Notícias



Encontro mostra dados sobre laqueaduras realizadas no SUS do município



159


A vereadora Edna Martins coordenou, na quarta-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, um encontro com as delegadas municipais eleitas na IV CMPM, a presidente do Conselho Municipal das Mulheres de Araraquara, Maria Regina Rolfsen Francisco Chediek, e a assistente social Manuela Faleiros, para darem continuidade ao debate sobre a Lei de Planejamento Familiar iniciado durante o Seminário da Não violência Contra a Mulher.

Este encontro teve o objetivo de ouvir a Assistente Social do Ambulatório da Mulher, Manuela de Alencar Faleiros, responsável pela triagem e encaminhamento das mulheres interessadas em realizar o procedimento de esterilização cirúrgica, também chamada de laqueadura, no SUS. Ela apresentou o protocolo de atendimento e encaminhamentos adotado pela rede pública de saúde. .

Segundo a Lei Federal nº 9.263/96 só é permitida a laqueadura para mulheres maiores de 25 anos ou que tenham, pelo menos, dois filhos vivos, ambos nascidos por meio de cesarianas. A laqueadura no momento do parto somente poderá ser feita mediante a apresentação de dois laudos médicos ou decisão judicial.

Segundo as informações apresentadas pela Assistente Social, a partir do momento que a mulher demonstra interesse em fazer a laqueadura ela passa receber uma série de recomendações por parte do seu ginecologista e das enfermeiras dos PSFs para então ser encaminhada ao Ambulatório da Mulher e ao médico responsável pela política de Planejamento Familiar no Município. Ciente de todos os riscos e condições que a laqueadura envolve, a mulher realiza uma série de exames para, então, ser encaminhada à cirurgia.

No entanto, hoje o município possui uma fila de espera com mais de 300 mulheres aguardando o procedimento. E esta fila só aumenta por conta da falta de leitos na Santa Casa. Além do mais, as mulheres que optam por fazer a laqueadura não recebem qualquer acompanhamento psicológico.

Diante destas dificuldades, as delegadas municipais, junto com o Conselho Municipal da Mulheres se reunirão com Secretaria Municipal da Saúde com o objetivo de obter informações sobre a possibilidade e a viabilidade de migração do procedimento de esterilização feminina para a Maternidade Gota de Leite, de forma a reduzir a fila de espera.

“Estes encontros têm mostrado que a política de Planejamento Familiar ainda possui muita lacuna e que é preciso ainda muita mobilização para que consigamos garantir e ampliar os direitos conquistados pelas mulheres ao longo desses anos”, finalizou Edna Martins.


Publicado em: 04 de dezembro de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Curso gratuito sobre equidade racial nas organizações está com inscrições abertas

22 de novembro de 2024

Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Escola do Legislativo (EL) e a Gerência de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal de Araraquara, realizam na quinta-feira (28), das 13 às 17 horas, o cur...



Câmara realiza curso para vereadores do mandato 2025 a 2028

22 de novembro de 2024

Com o objetivo de preparar os vereadores, tanto novos quanto reeleitos, para os desafios do mandato 2025 a 2028, a Escola do Legislativo (EL) promoverá, na segunda-feira (25), às 14 horas, o curso...



Câmara realiza palestra sobre LGPD e a importância da proteção de dados pessoais

11 de novembro de 2024

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e fornecer ferramentas para que as pessoas possam ter a privacidade de seu...



Escola do Legislativo lança podcast sobre os desafios do envelhecimento no Brasil

07 de novembro de 2024

O crescimento acelerado da população idosa é realidade no Brasil. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2030, haverá mais brasileiros com idade superior...



Sessão do Parlamento Jovem encerra atividades do projeto em 2024

01 de novembro de 2024

Iniciada em abril de 2024, a 10ª edição do Parlamento Jovem (PJ) chegou ao fim com a realização da Sessão Oficial na tarde da quinta-feira (31). O projeto, organizado pela Escola do Legislativo (EL...



Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será nesta quinta-feira (31)

29 de outubro de 2024

A Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será realizada nesta quinta-feira (31), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!