Notícias



Emef ‘Professor Henrique Scabello’ e diretora da escola são homenageadas pela Câmara

Solenidade marcou entrega da honraria de Cidadã Araraquarense para Sandra Aparecida de Santi e Diploma de Reconhecimento Público para o trabalho da Emef do Parque das Hortências

3422


Na noite de quinta-feira (4), a Câmara realizou Sessão Solene no Parque das Hortências para a entrega de duas honrarias. O evento, que lotou a Quadra de Esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Professor Henrique Scabello”, homenageou a unidade de ensino com o Diploma de Reconhecimento Público e Sandra Aparecida de Santi, diretora da escola, tornou-se Cidadã Araraquarense.

 

A solenidade foi conduzida pelo vereador Emanoel Sponton (Progressistas), 2º secretário da Mesa Diretora e autor das indicações das homenagens, que foi aluno do estabelecimento construído em 1995 e municipalizado em 2000, após votação dos moradores do bairro nas Plenárias do Orçamento Participativo (OP).

 

“Um dia eu estive aí junto com vocês, hoje estou aqui representando a cidade e tenho muito orgulho de ter feito todo o meu ensino fundamental nessa escola, a qual eu levo para todos os lugares em que eu vou. Isso mostra o poder de transformação da educação”, declarou Sponton.

 

Antes dos pronunciamentos das autoridades presentes, foi exibido um vídeo com mensagens de carinho de professores, funcionários e ex-alunos da Emef, que elogiaram o trabalho de Sandra na direção da escola e falaram da transformação promovida em todo o bairro por meio do ensino e atividades oferecidas.

 

Luna Gabrielle da Silva Ribeiro, aluna do 9º ano A, abriu as falas da noite representando os alunos da Emef e demonstrou a gratidão do grupo pela dedicação dos profissionais aos estudantes, que tiveram as vidas impactadas positivamente por essas pessoas.

 

Para a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, os reconhecimentos valorizam o trabalho realizado por toda a equipe, relembrando a evolução do ensino na unidade, que foi inovadora na implantação do ensino em tempo integral na cidade. O mesmo sentimento também foi compartilhado pelo Chefe do Executivo, Edinho Silva (PT) que destacou a importância da educação para aquela comunidade.

 

“Os equipamentos públicos são importantes aqui no bairro, mas a Emef Henrique Scabello é estruturadora, é uma escola que participa do desenvolvimento do bairro e da população que aqui mora. É um reconhecimento justo de um modelo educacional que é inspirador”, enfatizou o prefeito.

 

Durante a sessão, o prefeito Edinho ainda assinou o Projeto de Lei n⁰ 233/2024, que oficializou a inclusão do "Dia Municipal do Parque das Hortências" no calendário de eventos do Município, que passará a ser comemorado anualmente em 1⁰ de março.

 

Sandra de Santi

Após a entrega das honrarias, a mais nova cidadã da Morada do Sol agradeceu as homenagens recebidas, lembrando que a escola é um lugar para todos. “A escola não é minha, não é do prefeito, nem da secretária ou dos professores, ela pertence à comunidade. A comunidade pediu e nós viemos, nós estamos aqui para atender uma comunidade que entendeu que educação é necessária e isso muda tudo”, definiu Sandra.

 

Patrícia Andrade, vice-diretora da Emef, representando a escola na solenidade, ressaltou emocionada a importância do trabalho em equipe realizado na unidade, destacando a participação ativa da diretora em todo o processo. “Todas as decisões, tudo o que a gente precisa, nunca é unilateral, sempre é decidido entre nós e isso a gente aprendeu com esse ser iluminado que se chama Sandra, que está à frente dessa escola há 23 anos, todos os dias”.

 

O evento, que foi gravado e está disponível na íntegra no YouTube da Câmara, contou com a participação da Banda Marcial Chiquinha Gonzaga, um projeto cultural e social realizado na Emef “Professor Henrique Scabello”, que executou o Hino Nacional Brasileiro e apresentou outras músicas de seu repertório.

 

Também estiveram presentes à solenidade o vice-prefeito de Araraquara, Damiano Neto (Progressistas); Margarete Delforno, vice-presidente da Sociedade dos Amigos do Hortências; Marcelo Mazeta, secretário municipal de Direitos Humanos e Participação Popular; Juliana Zaccaro, comandante da Guarda Civil Municipal; Daniela Prates, representando a deputada estadual Thainara Faria (PT), além de alunos, familiares, professores, funcionários e moradores do bairro.

 

Conheça as homenageadas

Sandra Aparecida de Santi nasceu em São Paulo (SP) e, aos treze anos mudou-se com sua família para Araraquara, onde vive até hoje. É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e, em 1995, concluiu o mestrado em Educação na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).  Atuou como docente nas cidades de Boa Esperança do Sul e Américo Brasiliense até ser aprovada como professora de Educação Especial na Prefeitura Municipal de Araraquara em 1992.

 

A partir daí, exerceu a docência no ensino fundamental, educação integral e no ensino superior, até que, em 2001 conquistou uma vaga para direção de escola em concurso público da rede municipal. Nesse momento, escolheu trabalhar na Emef “Professor Henrique Scabello” e permanece no cargo até os dias de hoje.

 

A Emef “Professor Henrique Scabello” foi construída no Parque das Hortências em 1995 e começou a receber os alunos no ano seguinte, quando ainda se chamava EEPG "Jardim das Hortênsias". Com a municipalização do ensino em 2000, recebeu o novo nome e, dois anos mais tarde, já atendia alunos do 1º ao 9º ano em tempo integral, sendo a pioneira em Araraquara nesse modelo de ensino.

 

A escola é conhecida por ações inovadoras, como a gestão participativa da escola por meio da atuação da comunidade nas decisões da escola, além de firmar parcerias com universidades e secretariais. É também o berço de projetos sociais e culturais bem-sucedidos, como a Banda Marcial Chiquinha Gonzaga e o grupo de percussão e música Afro Son.


Publicado em: 05 de julho de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 06/02

06 de fevereiro de 2026

Feiras Tem Feira Aqa Criativa nesta sexta-feira (6), das 18 às 22 horas, na Praça das Bandeiras, no Centro, com expositores de artesanato, gastronomia, brechós e vinil.   Já no sábado (7), das 1...



Agenda Esportiva – 06/02

06 de fevereiro de 2026

Futebol Pela 8ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o XV de Piracicaba no sábado (7), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo nos canais do YouT...



Andamento dos editais do Carnaval 2026 é alvo de questionamentos

06 de fevereiro de 2026

O Requerimento nº 253/2026, de autoria de Filipa Brunelli (PT), foi encaminhado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara (Fundart) com o objetivo...



Criadores de abelha

06 de fevereiro de 2026

A Coordenadoria Executiva de Vigilância em Saúde de Araraquara está solicitando que todos os meliponicultores (criadores de abelhas sem ferrão) do município preencham um formulário cadastral para r...



Câmara realiza Audiência Pública ‘Mulheres e Meninas na Ciência’

06 de fevereiro de 2026

A Câmara realiza, na quarta-feira (11), às 19 horas, a Audiência Pública “Mulheres e Meninas na Ciência”, convocada pela vereadora Fabi Virgílio (PT).   O debate tem como objetivo “refletir sobre...



Câmara nomeia novo servidor para o cargo de consultor legislativo

05 de fevereiro de 2026

Na tarde desta quinta-feira (5), a Câmara Municipal de Araraquara nomeou Luan Henrique Bailly para o cargo de consultor legislativo. O novo servidor será integrado à equipe da Diretoria Legislativa...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!