689
Na segunda-feira (26), a Câmara entregou o Diploma de Honra ao Mérito à Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”. Uma noite que ficará marcada na memória de jovens, pais, educadores e artistas de Araraquara. Isso porque a escola vive e transborda arte, emoção e história.
Ao longo de duas décadas de atuação da instituição, milhares de alunos tiveram suas vidas transformadas por meio da arte e da dança. “E o reconhecimento disso é o retorno dos estudantes à escola mesmo depois de formados. Os alunos voltam. Porque fica o sentimento de querer estar, de afeto, de se sentir acolhido. Voltam porque realmente é especial. É especial para nós e para eles”, explicou a diretora Vanessa Cristina Caiano de Santana.
Idealizada pela artista de dança e ativista cultural Gilsamara Moura, a escola surgiu em 2002, após a transformação de um barracão abandonado em um espaço artístico cultural que conta com palco, ateliê e a estrutura necessária para os ensaios.
O projeto foi semeado pelo desejo de oferecer a Araraquara um espaço de oferta gratuita e acessível da cultura. “Vidas foram reconfiguradas pela potência de uma educação voltada para as artes. A Escola Iracema Nogueira é uma jovem adulta que se movimenta e faz corpos e mentes se movimentarem. Movimentou pesquisas, livros, dissertações, ensaios e continua movimentando. Ela movimenta”, enfatizou Gilsamara.
A iniciativa que surgiu na pasta da cultura ganhou espaço também na Secretaria de Educação. Juntas as equipes trabalharam a proposta pedagógica e cultural. “Uma escola pública a serviço da expressão mais bonita que é o corpo em movimento. A dança é uma parte indissociável daquilo que nos constitui. Na Iracema nos reconectamos com aquilo que é essencial, com a liberdade de movimentar o corpo, de pensar e de construir outras possibilidades”, frisou a secretária de Educação, Clélia Mara dos Santos.
Expressão e movimento não faltaram na noite da homenagem. Alunos e ex-alunos da escola subiram ao palco e entregaram um espetáculo para a plateia. Um não, vários! Crianças e adolescentes de várias idades se intercalaram em três apresentações. A primeira delas, a interpretação em Libras do Hino Nacional pelo aluno Andrey Rodrigues Leite, mostrou que acessibilidade também é um dos pilares da Iracema Nogueira. Em um segundo momento, ao som da canção “Trenzinho do Caipira”, na voz do ilustre Ney Matogrosso, os estudantes coloriram o palco e com muita leveza figuraram uma dança nas estrelas.
No final da noite, arte e luta antirracista se entrelaçaram e emocionaram o público. Em “Nina: tudo precisa mudar”, um tributo a Nina Simone, pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis dos negros norte-americanos, a dança contemporânea ganhou contornos de um manifesto antirracista, reforçando a importância da igualdade de direitos e de oportunidades, principalmente no palco.
Igualdade de direitos também é sinônimo do que representa a consolidação da escola Iracema Nogueira. O projeto reforça que toda criança e todo adolescente deve ter o direito de acessar a cultura e a arte.
Como definiu a vereadora Fabi Virgílio (PT), responsável pela indicação da homenagem à escola, Iracema Nogueira é a realização de um sonho pulsante de uma cidade que transborda arte. “Se há na cidade projeto mais potente e bonito que este, eu desconheço. É um sonho materializado de toda cidade. Uma escola que efetiva a democratização da cultura e a emancipação cidadã. Aqui oportunizamos o rompimento de ciclos viciosos para se tornarem ciclos virtuosos da existência do ser”, falou emocionada.
Também estiveram presentes na solenidade: o vice-prefeito Damiano Neto, representando o prefeito Edinho Silva (PT); as secretárias municipais Amanda Vizoná (Direitos Humanos e Participação Popular) e Teresa Telarolli (Cultura), além dos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB) e Thainara Faria (PT).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 24 vagas de emprego abertas para os níveis fundamental, médio e técnico. Para conferir as oportunidades, consulte o Facebook do PA...
O prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal do Município de Araraquara (Refis) 2024 foi prorrogado até dia 17 de janeiro. Por meio do Refis, os contribuintes que possuem impostos, taxas,...
Começa no dia 15 de janeiro a inscrição online para obtenção do passe escolar, fornecido pelo Programa Municipal de Transporte Escolar, da Secretaria Municipal da Educação, da Prefeitura do Municíp...
No dia 13 (segunda-feira), a partir das 15 horas, acontece a divulgação da lista de classificação geral dos cursos oferecidos pelas escolas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. C...
Faleceu na madrugada desta sexta-feira (3), aos 90 anos de idade, o ex-vereador José Wellington Pinto. Atuando em diversos segmentos da sociedade, e principalmente na Câmara Municipal de Araraquara...
No 1º dia do ano, em Sessão Solene de Posse, realizada no auditório do Distrito Revee (antigo Cear), Rafael de Angeli (Republicanos) – presidente, Emanoel Sponton (Progressistas) – vice-presidente,...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.