Notícias



Documento pede mudança do local de atendimento da Administração de Cemitérios

Proposta é da vereadora Geani Trevisóli (PL) e sugere retorno dos serviços à região central de Araraquara

Publicado por: Foto: Tetê Viviani

207


O retorno da Administração dos Cemitérios para a região central da cidade foi sugerido pela vereadora Geani Trevisóli (PL) em Indicação enviada ao Executivo.

 

No documento, protocolado em 15 de julho, a parlamentar pede que os serviços relacionados aos cemitérios municipais voltem a ser prestados no Cemitério São Bento, trazendo mais facilidade para as pessoas que, atualmente, precisam se deslocar ao Vale do Sol para conseguir o atendimento necessário.

 

“A mudança para um bairro mais distante tem dificultado o acesso da população e causado transtornos em momentos já tão delicados. Trazer esse serviço de volta ao centro é garantir mais dignidade, agilidade e respeito às famílias araraquarenses”, justifica Geani.

 

A alteração do local de funcionamento aconteceu em novembro de 2024, quando a segunda etapa de modernização do Cemitério das Cruzes, conhecido como Cemitério dos Britos, foi finalizada. A partir disso, a administração dos dois cemitérios municipais (Britos e São Bento) passou a ser feita no novo espaço.

 

Serviços prestados

A Administração dos Cemitérios está localizada na Praça José Palamone Lepre, nº 80, no Vale do Sol e atende ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. É possível ainda fazer contato pelo telefone: (16) 3335-9775 ou por meio do e-mail: cemiteriosaobento@araraquara.sp.gov.br.

 

O escritório funciona em plantão para sepultamentos aos sábados, domingos e feriados, quando permanece fechado para outros atendimentos.

 

O espaço ainda oferece os seguintes serviços à população:

* Concessão de sepulturas: quando existir disponibilidade; está vinculada ao pagamento de valores definidos por Decreto Municipal.

* Construção e reformas em sepultas (exclusivo para o Cemitério São Bento): a ser executado por profissional particular sem vínculo ou ônus para o município, ou pela Administração Pública, com recolhimento do preço público relativo ao serviço executado.

* Limpeza de sepulturas (exclusivo para o cemitério São Bento): realizada por profissionais sem vínculo com o município, intituladas “lavadeiras”, contratadas diretamente pelo concessionário.


Publicado em: 04 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Pedidos de isenção (12/08)

12 de agosto de 2025

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Araraquara abre, nesta terça-feira (12), o período para solicitação de isenção total e redução de 50% da taxa de inscrição do vestibular do 1º semestre de 2026,...



Agosto Lilás 2025 (12/08)

12 de agosto de 2025

Como parte da campanha Agosto Lilás 2025, a Prefeitura de Araraquara realiza uma série de rodas de conversa conduzidas pelas psicólogas do Centro de Referência da Mulher (CRM) com beneficiários do...



Acúmulo de água na Avenida Matão causa transtornos na Vila Xavier

12 de agosto de 2025

Após fiscalizar o cruzamento da Avenida Matão com a Rua Presidente João Belchior Marques Goulart, na Vila Xavier, juntamente com o engenheiro civil e chefe da Divisão de Mobilidade e Projetos Viári...



Obras não iniciadas do OP são fiscalizadas por meio de Requerimento

12 de agosto de 2025

Buscando mais transparência sobre políticas de participação popular e realização de obras públicas, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), enviou à Prefeitura u...



Indicações solicitam revitalização de área de lazer no Parque São Paulo

12 de agosto de 2025

Em quatro Indicações enviadas à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) solicitou a manutenção da Área de Lazer “Guiomar Maria dos Santos”, localizada no Parque São Paulo.   De acordo c...



Após receber emendas de R$ 1,2 mi, Prefeitura ampliará exames de ressonância magnética

12 de agosto de 2025

Cerca de 1.500 pacientes aguardam exames de ressonância magnética, e o tempo médio de espera é de até oito meses. Por isso, a vereadora Filipa Brunelli (PT) enviou o Requerimento nº 817/2025 à Pref...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!