587
Na tarde da quinta-feira (28), durante sessão extraordinária, a Câmara Municipal de Araraquara aprovou o projeto de autoria da vereadora Thainara Faria (PT), denominando Yasmim da Silva Nery a Unidade de Acolhimento às Mulheres em Desabrigo – Casa das Margaridas.
A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da NET), Facebook e YouTube.
Inauguração
O espaço foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (29) e oferecerá acolhimento e proteção para mulheres em situação de desabrigo por abandono, migração, ausência de residência e sem condições de autossustento.
Situado na Avenida José Bonifácio, nº 2351, no Jardim Morumbi, funcionará 24 horas por dia e contará com a presença de uma equipe multiprofissional, composta por psicóloga, assistente social e cuidadoras socioeducativas.
Homenageada
Yasmin da Silva Nery nasceu em 14 de fevereiro de 2003 e foi uma estudante bolsista em um renomado colégio particular de Araraquara que sonhava em cursar astronomia. Fazia parte da comunidade católica da Paróquia São Francisco de Assis, no Selmi Dei, e participava da Obra Shalom, um grupo de oração.
Em 9 de junho de 2019, Yasmin desapareceu, fato que causou grande preocupação em toda a cidade. Foi encontrada sem vida no dia seguinte, tendo sido vítima de um cruel feminicídio.
“O assassinato de Yasmin é mais um triste retrato da desigualdade de gênero e da violência que assola mulheres pelo mundo afora. Morta pela sua condição de ser mulher, teve seus sonhos interrompidos tão precocemente, deixando tristeza e saudade aos familiares e a todos os amigos”, argumenta Thainara no projeto.
Para a vereadora, todo suporte dado a mulheres através de políticas públicas é instrumento de combate a essas violências. “É importante destacar a relevância de ter seu nome em uma casa específica para cuidar de mulheres, com orçamento voltado para o combate à discriminação de mulheres, assim como para o fortalecimento de suas trajetórias. Que mulheres possam viver de maneira plena, com oportunidades iguais e respeito. É o legado que deixa a partida tão brutal de uma jovem com apenas 16 anos, com um lindo futuro pela frente”, completa.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” chega à sua 4ª edição e está com inscrições abertas até 13 de fevereiro de 2026. A iniciativa, instituída por...
A equipe de Ginástica Artística Feminina da Fundesport Araraquara conquistou o 3º lugar na classificação geral por equipes nos Jogos Abertos do Interior 2025, realizados em Ribeirão Preto. A compet...
Diversos espaços públicos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, estarão temporariamente fechados ao longo de dezembro para...
No fim de novembro deste ano, o vereador João Clemente (Progressistas) requisitou à Prefeitura, por meio do Requerimento nº 1803/2025, informações detalhadas sobre afastamentos por doenças registra...
O vereador Marcelinho (Progressistas) questionou a Prefeitura, por meio de um Requerimento, a respeito da existência de estudo técnico sobre a atual situação do Terminal Rodoviário Municipal. No do...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), pede a colocação de fresa (resíduos de asfalto), nos mesmos moldes do trabalho...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.