Notícias



Documento busca detalhes sobre atendimentos a dependentes químicos em Araraquara

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) pede informações sobre opções de tratamentos disponíveis na cidade

1190


Considerando preocupante o aumento do número de dependentes químicos em Araraquara e ser fundamental o acesso a informações atualizadas sobre as opções de tratamentos disponíveis na rede pública, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) apresentou um requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre os tratamentos para dependentes químicos no Município.

 

“Levando em conta a gravidade das consequências físicas e psicológicas causadas pelo uso abusivo de drogas, é necessário garantir que existam recursos adequados para oferecer o melhor suporte aos dependentes e suas famílias”, entende o parlamentar.

 

Angeli enfatiza ainda a relevância do trabalho realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas “Doutor Calil Buainain” (Caps AD) no cuidado e na assistência a pessoas com dependência química.

 

No documento, o vereador pergunta qual a quantidade de pacientes atendidos pelo Caps AD atualmente; quais são os tipos de atendimentos oferecidos pelo Caps AD, tais como atendimento individual, terapia em grupo, atividades de reintegração social, entre outros; qual a frequência e duração média dos atendimentos prestados aos pacientes; qual o número de profissionais de saúde que compõem a equipe do Caps AD e suas respectivas formações; quais são as políticas e estratégias utilizadas pelo Caps AD no acompanhamento e tratamento dos pacientes com dependência química; e se existem parcerias ou convênios firmados com outras instituições.

 

O parlamentar pede também um relatório mostrando resultados e indicadores relacionados ao sucesso do tratamento realizado no Caps AD, como taxa de abstinência, redução de danos e reintegração social dos pacientes.

 

Pergunta ainda quantas clínicas de internação para dependentes químicos estão registradas e operam em parceria com o Município; quais são os critérios utilizados para autorização e fiscalização dessas clínicas; quais são os tipos de tratamento oferecidos pelas clínicas de internação credenciadas; e se existe alguma instituição responsável pela supervisão e orientação dessas clínicas e, em caso afirmativo, qual o órgão responsável e qual o seu papel.

 

“Diante do preocupante aumento de dependentes químicos em nossa cidade, é essencial que tenhamos informações claras sobre os tratamentos disponíveis. Precisamos garantir recursos adequados para oferecer o suporte necessário aos dependentes e suas famílias. Além disso, queremos ter conhecimento de quais são as clínicas de internação credenciadas. É fundamental que tenhamos políticas efetivas para o acompanhamento e tratamento desses pacientes”, explica e finaliza Angeli.


Publicado em: 22 de junho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Baixa umidade (11/09)

11 de setembro de 2025

A Defesa Civil de Araraquara emitiu alerta de baixa umidade relativa do ar, variando entre 20% e 12%, situação que pode contribuir com risco à saúde, como ressecamento da pele, mucosas e desconfort...



Teatro e exposição (11/09)

11 de setembro de 2025

Atividades gratuitas, realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, estão na agenda desta quinta-feira (11). A programação começa às 19 horas, no Palacete das Rosas “Paulo A.C. Silva”,...



Fatec (11/09)

11 de setembro de 2025

As inscrições para o vestibular do primeiro semestre de 2026 das Fatecs do Estado começam na segunda-feira (15), exclusivamente pela internet: https://vestibular.fatec.sp.gov.br/. O valor da taxa é...



Parque Pinheirinho (11/09)

11 de setembro de 2025

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, informa que as piscinas do Parque Pinheirinho serão reabertas no sábado (13). Após a reabertura, o atendimento das piscinas segui...



Obra do Portal das Árvores tem causado transtornos aos moradores

11 de setembro de 2025

A obra do Portal das Árvores, que vem sendo realizada nas proximidades do Jardim Paraíso, motivou o Requerimento nº 1465/2025, enviado pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB).   Segundo o document...



Indicação sugere criação de espaços para animais de estimação em praças

11 de setembro de 2025

A criação de espaços para animais de estimação em praças e áreas de lazer públicas é o foco da Indicação nº 4145/2025. A sugestão foi enviada à Prefeitura pelo vereador Michel Kary (PL).   O vere...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!