Notícias



Encontro mostra dados sobre laqueaduras realizadas no SUS do município



596


A vereadora Edna Martins coordenou, na quarta-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, um encontro com as delegadas municipais eleitas na IV CMPM, a presidente do Conselho Municipal das Mulheres de Araraquara, Maria Regina Rolfsen Francisco Chediek, e a assistente social Manuela Faleiros, para darem continuidade ao debate sobre a Lei de Planejamento Familiar iniciado durante o Seminário da Não violência Contra a Mulher.

 

Este encontro teve o objetivo de ouvir a Assistente Social do Ambulatório da Mulher, Manuela de Alencar Faleiros, responsável pela triagem e encaminhamento das mulheres interessadas em realizar o procedimento de esterilização cirúrgica, também chamada de laqueadura, no SUS. Ela apresentou o protocolo de atendimento e encaminhamentos adotado pela rede pública de saúde. .

 

Segundo a Lei Federal nº 9.263/96 só é permitida a laqueadura para mulheres maiores de 25 anos ou que tenham, pelo menos, dois filhos vivos, ambos nascidos por meio de cesarianas. A laqueadura no momento do parto somente poderá ser feita mediante a apresentação de dois laudos médicos ou decisão judicial.

 

Segundo as informações apresentadas pela Assistente Social, a partir do momento que a mulher demonstra interesse em fazer a laqueadura ela passa receber uma série de recomendações por parte do seu ginecologista e das enfermeiras dos PSFs para então ser encaminhada ao Ambulatório da Mulher e ao médico responsável pela política de Planejamento Familiar no Município. Ciente de todos os riscos e condições que a laqueadura envolve, a mulher realiza uma série de exames para, então, ser encaminhada à cirurgia.

 

No entanto, hoje o município possui uma fila de espera com mais de 300 mulheres aguardando o procedimento. E esta fila só aumenta por conta da falta de leitos na Santa Casa. Além do mais, as mulheres que optam por fazer a laqueadura não recebem qualquer acompanhamento psicológico.

 

Diante destas dificuldades, as delegadas municipais, junto com o Conselho Municipal da Mulheres se reunirão com Secretaria Municipal da Saúde com o objetivo de obter informações sobre a possibilidade e a viabilidade de migração do procedimento de esterilização feminina para a Maternidade Gota de Leite, de forma a reduzir a fila de espera.

 

“Estes encontros têm mostrado que a política de Planejamento Familiar ainda possui muita lacuna e que é preciso ainda muita mobilização para que consigamos garantir e ampliar os direitos conquistados pelas mulheres ao longo desses anos”, finalizou Edna Martins.


Publicado em: 04 de dezembro de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Elaboração de projetos culturais para editais da Prefeitura é explicada em curso na Câmara

18 de novembro de 2025

O Plenário da Câmara recebeu na segunda-feira (17) a oficina “Como elaborar projetos culturais para editais municipais”, promovida pela Escola do Legislativo “Dulce Whitaker”.   O conteúdo da ati...



Escola do Legislativo promove oficina ‘Como elaborar projetos culturais para editais municipais’

11 de novembro de 2025

A Escola do Legislativo “Dulce Whitaker” promoverá a oficina “Como elaborar projetos culturais para editais municipais”. O evento ocorrerá no Plenário da Câmara de Araraquara na segunda-feira (17),...



‘Você precisa lembrar as pessoas de que é advogado’, afirma palestrante em evento da Escola do Legislativo

29 de outubro de 2025

O posicionamento na internet e nas redes sociais é fundamental para o êxito na carreira jurídica. A avaliação é do advogado Guilherme Galhardo Antonietto, que ministrou a palestra “Advocacia 360: d...



Escola do Legislativo recebe Selo de Reconhecimento em Educação Legislativa e Cidadã 2025

24 de outubro de 2025

A Escola do Legislativo “Dulce Whitaker” recebeu em 17 de outubro o Selo de Reconhecimento em Educação Legislativa e Cidadã de 2025, concedido pela Associação Paulista de Escolas do Legislativo e d...



Outubro Rosa: Escola do Legislativo apresenta palestras sobre o câncer de mama

21 de outubro de 2025

Promover um espaço de informação e reflexão sobre a saúde integral da mulher, abordando a prevenção e o tratamento do câncer de mama, a importância do cuidado com a saúde mental e o conhecimento do...



Escola do Legislativo da Câmara realiza palestra ‘Advocacia 360: do início ao sucesso’

20 de outubro de 2025

Na quarta-feira (29), a partir das 18 horas, no Plenário da Câmara Municipal, a Escola do Legislativo “Dulce Whitaker” (EL) realiza a palestra “Advocacia 360: do início ao sucesso”, na modalidade p...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!