Publicado por: Foto: Reprodução EPTV
1037
Em busca de informações sobre o atendimento do transporte escolar fretado no Residencial Jatobá, após receber reclamações de pais de estudantes da Escola Estadual “Dorival Alves”, que residem no bairro, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou um requerimento à Prefeitura.
“Os alunos precisam andar por vários quarteirões para poder ter acesso ao transporte escolar, já que ele não entra no bairro. Desde o início do ano letivo temos passado para os responsáveis essa situação, mas até o momento nada foi alterado”, afirmou o parlamentar no documento.
Em resposta, a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, explicou que o transporte escolar na rede estadual de ensino é concedido ao aluno matriculado e frequente em escola indicada pela Diretoria de Ensino, conforme registro no Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo, residente no mesmo município em que se localiza a escola e que seja proveniente da zona rural ou de local onde haja barreira física, obstáculo que impeça ou dificulte o acesso à escola, ou lhe prejudique a liberdade de movimento, a circulação com segurança e a integridade.
“A Prefeitura Municipal de Araraquara, através de convênio celebrado com a Secretaria de Estado da Educação, garante aos estudantes o acesso à escola pública estadual através do cadastro no Programa Municipal de Transporte Escolar. Referente ao bairro Jatobá, informo que ele já é contemplado pelo Programa Municipal de Transporte Escolar na modalidade de fretamento, o qual disponibiliza aos estudantes a Linha Parque São Paulo/Dorival Alves. Além disso, esclarecemos que nosso cadastro registra um total de 28 participantes no Programa, distribuídos igualmente entre os períodos da manhã e da tarde, com 14 alunos em cada turno”, detalha a chefe da pasta.
Ela explica que os critérios para definição de rotas e pontos são estabelecidos com base no cadastramento dos estudantes. “A partir desses dados, elaboramos a rota e determinamos os pontos de parada visando a atender os estudantes da melhor maneira possível, levando em consideração o tempo de percurso e garantindo a segurança durante o embarque e o desembarque.”
Clélia pontua que a demanda já está sendo atendida e que, no Jatobá, os pontos estão localizados na Avenida Tenente Benedicto de Moraes (esquina com a Rua Ciro Augusto Corrêa, entre as ruas Ciro Augusto Corrêa e Pastor Roberto Casimiro da Silva, e esquina com a Rua Pastor Roberto Casimiro da Silva) e na Avenida Abigail Machado Callera (entre as ruas Ciro Augusto Corrêa e Pastor Roberto Casimiro da Silva, e esquina com a Rua Ciro Augusto Corrêa).
"Apesar das explicações fornecidas pela secretária da Educação, continuaremos acompanhando de perto essa situação. É essencial garantir que todas as informações fornecidas sejam refletidas na realidade, assegurando que o transporte atenda às necessidades dos estudantes de forma eficiente e segura. Verificaremos a situação mais a fundo e trabalharemos para que todas as medidas necessárias sejam implementadas de maneira transparente, mantendo a comunidade informada sobre o andamento das ações”, explica Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Nesta terça-feira (29), os vereadores se reunirão a partir das 15 horas, no Plenário da Câmara, para a realização da 26ª Sessão Ordinária. Inicialmente, os vereadores debaterão 10 itens que estão n...
A elaboração da próxima edição do Plano Plurianual (PPA), que estará em vigor no período de 2026 a 2029, foi tema de Audiência Pública realizada na Câmara na sexta-feira (25). O evento marcou o lan...
Em Requerimento enviado recentemente à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) pede informações sobre a ponte de acesso que liga a Avenida Bandeirantes, no Santana, ao Jardim Universal e Parque...
O Cursinho Popular Caburé, parceria da subsecretaria de Políticas Étnico-Raciais, Quilombo Rosa e subsecretaria do Trabalho e da Economia Criativa, está com inscrições abertas para uma nova turma p...
O Circuito Cultural de Férias - programa com oficinas artísticas realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart - segue com atividades gratuitas até o dia 1º de agosto. As oficinas oferec...
A Prefeitura informa que a represa do Parque Municipal do Pinheirinho foi interditada nesta segunda-feira (28). Após análises, foi constatado que a água está imprópria para recreação de contato pri...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.