Publicado por: Foto: Portal RCIA - Araraquara e Região
1039
Após receber reclamações sobre dificuldades de descarte nos Pontos de Entrega de Entulho e Volumosos (PEVs), especialmente aos finais de semana, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Rafael de Angeli (Republicanos), enviou requerimento com questionamentos à Prefeitura.
Segundo Angeli, existem relatos de lotação dos PEVs, dificuldades de acesso e problemas na estrutura de alguns ‘bolsões’, como o PEV do Santa Angelina.
O parlamentar cita no documento outro requerimento de sua autoria, de 2018, em que abordou questões relacionadas aos PEVs, como o cronograma de troca das caçambas e a existência de sistemas para evitar o acúmulo de água e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.
No novo requerimento, Angeli faz as seguintes perguntas:
- Qual o cronograma atual de retirada/troca das caçambas em cada um dos PEVs e com que frequência elas são trocadas?;
- Os PEVs ainda utilizam caçambas com furos no fundo para escoamento da água, conforme informado na resposta ao requerimento de 2018? Em caso positivo, essa medida tem se mostrado eficaz na prevenção da proliferação do Aedes Aegypti?
- Existe algum estudo ou projeto para otimizar o fluxo de veículos e o descarte de materiais nos PEVs, especialmente nos horários de maior movimento, como nos finais de semana?
- Quais são as medidas que estão sendo tomadas para solucionar os problemas de estrutura e acesso relatados no PEV do Santa Angelina?
- Há planos para aumentar o número de PEVs em Araraquara, visando a atender a crescente demanda da população e evitar o descarte irregular de resíduos?
Segundo informações disponíveis no site do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), atualmente existem dez PEVs e um Ponto de Entrega da Comunidade (PEC) instalados em pontos estratégicos da cidade.
O vereador destaca a importância dos PEVs para o correto descarte de resíduos da construção civil, vegetação, madeira, volumosos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, pneus, materiais recicláveis e lâmpadas pela população de Araraquara.
Angeli também ressalta a necessidade de “garantir que os PEVs operem de forma eficiente, atendendo as demandas da população e evitando o descarte irregular de resíduos em locais inadequados”.
Para o vereador Rafael de Angeli, “os PEVs são um serviço essencial para o descarte correto de resíduos, mas, se o acesso da população está sendo dificultado há anos, é preciso buscar soluções”.
“Queremos entender quais medidas estão sendo adotadas para evitar a superlotação, melhorar a estrutura e garantir que a cidade tenha um número suficiente desses pontos. Se os moradores encontram barreiras para descartar corretamente, o risco de descarte irregular aumenta, prejudicando o meio ambiente e a própria organização urbana”, completa.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Prefeitura informou, em resposta ao Requerimento nº 891/2025, enviado pela vereadora Maria Paula (PT), que prevê o investimento de R$ 3,7 milhões para iluminação em LED para o está...
Um grupo de vereadores participou na tarde da quinta-feira (24), a convite de técnicos e técnicas de enfermagem da rede do município, de reunião envolvendo representantes dos funcio...
O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma Indicação à Prefeitura solicitando a realização de estudos técnicos para avaliar a viabilidade de ampliar o horário de funcionamento da Farmácia Ce...
A Indicação nº 3368/2025, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), solicita que Prefeitura realize melhorias na sinalização da Alameda Rogerio Pinto Ferraz, na Vila Harmonia, em f...
O tráfego da Rua Caetano Nigro, no bairro Vila Girassol, foi tema da Indicação nº 3332/2025. O documento, de autoria do vereador Emanoel Sponton (Progressistas), sugere que a Prefeit...
Escolas e centros de educação de Araraquara contam com 1.528 professores e 1.163 agentes educacionais. No entanto, levantamentos internos realizados pela Secretaria Municipal da Educ...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.