Notícias



Desenvolvimento da autonomia é foco na Conviva Down

Vereadores Rafael de Angeli (PSDB) e Roger Mendes (Progressistas) foram conferir necessidades da entidade

311


Lutar pela inclusão e pelo desenvolvimento das crianças e adolescentes portadores da Síndrome de Down. Esse é o trabalho dos pais fundadores da Conviva Down, entidade que existe desde 2015 em Araraquara. E foi com o intuito de entender as principais demandas do projeto que os vereadores Rafael de Angeli (PSDB) e Roger Mendes (Progressistas) visitaram a instituição na tarde da quarta-feira (9).

Recebidos pela diretora Aparecida Cátia Braga, e pela psicóloga Cláudia Fabrício de Andrade, os parlamentares puderam, em poucos minutos de conversa, compreender o cuidado e sensibilidade presentes no trabalho da instituição, que acolhe, alfabetiza e orienta, atualmente, 20 crianças e 15 adolescentes portadores da síndrome.

Segundo Cátia, a Conviva Down surgiu a partir de uma necessidade em assessorar pais e estudantes que apresentavam dificuldades em continuar os estudos após a conclusão do ensino fundamental. “Mesmo com os obstáculos ao longo do percurso, o meu filho conseguiu frequentar a escola, porém no ensino médio, devido ao foco das escolas em preparar os alunos para o vestibular e à grande quantidade de disciplinas, ficou insustentável para ele continuar os estudos. Na época, eu percebi que o mesmo estava acontecendo com os colegas dele, então, me juntei às outras mães e começamos a procurar ajuda” explicou.

A partir da união, o grupo encontrou o auxílio profissional de voluntários e da coordenadora em Educação Especial do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Márcia Duarte Galvani, que passou a orientar os alunos da entidade em atividades que estimulam o desenvolvimento da disciplina, coordenação motora, autonomia, dentre outras habilidades. Para a mãe e diretora, o incentivo à autonomia é importantíssimo para a autoestima. “A criança ou mesmo o adolescente desejam e precisam pertencer a algum grupo. Quando desenvolvemos suas capacidades, eles se tornam aptos a estudarem e a conviverem com os outros, o que fortalece o sentimento de pertencimento e, consequentemente, a autoestima.”

Sensibilizados com a história de Cátia e das outras mães, os vereadores comprometeram-se em assegurar, junto à Prefeitura do município, a cessão de um lote na Vila Xavier para a entidade que atualmente possui gasto fixo com aluguel. “É um projeto muito bonito e importante, um em cada 700 nativivos (fetos ou bebês que permanecem com vida após o parto) é portador da doença. Por isso, faremos o possível para garantir a existência desse trabalho e, claro, a qualidade de vida e o direito de inclusão das pessoas portadoras da doença”, declarou Angeli.

Para Mendes, o trabalho em parceria com o Terceiro Setor é imprescindível. “Enquanto parlamentar, tenho a consciência de que o Estado ainda precisa melhorar muito o suporte aos portadores e seus familiares. Fomentar iniciativas como essa é mais uma oportunidade em contribuir para que o direito da inclusão e da autonomia sejam assegurados a todos os cidadãos, independentemente se são acometidos por anomalias ou não”, reiterou.

 

Como ajudar o Conviva Down

Nessa semana, a entidade realizará um Bazar Beneficente para arrecadar fundos. Peças para todos os gostos, a partir de R$ 1. Participe!

Data: 11 de maio (sexta-feira)

Horário: das 8h às 11h

Endereço: Rua Major Carvalho Filho (Rua 0), nº 1301, Centro


Publicado em: 10 de maio de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – final de ano

23 de dezembro de 2024

Oficina Desde pequenos desenhos até as iniciais do seu nome, você pode expressar sua criatividade através da criação de um penduricalho têxtil utilizando tecidos e pontos de bordado! Este é o mome...



Agenda Esportiva – final de ano

23 de dezembro de 2024

Corrida de rua A tradicional Corrida de Santo Onofre, que ocorre no dia 31 de dezembro, com largada às 8 horas na Praça Scalamandré Sobrinho, na Vila Ferroviária, está com inscrições abertas no li...



Agenda Cultural – 20/12

20 de dezembro de 2024

Música Cantor e compositor, Vinicius Zurlo traz para o palco canções autorais com temáticas do cotidiano. Com sonoridade intimista em formato voz e violão, o show “Toda vida é um ciclo inteiro” é...



Abre e fecha (20/12)

20 de dezembro de 2024

O comércio de Araraquara funciona em horário especial no final do ano, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio). Nos dias úteis, até 23 de dezembro, o comércio fu...



Recesso (20/12)

20 de dezembro de 2024

No período de recesso de final do ano de 24 a 31 de dezembro, os serviços essenciais e que necessitam de funcionamento ininterrupto, como as Unidades de Pronto-Atendimento (Upas), irão atender a po...



PAT (20/12/24)

20 de dezembro de 2024

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com 8 vagas de emprego abertas para os níveis fundamental e médio. Para conferir as oportunidades, consulte o Facebook do PAT. Para se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!