541
Em Sessão Solene realizada na Câmara na noite desta quinta (27), a Cooperativa Educacional de Araraquara (Coeducar) recebeu o Diploma de Reconhecimento Público. A homenagem foi proposta pela Mesa Diretora do Legislativo por iniciativa do presidente da Casa, vereador Rafael de Angeli (Republicanos).
Durante a cerimônia, o chefe do Legislativo relatou ter estudado na Coeducar e enfatizou o papel exemplar da instituição como uma cooperativa educacional. “Araraquara precisava reconhecer a Coeducar pelo trabalho feito nesses mais de 30 anos de história”, elogiou.
Representando o prefeito Dr. Lapena (PL), a secretária municipal de Comunicação, Paula Cardoso, frisou que a Coeducar é hoje referência na cidade, citou o papel transformador da educação e mencionou os impactos positivos trazidos pela escola. “Saíram de lá pessoas que contribuem muito”, sintetizou.
Cassio Lara Resende, presidente do Conselho Administrativo da Coeducar, manifestou gratidão pela homenagem e enalteceu as características da instituição. “A Coeducar nasceu do espírito cooperativista e do desejo de famílias e educadores de construírem, juntos, uma escola baseada em valores como a colaboração, a responsabilidade, o respeito e o compromisso com o futuro”, declarou.
Há 25 anos na Coeducar, sendo 11 como diretora pedagógica, Andréia Formichi Bianchini estendeu os cumprimentos ao corpo docente e aos funcionários da cooperativa. “A Coeducar faz a diferença e é uma escola do futuro”, concluiu.
História
A Coeducar foi criada em 4 de março de 1993, após mobilização iniciada em 1992 por Daphinis Pestana Fernandes e Antônio Carlos de Mello Franco, inspirados em uma experiência de ensino cooperativo em São José do Rio Preto (SP).
Formalizada com 301 cooperados em solenidade realizada na Unesp, a escola foi construída em terreno cedido em comodato pela Prefeitura e iniciou suas atividades com cerca de 1.300 matrículas, da educação infantil ao ensino médio.
Ao longo de três décadas, passou por diferentes gestões, ampliações estruturais e atualizações pedagógicas, enfrentando desafios administrativos, queda no número de alunos e impactos da pandemia, mantendo funcionamento baseado na participação dos cooperados. Hoje, segue atuando como instituição de ensino organizada em modelo cooperativista.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A primeira Sessão Cidadã do ano acontece no dia 29 de janeiro, às 15 horas, no Plenário da Câmara. A iniciativa permite que pessoas com domicílio eleitoral em Araraquara apresentem sugestões e...
O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Michel Kary (PL), pede para a Prefeitura adotar “providências urgentes” para a realização de melhorias estruturais no Centro de Educação e Recreaçã...
A execução do Programa de Incentivo à Inclusão Social (PIIS) é tema de Requerimento enviado pela vereadora Fabi Virgílio (PT) à Prefeitura. Instituído pela Lei nº 8.998, de 2017, o PIIS é coord...
O vereador Aluisio Boi (MDB) apresentou Indicação à Prefeitura, solicitando o encaminhamento à Câmara Municipal da regulamentação necessária para garantir a aplicação da Lei nº 15.326/2026 aos prof...
Feiras Reggae e viola caipira estão na programação da feira Aqa Criativa, realizada na Praça das Bandeiras, no Centro, nesta sexta-feira (9) e no sábado (10), das 18 às 22 horas. Nesta sexta-f...
Copinha Pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, a já classificada Ferroviária enfrenta no sábado (10), às 15 horas, na Fonte Luminosa, o Cuiabá-MT, pelo grupo 15 da competição. A equipe grená lider...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.