Notícias



Educação responde sobre problemas no CER do Valle Verde

Após visita à unidade escolar, vereador Rafael de Angeli (PSDB) fez diversos questionamentos ao Executivo

1461


No dia 27 de setembro, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve no Centro de Educação e Recreação (CER) Professora Lourdes Apparecida Carvalho”, localizado no bairro Valle Verde, para verificar o funcionamento e as demandas da escola. O parlamentar foi recebido pela diretora da instituição, Michela Fernanda Ganzella Mota, que explicou que, desde 13 de setembro, a escola retomou as atividades presenciais.

 

Inaugurada em agosto de 2020, a escola tem capacidade para receber 98 alunos, no entanto, até o momento, apenas 41 matrículas estão ocupadas. Ainda que a construção fosse recente, alguns problemas estruturais chamaram a atenção. Ausência de ventiladores – necessários para os dias de altas temperaturas – e da instalação do fogão industrial, problemas na distribuição de água, retorno do esgoto, chuveiros queimados, muros com trincos – com risco de queda – e falhas no sistema elétrico foram constatados por Angeli durante a visita. Nesse sentido, ele protocolou o Requerimento nº 922/2021, solicitando informações sobre o CER.

 

No documento, o vereador fez uma série de questionamentos, inclusive o motivo de a creche atender somente crianças de 0 a 3 anos, ainda que o público previsto é de 0 a 5 anos. “Vimos alguns problemas básicos e que não são resolvidos com facilidade, como, por exemplo, a instalação de cortinas e ventiladores nas salas. O conserto na rede elétrica também é de extrema urgência, pois pode ocasionar incêndios, colocando em risco a vida de crianças e de profissionais da unidade escolar”, cobrou o vereador.

 

Em resposta, a secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, explicou que em todas as salas há pontos para instalação de ventiladores de parede e que eles estão sendo adquiridos pela Secretaria para serem instalados em breve.

 

Sobre o funcionamento da cozinha da escola, ela explica que a Secretaria organizou a cozinha com equipamentos e serviços terceirizados para que, no início do atendimento presencial às crianças, ela estivesse pronta para a preparação dos alimentos. “E assim ocorreu desde o primeiro dia de aula. A alimentação escolar foi fornecida aos alunos. Quanto ao fogão industrial adquirido, ele está instalado e em pleno funcionamento.”

 

Em relação ao fornecimento de kits de alimentos às famílias dos alunos matriculados nas unidades escolares da rede municipal de ensino, Clélia informa que, “com o retorno e início das aulas e atividades presenciais, o trabalho de Educação Alimentar e Nutricional e de Segurança Alimentar realizado nas unidades voltou a ter papel fundamental e central, com fornecimento das refeições previstas no turno escolar do aluno. A partir dessa premissa, a oferta do alimento se dá em âmbito escolar, e a distribuição de kits de alimentos foi encerrada. O mês de julho de 2021 foi o último mês de fornecimento dos kits de alimentos às famílias dos alunos matriculados e cadastrados para recebimento. As famílias que estiverem em situação de vulnerabilidade social deverão ser direcionadas pelas unidades escolares aos Cras”.

 

A respeito do atendimento oferecido ser específico para crianças de 0 a 3 anos de idade, a secretária esclarece que, “após estudo de demanda, a Secretaria Municipal de Educação optou por atender somente crianças de 0 a 3 anos de idade, considerando a necessidade de vagas para essa faixa etária nessa região. A unidade escolar comporta o atendimento de crianças até 5 anos de idade, conforme informação dada na matéria com a notícia da inauguração da escola, feita no portal oficial do município; no entanto, ao atendermos apenas as crianças de 0 a 3 anos, temos a possibilidade de atender um número maior de crianças, considerando que se trata de faixa etária com demanda excedente na rede municipal”.

