Notícias



Educação esclarece situação de transporte escolar fretado no Residencial Jatobá

Secretaria foi questionada sobre dificuldades enfrentadas por estudantes da Escola Estadual ‘Dorival Alves’

Publicado por: Foto: Reprodução EPTV

1542


Em busca de informações sobre o atendimento do transporte escolar fretado no Residencial Jatobá, após receber reclamações de pais de estudantes da Escola Estadual “Dorival Alves”, que residem no bairro, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou um requerimento à Prefeitura.

“Os alunos precisam andar por vários quarteirões para poder ter acesso ao transporte escolar, já que ele não entra no bairro. Desde o início do ano letivo temos passado para os responsáveis essa situação, mas até o momento nada foi alterado”, afirmou o parlamentar no documento.

Em resposta, a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, explicou que o transporte escolar na rede estadual de ensino é concedido ao aluno matriculado e frequente em escola indicada pela Diretoria de Ensino, conforme registro no Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo, residente no mesmo município em que se localiza a escola e que seja proveniente da zona rural ou de local onde haja barreira física, obstáculo que impeça ou dificulte o acesso à escola, ou lhe prejudique a liberdade de movimento, a circulação com segurança e a integridade.

“A Prefeitura Municipal de Araraquara, através de convênio celebrado com a Secretaria de Estado da Educação, garante aos estudantes o acesso à escola pública estadual através do cadastro no Programa Municipal de Transporte Escolar. Referente ao bairro Jatobá, informo que ele já é contemplado pelo Programa Municipal de Transporte Escolar na modalidade de fretamento, o qual disponibiliza aos estudantes a Linha Parque São Paulo/Dorival Alves. Além disso, esclarecemos que nosso cadastro registra um total de 28 participantes no Programa, distribuídos igualmente entre os períodos da manhã e da tarde, com 14 alunos em cada turno”, detalha a chefe da pasta.

Ela explica que os critérios para definição de rotas e pontos são estabelecidos com base no cadastramento dos estudantes. “A partir desses dados, elaboramos a rota e determinamos os pontos de parada visando a atender os estudantes da melhor maneira possível, levando em consideração o tempo de percurso e garantindo a segurança durante o embarque e o desembarque.”

Clélia pontua que a demanda já está sendo atendida e que, no Jatobá, os pontos estão localizados na Avenida Tenente Benedicto de Moraes (esquina com a Rua Ciro Augusto Corrêa, entre as ruas Ciro Augusto Corrêa e Pastor Roberto Casimiro da Silva, e esquina com a Rua Pastor Roberto Casimiro da Silva) e na Avenida Abigail Machado Callera (entre as ruas Ciro Augusto Corrêa e Pastor Roberto Casimiro da Silva, e esquina com a Rua Ciro Augusto Corrêa).
            "Apesar das explicações fornecidas pela secretária da Educação, continuaremos acompanhando de perto essa situação. É essencial garantir que todas as informações fornecidas sejam refletidas na realidade, assegurando que o transporte atenda às necessidades dos estudantes de forma eficiente e segura. Verificaremos a situação mais a fundo e trabalharemos para que todas as medidas necessárias sejam implementadas de maneira transparente, mantendo a comunidade informada sobre o andamento das ações”, explica Angeli.


Publicado em: 07 de agosto de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Pós-graduação gratuita

04 de dezembro de 2025

O Polo de Ensino Municipal Superior de Araraquara (Pemsa) abriu inscrições, até a sexta-feira (12), para o curso gratuito de Pós-graduação Lato Sensu em Tecnologias Aplicadas à Educação. O curso of...



Doação de alimentos (06/12)

04 de dezembro de 2025

No sábado (6), acontecerá a 3ª edição do Natal Sem Fome. Com o lema “Doe alimentos e alimente esperanças”. A iniciativa, regulamentada pela Lei Municipal nº 10.724/23, busca arrecadar produtos não...



Interdição (até 19 de dezembro)

04 de dezembro de 2025

O trecho da Rua Vereador Mário Ananias, entre a Rua Fortunato Anselmo Plagiarini e a Rua Luiz Lavitola, no bairro Chácara Flora, será interditado, até o dia 19 de dezembro, para a execução de obras...



IPTU 2026 (04/12)

04 de dezembro de 2025

A segunda via do IPTU 2026 já está disponível no site da Prefeitura de Araraquara, permitindo que contribuintes emitam o documento de forma rápida e segura sem necessidade de deslocamento. Para ace...



Feira do Botânico (06/12)

04 de dezembro de 2025

O Parque Municipal do Botânico recebe, neste sábado (6), mais uma edição da Feira Parque Botânico, das 10h às 18h, reunindo expositores de economia criativa, artesanato, gastronomia e atrações cult...



Academia ao ar livre é indicada para praça da Vila Xavier

04 de dezembro de 2025

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) pede estudos técnicos para a instalação de equipamentos de academia ao ar livre na Praça São Sebastião, local...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!