Notícias



Documento pede informações sobre medicamentos adquiridos e prescritos em Araraquara

Questionamentos à Prefeitura foram feitos pela vereadora Fabi Virgílio (PT)

Publicado por: Foto: Freepik

61


Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre os benzodiazepínicos e antidepressivos adquiridos e prescritos no município de Araraquara.

 

A parlamentar destaca a Lei Municipal nº 8.892/2017, que instituiu e incluiu no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara a Semana de Conscientização do Uso Correto de Medicamentos, a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de maio, e a política nacional de medicamentos que tem como objetivo promover a melhoria das condições da assistência à saúde da população (art. 6º da Lei 8.080/1990).

 

Considera ainda “os avanços que tivemos e que ainda lutamos para ter no município depois da Audiência Pública realizada no dia 5 de maio de 2025, que abordou a necessidade de criação de uma política municipal para a promoção do uso racional de medicamentos”, além das Leis nº 5.991/1973 e nº 6.360/1976, e da Portaria SVS nº 344/1998, que regulamenta tecnicamente o controle sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial.

 

“As classes terapêuticas benzodiazepínicas e droga Z (lista B1) e antidepressivos (lista C1) são substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, no que tange às atividades da assistência farmacêutica do município, à logística (programação, aquisição, armazenamento e controle de estoque) e à dispensação (escrituração e balanço) de medicamentos da Remune [Relação dos Medicamentos Municipais Essenciais]”, explica Fabi.

 

Entre os medicamentos controlados que constam na lista, estão: Duloxetina, cloridrato 30 mg liberação retardada cápsula; Amitriptilina, cloridrato 25 mg comprimido; Bupropiona, cloridrato 150 mg comprimido liberação prolongada; Clomipramina, cloridrato 25 mg comprimido; Clonazepam 0,5 mg comprimido; Clonazepam 2 mg comprimido; Clonazepam 2,5 mg/mL solução oral gotas frasco; Diazepam 10 mg comprimido; Diazepam 5 mg comprimido; Fluoxetina, cloridrato 20 mg cápsula/comprimido; Imipramina, cloridrato 25 mg comprimido; Sertralina, cloridrato 50 mg comprimido; Nortriptilina, cloridrato 25 mg cápsula; e Zolpidem, hemitartarato 10 mg comprimido”, detalha Fabi.

 

No documento, a vereadora pergunta qual a quantidade de benzodiazepínicos, droga Z e antidepressivos (citados acima) dispensados aos usuários no município no último ano (janeiro de 2025 a janeiro de 2026), pedindo que seja especificada a quantidade mensal, anual e o consumo médio mensal dos medicamentos listados; e qual foi a quantidade adquirida pelo município no período de janeiro de 2025 a janeiro de 2026, discriminada por medicamento, apresentação e dose (balanço anual).

 

Considerando o Sistema Nacional de Controle de substâncias psicoativas e psicotrópicas (escrituração e balanço), questiona quais são as unidades de saúde que mais prescrevem esses medicamentos e se existe um mapeamento de acompanhamento dentro da rede.

 

Finalizando, indaga se há protocolos de acompanhamento do uso de benzodiazepínicos e droga Z na prevenção de abuso e dependência; se existe ou já foi considerada a implementação de um protocolo de desprescrição de benzodiazepínicos ou antidepressivos; quais são as patologias que mais necessitam dos medicamentos, com listagem contendo o medicamento prescrito em cada unidade de saúde; e se existe na rede um mapeamento do perfil dos usuários que mais consomem os medicamentos, com detalhamento de idade, medicamento, unidade de saúde, tempo de uso e outras informações importantes para acompanhamento de cada caso.


Publicado em: 29 de janeiro de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Chafariz da praça da Igreja São Geraldo precisa de manutenção

29 de janeiro de 2026

A necessidade de manutenção do chafariz localizado na Praça da Igreja São Geraldo foi apontada em Indicação enviada pelo vereador Marcelinho (Progressistas) à Prefeitura.   De acordo com o docume...



Escolinhas de Esportes (02/02)

29 de janeiro de 2026

O programa Escolinhas de Esportes, da Prefeitura de Araraquara, abre inscrições na próxima segunda-feira (2) para aulas gratuitas destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. As matrículas...



Segunda via IPTU (29/01)

29 de janeiro de 2026

A Prefeitura liberou a emissão online da segunda via do IPTU 2026, facilitando o acesso dos contribuintes ao documento de forma rápida e sem a necessidade de sair de casa. O serviço já está disponí...



Licitação para construção de praça no Santa Mônica está prevista para março

29 de janeiro de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura em novembro do ano passado, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), pediu informações sobre o terreno, projeto e cronogr...



Documento cobra convocação de aprovados em processo seletivo para agente de combate às endemias

29 de janeiro de 2026

O vereador Guilherme Bianco (PCdoB), em Indicação encaminhada à Prefeitura de Araraquara, solicita que o Poder Executivo convoque candidatos classificados em processo seletivo para o cargo de agent...



Creas na Vila Santana precisa de repintura e reparos gerais

29 de janeiro de 2026

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), solicita repintura e reparos gerais no Centro de Referência Especializado de As...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!