Notícias



Dia do Escoteiro é celebrado na Câmara com solenidade e entrega de diplomas

Evento foi conduzido pelo presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), autor da lei que criou a homenagem

1180


Em celebração ao Dia do Escoteiro, comemorado anualmente em 23 de abril, a Câmara realizou pela sexta vez a solenidade de entrega do Diploma Mérito Escoteiro, criado pela Lei Municipal nº 9.818/2019.

 

O evento foi conduzido pelo presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), e contou com a presença da vereadora Geani Trevisóli (PL), de representantes dos dois grupos escoteiros de Araraquara e do 26º Distrito Escoteiro da Região de São Paulo; do subsecretário da Defesa e Proteção Civil de Araraquara, coronel Alexandre Luís dos Santos; além de familiares e amigos dos homenageados.

 

“O escotismo me ensinou lições que carrego até hoje: o respeito ao próximo, a importância do serviço à comunidade e a coragem de sempre seguir em frente, mesmo diante dos desafios. É emocionante ver que esses mesmos princípios continuam vivos, guiando nossas gerações de jovens e adultos comprometidos com um propósito maior”, declarou Angeli, que integrou o Grupo Escoteiro Araraquara e é o autor da lei que instituiu a homenagem, concedida anualmente desde 2020.

 

A cerimônia foi iniciada com a leitura de uma oração de abertura, realizada por Beatriz Bezerra Fernandes, participante do Grupo Escoteiro Morada do Sol, seguida pela exibição de um vídeo produzido pela instituição “Escoteiros dos Brasil”, que mostrou ao público os princípios e a organização do Movimento Escoteiro.

 

Na sequência, Felipe Rodrigues Credendio, diretor de métodos educativos do Grupo Escoteiro Araraquara “José Luiz Torquato”, falou da importância da premiação: “Esse diploma representa mais do que uma conquista individual para vocês, ele simboliza o compromisso com os valores escoteiros. A vocês um ‘Bravo, bravo, bravíssimo’! Levem esse diploma com orgulho, pois ele foi conquistado com mérito e reconhecido por todos aqueles que caminham com vocês”.

 

Representando o Executivo, o coronel Alexandre Luís dos Santos reconheceu a importância do movimento escoteiro em sua formação pessoal e profissional, relembrando os acampamentos, a formação dos agrupamentos e outras ações desenvolvidas durante uma década de atividades. “O escotismo representa, de certa forma, um militarismo, pois tem as etapas que a gente vai vencendo, tem as especialidades, tem juramento. Esses dez anos que eu permaneci lá contribuíram para a minha formação, quando eu decidi ser bombeiro.”

 

Valnei Pinotti e Danilo Henrique Borsari, diretor-presidente do Grupo Escoteiro Morada do Sol e comissário distrital do 26° Distrito Escoteiro da Região de São Paulo, respectivamente, exaltaram os trabalhos dos voluntários de cada equipe e como isso impacta não só os membros, mas todos os envolvidos com o movimento, que permanece ativo em Araraquara há mais de 50 anos.

 

Durante o evento, transmitido ao vivo pela TV Câmara, mesmo quem não estava presente no Plenário assistiu à solenidade de entrega dos certificados e conseguiu manifestar remotamente seu carinho e apoio aos escoteiros premiados, por meio de mensagens enviadas pelo Facebook e YouTube.

 

Conheça os homenageados

Ao todo, 12 escoteiros foram homenageados devido ao trabalho realizado em seus grupos durante o ano de 2024, divididos em seis categorias:

Grupo Escoteiro Morada do Sol

- José Vitor Rosato Mieto Antelmo, na categoria Lobinho

- Mariana Pereira Tucci, na categoria Escoteiro;

- Lara Julia Januskiewicz, na categoria Sênior;

- Luiz Pedro Rosário Macedo, na categoria Pioneiro;

- Ana Paula Pinotti, na categoria Adulto Voluntário Escotista;

- Fernanda Aparecida Navaes Lima, na categoria Voluntário Dirigente.

 

Grupo Escoteiro Araraquara “José Luiz Torquato”

- Mariana Antonelli da Silva, na categoria Lobinho;

- Murilo Jaciani Bolsoni, na categoria Escoteiro;

- Enzo Pinelli Fernandes, na categoria Sênior;

- Ana Júlia Jeronymo Fernandes, na categoria Pioneiro;

- Vinícius Henrique Vaccari Moreti, na categoria Adulto Voluntário Escotista;

- Max Francisco Fernandes, na categoria Voluntário Dirigente.


Publicado em: 05 de maio de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Audiência Pública vai debater aplicação do IPTU Progressivo no Tempo em Araraquara

31 de outubro de 2025

A Câmara Municipal de Araraquara realiza, na próxima quinta-feira (6), às 18 horas, no Plenário da Casa de Leis, uma Audiência Pública para debater o Substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei Complementa...



Educação infantil: 122 crianças aguardam vaga em Araraquara

31 de outubro de 2025

Atualmente, 122 crianças aguardam vaga na educação infantil em Araraquara. A informação foi fornecida pela Secretaria da Educação em resposta ao Requerimento nº 1549/2025, enviado pela vereadora Ma...



Cadastro habitacional de Araraquara possui 4.273 famílias com renda até 2 salários mínimos

31 de outubro de 2025

O Cadastro Habitacional Municipal possui 4.273 famílias inscritas com renda mensal entre 0 e 2 salários mínimos (até R$ 3.036). Os dados foram enviados pela Prefeitura, que respondeu a um Requerime...



Documento solicita informações sobre o Programa Araraquara em Sinais

30 de outubro de 2025

O Programa Araraquara em Sinais, instituído pela Lei nº 10.343, de 2021, é tema do Requerimento nº 1929/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Fabi Virgílio (PT).   O documento destaca que o p...



Documento sugere verificação de pagamentos antes da cobrança de dívidas de IPTU

30 de outubro de 2025

O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou a Indicação nº 4996/2025, sugerindo à Prefeitura a adoção de um procedimento de verificação prévia de pagamentos junto ao sistema de arrecadação municipal...



Números de cortes de água e de famílias vulneráveis afetadas são questionados em Requerimento

30 de outubro de 2025

O número de desligamentos no fornecimento de água em Araraquara nos últimos dez meses é o tema do Requerimento protocolado pela vereadora Maria Paula (PT). O documento solicita que sejam apresentad...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!