Notícias



Em reunião, vereador cobra solução para situação de calamidade em assentamento



425


Na manhã de quinta-feira (14), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, o vereador Edio Lopes (PT) realizou uma reunião com os representantes das prefeituras de Araraquara, Matão e Motuca, além dos representantes da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Promotorias Públicas e responsáveis pelo Assentamento Monte Alegre.

 

A finalidade desta reunião foi cobrar das prefeituras e Itesp uma solução ao pedido de socorro feito pelos assentados que estão isolados após as fortes chuvas do início do ano, que destruíram as estradas e pontes no local.

 

Lopes visitou durante alguns dias o local, percorreu quilômetros de áreas, conversou com os moradores e constatou uma situação de verdadeira calamidade.

 

Após ouvir produtores do assentamento, o vereador, sensibilizado com tantas dificuldades, chamou a reunião e reivindicou  providências do representante do prefeito municipal Marcelo Barbieri, Fernando Guzzi, secretário municipal de Agricultura, do prefeito de Motuca, Celso Teixeira Assumpção Neto (PMDB), e seu secretário de Planejamento, Marcos Roberto Amista, do secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Matão, Willian de Gaetano Bassi, do promotor da Infância e Juventude, José Sidney Decari Trevisan, e do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Antonio Carlos Bertocco, do presidente do Sindicato Rural, Nicolau Souza Freitas, além do representante do Assentamento Monte Alegre, Silvanio Nunes, que veio acompanhado de vários assentados que, na oportunidade, pediram providências urgentes aos problemas constatados por Lopes.

 

Da reunião, foi tirado um encaminhamento onde os representantes dos municípios unirão forças e irão buscar verbas para resolver os problemas das estradas e pontes.

 

“É uma situação de calamidade pública e por isso acredito que possa haver dispensa de licitação, é um caso emergencial, que não pode mais esperar”, reiterou Lopes, que apontou também a gravidade da falta de pontes, pois das sete existentes, quatro foram levadas pelas águas e duas estão prestes a cair.

 

O parlamentar destacou que tanto as más condições das estradas quanto a falta de ligação com as cidades prejudica o escoamento da produção dos assentados e também dificulta a locomoção das crianças que vão à escola.

 

Os representantes das três prefeituras, Araraquara, Motuca e Matão, farão um levantamento dos custos para a reconstrução das pontes, e para Lopes, como o assentamento é estadual, essas prefeituras devem cobrar do governo estadual uma solução imediata.


Publicado em: 14 de abril de 2016

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Ex-jogador de futebol Sérgio Clérice recebe Título de Cidadão Araraquarense

15 de dezembro de 2025

  Na noite desta segunda-feira (15), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Araraquarense ao ex-jogador, técnico e empresário de futebol Sérgio Clérice, o ‘El Gringo’.   A honraria foi...



Recesso Parlamentar

15 de dezembro de 2025

O Recesso Parlamentar da Câmara Municipal de Araraquara começou em 11 de dezembro e vai até 15 de janeiro.   A próxima Sessão Ordinária será no dia 20 de janeiro.   Até lá, a Câmara continua co...



Compositores locais

15 de dezembro de 2025

A Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” chega à sua 4ª edição e está com inscrições abertas até 13 de fevereiro de 2026. A iniciativa, instituída por...



Ginástica artística (15/12)

15 de dezembro de 2025

A equipe de Ginástica Artística Feminina da Fundesport Araraquara conquistou o 3º lugar na classificação geral por equipes nos Jogos Abertos do Interior 2025, realizados em Ribeirão Preto. A compet...



Preservação dos acervos

15 de dezembro de 2025

Diversos espaços públicos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, estarão temporariamente fechados ao longo de dezembro para...



Doença osteomuscular e transtornos mentais motivam afastamentos de servidores municipais

15 de dezembro de 2025

No fim de novembro deste ano, o vereador João Clemente (Progressistas) requisitou à Prefeitura, por meio do Requerimento nº 1803/2025, informações detalhadas sobre afastamentos por doenças registra...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!