Notícias



Dependência química: uma luta diária

Famílias enfrentam dificuldades e desafios na luta contra a dependência química de seus filhos, amigos e familiares

1695


O uso de drogas é apontado por especialistas como um dos principais problemas de saúde pública no mundo e o consumo dessas substâncias só tem aumentado. Quando utilizadas por muito tempo e em grande quantidade, seus efeitos podem ser graves, provocando overdose, que altera gravemente o funcionamento de órgãos, como pulmões e coração, podendo causar morte.

Em Araraquara, os casos de morte por overdose têm chamado atenção e preocupado muitas famílias que buscam por atendimento e ajuda, principalmente do setor público.

Embora o município possua convênios com duas clínicas que prestam atendimentos aos casos de dependência química, e faça um alto investimento para cada dependente internado, segundo resposta ao Requerimento nº 805/2022, de autoria do vereador Marchese da Rádio (Patriota), não é o suficiente para ao menos apaziguar o problema.

“Em Estiva Gerbi, município com pouco mais de 11 mil habitantes, um trabalho de acolhimento e ressocialização tem feito a diferença na vida de muitos dependentes e de suas famílias”, observa o parlamentar.

O vereador explica que o projeto social Casa Orebe existe há 18 anos e foi criado por um ex-usuário de drogas. Segundo ele, “embora receba ajuda de familiares, entidade religiosa e empresários, a Casa Orebe é autossustentável e, mesmo sendo regime aberto, o dependente internado é submetido a regras rígidas. Na casa, o interno recebe assistência espiritual, cuida da própria horta, da fabricação de pães para o próprio consumo, tem acesso a biblioteca, barbearia, além de alojamento”.

Além do trabalho de recuperação do dependente, Marchese acrescenta que a Casa Orebe se preocupa em encaminhar os recuperados, inserindo-os no mercado de trabalho e tendo como resultado a recuperação de 80% dos dependentes que passam pelo projeto.

“A reinserção social do dependente químico é algo que demanda força emocional para superar diversos obstáculos, sobretudo o preconceito e o descrédito da sociedade. Para muitos viciados, o recomeço da convivência em sociedade abrange a volta ao mercado de trabalho, o retorno aos estudos, como também a tentativa de restabelecer vínculos com os familiares e amigos”, completa o vereador.

Conforme o Relatório Mundial sobre Drogas de 2018, a quantidade de pessoas no mundo que fez uso de entorpecentes ao menos uma vez no ano prosseguiu estável em 2016. “Sem dúvidas que para amenizar esses números e o retorno ao convívio social não seja frustrante, o dependente de substâncias psicoativas precisa se submeter a um tratamento especializado, a fim de que a sua reabilitação seja eficiente e eficaz”, finaliza Marchese.

 

Com informações da assessoria de gabinete do vereador Marchese da Rádio (Patriota)


Publicado em: 09 de novembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documentos pedem melhoria em sinalização de trânsito na região da ponte do Botânico

17 de dezembro de 2025

Mesmo após recentes mudanças viárias e na sinalização de trânsito, acidentes continuam sendo registrados no cruzamento da Rua Dr. Gennaro Granata com o Rodoanel Norte-Oeste Dr. Otávio Arruda Camarg...



Interdição (até 19/12)

17 de dezembro de 2025

Até essa sexta-feira (19) ficará interditado o trecho da Rua Vereador Mário Ananias, entre as ruas Fortunato Anselmo Plagiarini e Luiz Lavitola, na Chácara Flora, para a execução de obras de infrae...



Aqa Criativa (21/12)

17 de dezembro de 2025

A feira de empreendedores Aqa Criativa será atração neste domingo (21), na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, na região central de Araraquara, das 17h às 22h. Realizado pelo coletivo Aqa C...



Tô em Casa (20/12)

17 de dezembro de 2025

Neste sábado (20), acontecerá a Feira “Tô em Casa”, no Parque Infantil, das 10h às 19h, com programação gratuita. O evento convida o público ao passeio e ao contato com a criatividade local, reunin...



CDHU Móvel

17 de dezembro de 2025

Nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), a unidade móvel da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) estará em Araraquara, das 9 às 18 horas, oferecendo plantão de atendimentos...



Fechado à visitação

17 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!