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Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

Informação foi questionada pela vereadora Maria Paula (PT) em Requerimento; falta de pagamento é o principal motivo apontado pela autarquia

Publicado por: Foto: Prefeitura de Capão Bonito do Sul

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O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Requerimento da vereadora Maria Paula (PT) que pedia dados sobre os cortes realizados na cidade durante este ano.

A principal razão para a suspensão dos serviços é a falta de pagamento. Em seguida, foram apontadas outras causas, que incluem solicitações de usuários para encerramento do contrato, irregularidades técnicas detectadas em vistorias e falta de atendimento de notificação para adequações e correções em instalações.

Entre os usuários afetados, 14.512 eram de consumidores residenciais, o que representa 88,93% do total, e inclui famílias cadastradas em programas sociais.

“As interrupções em ligações residenciais refletem o perfil majoritário de usuários do sistema, sendo que parte desses está inscrita na Tarifa Social e CadÚnico, beneficiando-se de descontos e tratamento diferenciado previsto nas Resoluções ARES-PCJ nº 50/2014 e 424/2022”, explicam Rogério do Prado Lima e Wilian Thomas Marega, respectivamente, diretor de operações e superintendente do Daae.

Considerando as demais categorias de clientes atendidos pela autarquia, 1.806 estabelecimentos comerciais e industriais tiveram o fornecimento de água interrompido no mesmo período, correspondendo a 11,07% do montante divulgado.

Quando comparado com anos anteriores, o número de suspensões no fornecimento nos nove primeiros meses de 2025 já supera o total registrado nos anos de 2021 e 2022, que foram 4.166 e 11.615, respectivamente. Em 2024, foram contabilizadas 24.978 interrupções.

 

Prazos de cortes e religações

 

Quando a suspensão do abastecimento de água é causada por débitos, Lima e Marega informam que o cliente é notificado, no mínimo, 30 dias antes da data prevista para o corte. A autarquia ainda destaca que usa dupla comunicação: aviso impresso na fatura mensal e envio de SMS ao usuário informando sobre a emissão da ordem de serviço.

A respeito das religações, o Daae explica que elas obedecem ao que é determinado na Resolução 424 e podem levar de 12 a 72 horas, dependendo de cada situação. Porém, após o pagamento das contas em aberto, o restabelecimento dos serviços deverá acontecer em até 24 horas úteis.

Sobre os valores cobrados nessas situações, as tarifas foram ajustadas a partir de novembro de 2025 e variam de R$ 59,25 a R$ 104,14 para os cortes e religações. Já nos casos de desligamentos feitos a pedido do cliente, o custo vai de R$ 57,80 até R$ 145,41.

 

Programas de negociação

 

A autarquia ressalta que mantém políticas preventivas e programas de negociação de inadimplências, como revisão de faturas no prazo de 60 dias, parcelamento de faturas vencidas em até 60 meses, encaminhamento de famílias vulneráveis ao Fundo Social de Solidariedade para mediação de dívidas e campanhas de anistia de juros e multas, que acontecem conforme a legislação municipal vigente.

O Daae reforça que todas as medidas adotadas seguem as normas da Agência Reguladora ARES-PCJ e têm contribuído para evitar o crescimento das reincidências e preservar o direito à continuidade do serviço essencial.


Publicado em: 19 de dezembro de 2025

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Categoria: Câmara

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