Notícias



Documento questiona funcionamento atual do Terminal de Integração e aponta reclamações de usuários

Vereador Guilherme Bianco (PCdoB) requisitou informações à Prefeitura

Publicado por: Foto: Amanda Rocha/ACidadeON

746


O impacto das recentes mudanças no transporte coletivo de Araraquara foi questionado pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) no Requerimento nº 1979/2025, no qual ele solicita à Prefeitura informações sobre as alterações no funcionamento do Terminal Central de Integração (TCI).

 

O parlamentar argumenta que as modificações implementadas pelo Decreto nº 12.972/2022 têm gerado reclamações e podem estar restringindo o acesso de parte da população a um serviço essencial.

 

Bianco reforça que o transporte é um direito social garantido pela Constituição Federal e um dos pilares da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012), com o objetivo de promover a integração entre os diferentes modos de transporte e ampliar a acessibilidade.

 

“No entanto, há um crescente número de reclamações de usuários do transporte público, que relatam prejuízos após as mudanças, especialmente a nova regra que condiciona o direito à integração ao uso exclusivo do cartão NovoCard, excluindo os passageiros que pagam a tarifa em dinheiro. Essa situação contraria o princípio da justiça social e penaliza especialmente os cidadãos de menor renda”, justifica o vereador.

 

O parlamentar destaca ainda que, além da limitação no acesso à integração, há queixas frequentes sobre o tempo de duas horas para a baldeação, considerado insuficiente diante da redução na frequência das linhas e eventuais atrasos nos ônibus.

 

Segundo os relatos recebidos por seu gabinete, muitos usuários acabam sendo obrigados a pagar uma segunda tarifa, o que aumenta o custo das viagens e compromete o objetivo do sistema de integração.

 

Diante desse cenário, Bianco solicita à Prefeitura que informe a justificativa técnica e social para a restrição do benefício apenas aos portadores do NovoCard e se foram realizados estudos de impacto para mensurar quantos passageiros seriam afetados pela medida.

 

Ele também pede o percentual atual de usuários que pagam a passagem em dinheiro e questiona se há planos para revisar a regra, a fim de assegurar a todos o direito à integração.

 

O vereador questiona também se o Executivo tem monitorado a frequência e a pontualidade das linhas, bem como se há estudos para ampliar o tempo de integração.

 

Por fim, pede uma avaliação oficial sobre os resultados do Decreto nº 12.972/2022, a fim de verificar se os objetivos propostos com as alterações no TCI foram de fato alcançados.


Publicado em: 07 de novembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessões itinerantes e regras sobre uso de praças públicas são aprovadas pela Câmara

20 de janeiro de 2026

A 46ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, a primeira deste ano, realizada nesta terça-feira (20), teve aprovação de sessões itinerantes do Legislativo e regras sobre uso de praças públicas....



Requerimento pede informações sobre avaliação de desempenho de funcionários da Fungota

20 de janeiro de 2026

Informações sobre a Resolução nº 04/2025 da Fundação Municipal Irene Siqueira Alves – “Vovó Mocinha” (Fungota), responsável pela Maternidade Gota de Leite, foram solicitadas pela vereadora Fabi Vir...



Após 19 meses de reforma e ampliação, UPA Central volta a funcionar

20 de janeiro de 2026

A reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central “Amélia Bernardino Cutrale”, localizada na Via Expressa, foi oficialmente entregue na manhã desta terça-feira (20)....



Falta de segurança preocupa moradores do Residencial Parque São Lucas

20 de janeiro de 2026

A intensificação das rondas e a presença regular da Guarda Civil Municipal (GCM) no Residencial Parque São Lucas, na região do Jardim Roberto Selmi Dei, são sugeridas em Indicação enviada ao Execut...



IFSP – Sisu 2026 (até 23/01)

20 de janeiro de 2026

Até sexta-feira (23), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) participa do Sisu 2026 com a oferta de 760 vagas em cursos superiores gratuitos nos campi de Araraqua...



Teatro Sesi (20/01)

20 de janeiro de 2026

Os Núcleos de Artes Cênicas (NAC) do Sesi-SP estão com inscrições abertas para cursos gratuitos de Iniciação Teatral, Encenação e Vivência Teatral, voltados a diferentes faixas etárias e níveis de...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!