentar os mesmos atributos físicos daquela comunidade. Também foi abordada a complexidade no uso dos termos preto e negro, que vai além de uma simples classificação de cor.

 

Racismo estrutural e o mercado de trabalho

Nesta parte, o público conheceu o conceito de racismo estrutural, explicado de modo prático por meio do vídeo “Entenda o que é o racismo estrutural”, do Canal Preto. No filme foram abordados alguns temas, como, o racismo na estrutura social, impactos nas oportunidades de vida, desigualdades e privilégios, além da importância da conscientização e ação da sociedade.

 

A palestrante traçou uma linha do tempo mostrando a presença do racismo estrutural desde o Brasil Colônia até os dias atuais. Foram destacadas as origens históricas das desigualdades raciais, transformações e efeitos sentidos até o momento presente, sendo percebidas quando falamos em educação, saúde, acesso ao mercado de trabalho e pagamento de salários.

 

Políticas públicas e privadas e ações afirmativas

Aqui a palestrante citou o histórico das ações afirmativas no Brasil, iniciadas, ainda de forma embrionária, na década de 1950, e intensificadas em meados de 1980. Rose também lembrou o papel essencial e transformador do setor público no combate às desigualdades sociais, salientando a importância da Resolução nº 514/2023, proposta pela Câmara Municipal de Araraquara, e que criou o “Fórum Municipal da Consciência Negra”.

 

Outras ações foram mencionadas, como as legislações que criaram o Estatuto da Igualdade Racial, Cotas para o Ensino Superior, Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e Cotas Raciais em Concursos Públicos. Ao final desse módulo, foram apresentadas ações afirmativas existentes em outros estados brasileiros, promovidas pela iniciativa pública e privada.

 

Responsabilidade no combate ao racismo e expressões linguísticas racistas

Encerrando o conteúdo programático, foi exibido o curta-metragem "Dúdú e o Lápis Cor da Pele", que mostra um garoto de sete anos em crise de identidade, após a professora de Educação Artística pedir para que ele usasse um lápis bege, “cor da pele”, na pintura de um desenho. Ao final do vídeo, o público foi convidado a pensar em outras expressões racistas usadas no dia a dia, muitas vezes sem a intenção de ofender, mas carregadas de conotações pejorativas e discriminatórias.

 

Os participantes ainda foram incentivados a compreender, questionar e transformar atitudes que, repetidas ao longo de anos, se tornaram ferramentas de propagação do racismo e discriminação na sociedade. A responsabilidade do Legislativo em todo o processo também foi lembrada pelas iniciativas criadas ao longo dos anos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

A atividade gratuita aconteceu em formato híbrido (presencial e online), tendo como participantes, principalmente, servidores públicos e pessoas da comunidade. “No curso foi falado sobre racismo estrutural e a gente, sem perceber, comete isso no dia a dia e acaba afastando as pessoas, que não se sentem incluídas de fato na organização”, declarou Tatiane Mitleton Borges Ramos, analista em Gestão de Pessoas.


Publicado em: 29 de novembro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Escola do Legislativo realiza palestra ‘Desconstruindo o TEA’

08 de setembro de 2025

A partir das 15 horas da quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara será palco de reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).   Com uma abordagem baseada em Neurop...



Fórum sobre TDAH e Altas Habilidades/Superdotação se encerra com foco em aprendizagem e emoções

02 de setembro de 2025

Foi encerrado na tarde da sexta-feira (29), no Plenário da Câmara Municipal, o ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) que integra o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Défic...



Educação e disfunções sensoriais abrem fórum sobre TDAH e altas habilidades na Câmara

01 de setembro de 2025

Educação, neurodiversidade e inclusão são os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) iniciado na quinta-feira (28) no Plenário da Câmara Municipal. As ativid...



2ª fase do Parlamento Jovem 2025 termina com curso e oficina na Câmara

29 de agosto de 2025

Alunos de 20 escolas da rede pública estadual e municipal estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (27) no Plenário da Câmara para a realização do último encontro da 2ª fase do programa “Parl...



Parlamento Jovem 2025: ‘Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo’ iniciam segunda fase do projeto

21 de agosto de 2025

Iniciada em maio, a edição do Parlamento Jovem (PJ) de 2025 chegou à segunda fase do projeto com a realização do “Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo”, nesta quarta-feira (20).   Alunos e p...



Ciclo de palestras na Câmara debaterá TDAH, superdotação e altas habilidades

21 de agosto de 2025

Educação, neurodiversidade e inclusão serão os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) este mês. As atividades acontecerão no Plenário da Câmara e integram o...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!