714
Em Sessão Solene realizada na Câmara na noite desta quinta (27), a Cooperativa Educacional de Araraquara (Coeducar) recebeu o Diploma de Reconhecimento Público. A homenagem foi proposta pela Mesa Diretora do Legislativo por iniciativa do presidente da Casa, vereador Rafael de Angeli (Republicanos).
Durante a cerimônia, o chefe do Legislativo relatou ter estudado na Coeducar e enfatizou o papel exemplar da instituição como uma cooperativa educacional. “Araraquara precisava reconhecer a Coeducar pelo trabalho feito nesses mais de 30 anos de história”, elogiou.
Representando o prefeito Dr. Lapena (PL), a secretária municipal de Comunicação, Paula Cardoso, frisou que a Coeducar é hoje referência na cidade, citou o papel transformador da educação e mencionou os impactos positivos trazidos pela escola. “Saíram de lá pessoas que contribuem muito”, sintetizou.
Cassio Lara Resende, presidente do Conselho Administrativo da Coeducar, manifestou gratidão pela homenagem e enalteceu as características da instituição. “A Coeducar nasceu do espírito cooperativista e do desejo de famílias e educadores de construírem, juntos, uma escola baseada em valores como a colaboração, a responsabilidade, o respeito e o compromisso com o futuro”, declarou.
Há 25 anos na Coeducar, sendo 11 como diretora pedagógica, Andréia Formichi Bianchini estendeu os cumprimentos ao corpo docente e aos funcionários da cooperativa. “A Coeducar faz a diferença e é uma escola do futuro”, concluiu.
História
A Coeducar foi criada em 4 de março de 1993, após mobilização iniciada em 1992 por Daphinis Pestana Fernandes e Antônio Carlos de Mello Franco, inspirados em uma experiência de ensino cooperativo em São José do Rio Preto (SP).
Formalizada com 301 cooperados em solenidade realizada na Unesp, a escola foi construída em terreno cedido em comodato pela Prefeitura e iniciou suas atividades com cerca de 1.300 matrículas, da educação infantil ao ensino médio.
Ao longo de três décadas, passou por diferentes gestões, ampliações estruturais e atualizações pedagógicas, enfrentando desafios administrativos, queda no número de alunos e impactos da pandemia, mantendo funcionamento baseado na participação dos cooperados. Hoje, segue atuando como instituição de ensino organizada em modelo cooperativista.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Com uma proposta que reflete as vivências e experiências dos seus integrantes, a banda Fenícia apresenta canções autorais de trabalhos anteriores e seu novo EP “Meu Bem”, comemorando duas d...
Seletiva vôlei masculino A Fundesport realiza no sábado (21), às 14 horas, seletiva para formação da equipe de vôlei masculino – categoria infanto. Podem participar atletas nascidos nos anos de 20...
Uma Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (19) marcou a entrega do Diploma de Reconhecimento Público à Associação dos Ciclistas do Morada do Sol MTB. Dezenas de integrantes da entidade compare...
Músicos, grupos e artistas com CNPJ ou MEI sediados no município podem participar das inscrições para o chamamento público de propostas artísticas para os projetos “Choro das Águas” e “Circuito Cul...
Estão abertas as inscrições para as Oficinas Culturais Municipais 2026 em Araraquara, com cerca de 4 mil vagas gratuitas para crianças, jovens e adultos. O programa, promovido pela Secretaria Munic...
Os cursos gratuitos de idiomas oferecidos pelos Centros de Estudos de Línguas (CELs) nas cidades de Araraquara, Américo Brasiliense, Matão e São Carlos estão com matrículas abertas. As oportunidade...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.