 

No que diz respeito ao atendimento das crianças de 0 a 5 anos nos CERs inaugurados na região do Valle Verde, Clélia pontua que as três novas unidades de educação infantil irão atender inicialmente as crianças de 0 a 3 anos de idade (Berçário I, Berçário II e Classe Intermediária), conforme já informado, devido à demanda por atendimento. “As crianças de 3 a 5 anos de idade (3ª, 4ª e 5ª etapas da pré-escola) estão sendo atendidas nos CERs ‘José Alfredo Amaral Gurgel’, ‘Rubens Cruz I’, ‘Rubens Cruz II’, ‘Judith de Barros Batelli’ e ‘Maria Pradelli Malara’, todos localizados na grande região do Selmi Dei e as unidades de matrícula anterior das crianças nesta faixa etária.”

 

Segundo a secretária, todos os reparos requeridos destinados à caixa d'água pela unidade escolar à Secretaria foram atendidos prontamente, e a limpeza também é realizada periodicamente. “O pedido realizado por esta unidade escolar sobre o reparo de caixa de inspeção (serviço de encanador) foi encaminhado a esta Secretaria recentemente e estamos providenciando o andamento do processo interno, obedecendo, como sempre, a todos os trâmites legais.”

 

Clélia relata que, na ocasião da obra, foi substituída a resistência interna dos chuveiros para 220V, de forma a se adequar às tomadas 220V. “Por terem ficados longos períodos sem utilização, devido à pandemia, o acionamento dos chuveiros imediato, sem enchimento de água, causou o incidente com os dois chuveiros. Os dois chuveiros e as duchas já foram substituídos.”

 

A secretária diz que a obra respeitou o Projeto Arquitetônico e Hidráulico TIPO 2 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação. “Considerando este padrão, não há previsão de instalação de mais um ponto de água potável.”

 

Sobre o muro da unidade escolar, ela afirma que já está no planejamento da Secretaria para execução em um breve período de tempo.

 

“A construção da unidade escolar em questão, incluindo o projeto elétrico, foi de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, a partir de projeto arquitetônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Neste sentido, seguiram rigorosamente o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, disponibilizando o Projeto Pro Infância Tipo 2, modelo de projeto padrão de educação infantil. Informo também que todas as requisições enviadas pelos responsáveis da escola à Secretaria na parte elétrica foram atendidas, entre elas, a aquisição e instalação de novas tomadas e lâmpadas”, finaliza Clélia.

 

Angeli continuará acompanhando de perto as melhorias feitas e prometidas para a unidade. “Estaremos em contato com a diretora e com visitas frequentes de fiscalização ao CER para averiguar as adequações já finalizadas e as que ainda serão realizadas, conforme informações da Secretaria da Educação”, conclui.


Publicado em: 05 de novembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 20/02

20 de fevereiro de 2026

Música Com uma proposta que reflete as vivências e experiências dos seus integrantes, a banda Fenícia apresenta canções autorais de trabalhos anteriores e seu novo EP “Meu Bem”, comemorando duas d...



Agenda Esportiva – 20/02

20 de fevereiro de 2026

Seletiva vôlei masculino A Fundesport realiza no sábado (21), às 14 horas, seletiva para formação da equipe de vôlei masculino – categoria infanto. Podem participar atletas nascidos nos anos de 20...



Associação dos Ciclistas do Morada do Sol MTB recebe Diploma de Reconhecimento Público

20 de fevereiro de 2026

Uma Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (19) marcou a entrega do Diploma de Reconhecimento Público à Associação dos Ciclistas do Morada do Sol MTB. Dezenas de integrantes da entidade compare...



Chamamento público

20 de fevereiro de 2026

Músicos, grupos e artistas com CNPJ ou MEI sediados no município podem participar das inscrições para o chamamento público de propostas artísticas para os projetos “Choro das Águas” e “Circuito Cul...



Vagas abertas (até 06/03)

20 de fevereiro de 2026

Estão abertas as inscrições para as Oficinas Culturais Municipais 2026 em Araraquara, com cerca de 4 mil vagas gratuitas para crianças, jovens e adultos. O programa, promovido pela Secretaria Munic...



Cursos de idiomas (até 27/02)

20 de fevereiro de 2026

Os cursos gratuitos de idiomas oferecidos pelos Centros de Estudos de Línguas (CELs) nas cidades de Araraquara, Américo Brasiliense, Matão e São Carlos estão com matrículas abertas. As oportunidade...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!