Notícias



Dia da Visibilidade Lésbica pode fazer parte do calendário oficial do município

Vereadora Filipa Brunelli (PT) propôs a data, a ser celebrada em 29 de agosto

608


Segundo dados mais recentes do 1º Lesbocenso Nacional, relativos aos anos de 2021 e 2022, mais de 78% das mulheres lésbicas do Brasil relataram que já sofreram algum tipo de assédio ou violência. Já dados do artigo “Lesbocídio no Brasil”, do site Politize, mostram que, entre 2014 e 2017, o número de registros de assassinatos de mulheres lésbicas aumentou em 150%. No entanto, devido à falta de dados oficiais e estudos padronizados, estima-se que esses números sejam ainda maiores.

Por isso, a vereadora Filipa Brunelli (PT) propôs um projeto de lei, visando estabelecer um “Dia da Visibilidade Lésbica”, em 29 de agosto, para celebrar as contribuições das mulheres lésbicas para a sociedade, aumentar a conscientização sobre suas lutas e promover uma sociedade mais inclusiva e receptiva.

“Esses dados refletem o ato de invisibilizar e desvalorizar socialmente a mulher lésbica, ou seja, a desconsideração generalizada do papel e da própria existência da mulher lésbica nas mais diversas sociedades. São Paulo, por exemplo, é o estado que apresenta o maior número de lesbocídios, concentrando 20% dos casos nos últimos quatro anos. Em todas as regiões do país, lésbicas que moram no interior têm o dobro de chances de serem assassinadas do que aquelas que moram nas capitais”, argumenta a parlamentar.

Filipa entende que, em um país patriarcal, que violenta e extermina a existência lésbica, é necessário visibilizar as vozes das mulheres lésbicas, denunciar violências, registrar suas memórias e trazer para o campo artístico suas vozes. “As mulheres lésbicas historicamente enfrentaram discriminação, marginalização e estigma devido à sua orientação sexual. Criar um dia designado para a visibilidade lésbica aumentará a conscientização pública sobre os desafios que elas enfrentam, promovendo a empatia e a compreensão dentro da sociedade.”

Para a vereadora, ao destacar as experiências e realidades das mulheres lésbicas, este dia proporcionará uma oportunidade de diálogo aberto, educação e conscientização para combater o preconceito e promover a aceitação. “A legislação proposta reconhece a importância de entender a interseccionalidade dentro da comunidade LGBTQIA+. Ela reconhece que as mulheres lésbicas, especialmente aquelas de diversas origens raciais, étnicas, culturais e socioeconômicas, enfrentam desafios distintos. A propositura em questão procura destacar a natureza interseccional de suas experiências, promovendo a solidariedade e uma abordagem mais inclusiva do ativismo e da advocacia.”

A parlamentar encerra pontuando que “o estabelecimento do ‘Dia da Visibilidade Lésbica’, em 29 de agosto, representa um passo significativo para reconhecer e honrar as contribuições de mulheres lésbicas, ao mesmo tempo em que promove a conscientização, empatia e compreensão dentro da sociedade. Ele serve como um ponto de encontro para a comunidade LGBTQIA+ e seus aliados para defender a igualdade de direitos e a inclusão. Ao comemorar este dia, a população araraquarense demonstra seu compromisso em criar uma sociedade mais tolerante, respeitosa e igualitária para todos”.

A data poderá ser comemorada com reuniões, palestras, seminários e demais eventos abordando o combate à lesbofobia; oficinas destinadas ao combate ao preconceito e à discriminação; e atividades destinadas à orientação sexual, à identidade de gênero e à garantia de direitos.

Vale destacar que os recursos necessários para atender as despesas com a execução da lei serão obtidos mediante parceria com empresas de iniciativa privada ou governamental, sem acarretar ônus para o Município.

O Projeto de Lei passará por análise nas Comissões Permanentes da Câmara e brevemente deverá ser discutido e votado em Plenário.

 

Histórico

Na data de 29 de agosto, no país, já se celebra o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, criado em 1996 durante o 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), para lembrar a existência da mulher lésbica, bem como as violências sofridas e as pautas que são reivindicadas pelo movimento.


Publicado em: 01 de setembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Maio Laranja

20 de maio de 2024

A Campanha Maio Laranja é uma ação nacional que acontece durante todo o mês, para enfatizar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil, que aconte...



Corrida e Caminhada Daae

20 de maio de 2024

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, seguem com inscrições abertas para a 3ª edição da Corrida e Cami...



Serviço

20 de maio de 2024

A Prefeitura comunica que, em decorrência de problemas ocorridos na fiação externa da sede da Ouvidoria Geral do Município e do Procon Araraquara, as linhas telefônicas e o serviço de internet estã...



Documento do Coren-SP aponta falta de enfermeiros e outras irregularidades na Fungota

20 de maio de 2024

No início do ano, o vereador Lineu Carlos de Assis (Novo) teve acesso a um documento emitido pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) em dezembro de 2023, no qual foram relatada...



Problemas no trânsito da Avenida Professora Adélia Izique preocupam moradores

20 de maio de 2024

Adequações na sinalização de trânsito no trecho final da Avenida Professora Adélia Izique, na região central de Araraquara, foram solicitadas por moradores ao vereador Rafael de Angeli (Republicano...



Conjunto de Bocha do Parque Pinheirinho carece de manutenção

20 de maio de 2024

Em 2021, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) solicitou à Prefeitura melhorias no Conjunto de Bocha “José Zavagli (Zé Palito)”, localizado no Parque Ecológico Pinheirinho. Em resposta, a Secretaria...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!