Notícias



Entenda as novas regras para painéis de propaganda eletrônica em Araraquara

Projeto de Lei Complementar foi aprovado em primeira votação na Câmara; empresas terão 12 meses para se adequarem às mudanças

9596


A regulamentação da instalação de painéis de publicidade luminosos ou virtuais recebeu a primeira aprovação em votação realizada durante a 161ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal. O substitutivo ao Projeto de Lei Complementar nº 8/2024, que deve trazer equilíbrio entre os interesses de anunciantes e as necessidades de segurança viária e visual, retornará ao Plenário na próxima semana para passar pelo segundo turno de discussão e votação.

O documento ainda estabelece regras para o funcionamento desse tipo de anúncio, definindo diretrizes, locais públicos e mobiliários urbanos para concessão de autorização para a exploração da atividade. Sobre as alterações feitas ao projeto original, destaca-se o prazo para a adequação das estruturas já existentes (que passa a ser de 12 meses a partir da vigência da Lei Complementar), distância dos painéis em relação à visualização dos semáforos pelos motoristas, proibição de instalação dos painéis em rotatórias, entre outras.

Representando duas empresas de publicidade que usam os dispositivos em questão, Patrícia de Oliveira Assumpção Bertuol foi até a Tribuna Popular para explicar alguns pontos a respeito do substitutivo apresentado na Casa de Leis e reforçar que a atuação dos negócios não é irregular. “Nós investimos na cidade baseados em uma normativa que, infelizmente, era incompleta e não tratava das situações dos painéis de LED.”

A advogada refere-se à Lei Complementar nº 810/2011, que até então dispunha sobre a ordenação dos elementos que compõem a paisagem urbana e serviu de amparo legal para que esses painéis surgissem em vários pontos da cidade. Porém, com o passar do tempo, o Executivo entendeu que era necessária uma nova regulamentação que atendesse à evolução tecnológica.

Durante mais de 40 minutos, Patrícia trouxe suas considerações, respondeu às perguntas dos vereadores sobre o assunto e falou sobre as adaptações que devem ser feitas pelos prestadores desse tipo de serviços, além dos direitos dos contratos celebrados anteriormente e proibição das estruturas digitais de propagandas em edificações particulares.

Em seguida, a secretária municipal de Justiça, Modernização e Relações Institucionais, Mariamália de Vasconcellos Augusto, ressaltou não haver proibição da publicidade eletrônica em Araraquara.

“Aqui nós temos a regulamentação específica de um assunto que já era genericamente regulamentado. Não há nada de inconstitucional na Lei, pois as restrições que ela coloca já existiam na Lei 810, que é o ratio [motivação] estrutural deste Projeto de Lei, inserindo a tecnologia LED naquele embasamento jurídico”, justificou a titular da pasta.

Mariamália prossegue informando que um ponto importante do Projeto de Lei é a autorização Legislativa para concessão de algumas áreas públicas para que se exerça atividade publicitária regulamentada no Município. “Essa lei já determina as diretrizes gerais dessa concessão, que, se for feita pelo Poder Executivo, acontecerá mediante interesse público justificado”.

No encerramento dos debates, o Projeto de Lei recebeu dos vereadores 15 votos favoráveis (Luna Meyer (MDB), Edson Hel (PV), Lucas Grecco (PRD), Hugo Adorno (Republicanos), Marcos Garrido (PSD), Filipa Brunelli (PT), Aluisio Boi (MDB), Gerson da Farmácia (MDB), Carlão do Joia (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB), Marchese da Rádio (PSD), Fabi Virgílio (PT), Alcindo Sabino (PT), João Clemente (Progressistas), Emanoel Sponton (Progressistas)) e dois contrários (Rafael de Angeli (Republicanos) e Lineu Carlos de Assis (Novo)). O presidente da Câmara, Paulo Landim (PT), não vota. A próxima sessão ordinária da Casa de Leis acontecerá na terça-feira, dia 25, às 15 horas, quando a pauta voltará para o segundo turno de discussões.


Publicado em: 20 de junho de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Veto ao Teste do Pezinho ampliado é mantido e aberturas de créditos são aprovadas na Câmara

16 de setembro de 2025

Na 33ª Sessão Ordinária, realizada na tarde de terça-feira (16), um veto e 10 projetos foram discutidos e aprovados pela Câmara de Araraquara.   Com um voto favorável, oito contrários e sete abst...



Melhorias na qualidade de vida da população idosa são debatidas em Audiência Pública na Câmara

16 de setembro de 2025

A criação de políticas públicas para promoção de melhorias na qualidade de vida da população idosa foi o tema da Audiência Pública que aconteceu no Plenário da Câmara na tarde de segunda-feira (15)...



Vereadores apresentam dez emendas ao Plano Plurianual (PPA)

16 de setembro de 2025

Os vereadores apresentaram dez emendas ao Plano Plurianual (PPA) do Município de Araraquara para o período de 2026 a 2029. O prazo para que os legisladores sugerissem modificações terminou na últim...



PAT (16/09/25)

16 de setembro de 2025

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara oferece 16 vagas para diversas áreas, incluindo auxiliar administrativo PCD (1), faxineira para padaria (1), inspetor de qualidade para equ...



FliSolzinha (16/09)

16 de setembro de 2025

As atividades da FliSolzinha dessa semana acontecem na Biblioteca Municipal e no Sesc. Destinada às crianças da rede pública municipal, a iniciativa busca aproximar crianças e livros e faz parte da...



Procon-SP e Anatel

16 de setembro de 2025

O Procon-SP, em parceria com a Anatel, iniciou um monitoramento de 90 dias para identificar a origem das ligações abusivas de telemarketing. Ao final do período de 90 dias de monitoramento, o Proco...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!