Notícias



Documento questiona denúncia de corte do transporte de pacientes do SUS

Vereador Guilherme Bianco (PCdoB) recebeu informações sobre mudanças significativas no atendimento à população

Publicado por: Foto: Prefeitura de Aguaí

338


Após tomar conhecimento de comunicação oficial recebida pela população e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Araraquara, informando mudanças significativas no cronograma e na forma de atendimento do transporte de pacientes para outras cidades a partir de 1º de outubro de 2025, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) encaminhou um Requerimento à Prefeitura pedindo informações sobre cortes no transporte de pacientes do SUS.

 

De acordo com o comunicado, haverá exclusão de serviços de transporte direto da residência em determinados horários e localidades, exceto para pacientes acamados e/ou cadeirantes.

 

“As linhas do transporte coletivo municipal passam a circular somente a partir das 5 horas da manhã, o que inviabiliza que muitos usuários do SUS consigam chegar ao ponto de embarque nos horários determinados pela Prefeitura, sobretudo em deslocamentos marcados para 4 horas e 4h30”, detalha o parlamentar.

 

Bianco reforça que o transporte de pacientes para consultas, exames e tratamentos em municípios de referência é um direito garantido pelo SUS e essencial para a continuidade do cuidado em saúde. “Alterações unilaterais na oferta desse serviço podem causar transtornos e prejuízos graves ao tratamento de centenas de munícipes que dependem exclusivamente desse transporte para ter acesso aos serviços especializados”, pontua.

 

No documento, o vereador pergunta quais foram os critérios técnicos e administrativos utilizados para definir a exclusão do transporte direto da residência em horários que anteriormente estavam disponíveis para os pacientes e quais os impactos previstos dessa mudança para pacientes que, embora não sejam acamados ou cadeirantes, possuem dificuldades de locomoção ou condições clínicas que inviabilizam o deslocamento até o ponto de embarque.

 

Indaga ainda se foi realizado algum estudo prévio ou consulta junto ao Conselho Municipal de Saúde e demais instâncias de participação social antes da implementação dessas alterações e de que forma a Prefeitura pretende garantir a universalidade e a equidade do acesso ao transporte de saúde, princípio constitucional do SUS, para os pacientes prejudicados por tais mudanças.

 

Finalizando, o parlamentar busca saber se existe a possibilidade de revisão desse novo cronograma, a fim de evitar prejuízos a pacientes em tratamento contínuo em cidades como Ribeirão Preto, São Carlos, Taquaritinga, Matão, Ibitinga e Tabatinga; quantos pacientes, em média, utilizam mensalmente o transporte em cada uma dessas cidades e horários que serão excluídos; e se há previsão de reforço de veículos ou novas alternativas de atendimento, como pontos estratégicos de embarque descentralizados, para minimizar os impactos da medida.


Publicado em: 09 de setembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova remanejamento de R$ 53,7 milhões entre secretarias da Prefeitura

09 de outubro de 2025

  Os vereadores de Araraquara aprovaram nesta quinta-feira (9), em Sessão Extraordinária no Plenário da Câmara, um projeto da Prefeitura que abre crédito orçamentário no valor de R$ 53,7 milhões,...



Morada Trance

09 de outubro de 2025

A trance music, vertente da música eletrônica que emergiu no início da década de 1990, é destaque na programação cultural do domingo (12), das 9h às 19h, no Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oli...



Clube do Livro

09 de outubro de 2025

Nesta sexta-feira (9), é o prazo final para a doação de livros da campanha “Doe Livros e Incentive a Leitura!” do Instituto Colibri. A ação, fruto da parceria com a Secretaria Municipal de Cultura...



Espetáculo solidário

09 de outubro de 2025

A Subsecretaria de Políticas Étnico-Raciais, em parceria com a companhia 4i Artes, apresenta neste sábado (11), às 19h30, no Teatro Municipal de Araraquara, o espetáculo solidário “Uma Visita na Ma...



Pássaro do Tempo

09 de outubro de 2025

O músico e compositor araraquarense Rodolfo Sotratti é o destaque desta sexta-feira (10) na 4ª Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro Paulo Zavagli – Spiga”, com o show “Pás...



CEI do Assédio no Serviço Público receberá denúncias por e-mail

08 de outubro de 2025

A Comissão Especial de Inquérito “CEI do Assédio no Serviço Público Municipal” iniciou as investigações de denúncias de assédio e perseguição a servidores municipais.   A comissão, instalada após...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!