Notícias



Escola do Legislativo e Fundação Araporã realizam minicurso para professores das redes estadual, municipal e particular



484


Na tarde de terça-feira (29), a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara, presidida pela vereadora Edna Martins, recebeu professores das redes estadual, municipal de ensino, além das escolas particulares para um minicurso ofertado pela Fundação Araporã, sendo que esse faz parte do concurso de desenho com o tema “A história de Araraquara não começa com Pedro José Neto: quem eram os Guayaná?”.

 

O minicurso aconteceu em dois períodos. Na parte da manhã, o presidente da Câmara, Elias Chediek, abriu as atividades agradecendo a presença dos palestrantes, coordenadores e professores e falou da importância de uma instituição pública poder firmar parcerias para difundir cultura e informação.

 

A presidente da Escola do Legislativo, Vereadora Edna Martins abriu o minicurso no período da tarde e falou da importância do resgate da história dos povos indígenas. “A proposta do Concurso com a temática indígena possibilita que a diversidade cultural e étnico-racial seja trabalhada de forma a promover o reconhecimento das contribuições culturais e sociais desses povos e sua inserção como cidadãos”, destacou.

 

A promoção do Concurso de Desenho dá continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido desde o ano passado com a temática indígena em Araraquara – atualmente restrita ao espaço acadêmico da universidade – para sensibilizar estudantes e seus familiares, professores e gestores escolares a respeito da existência de uma história da população indígena no município.

 

O minicurso foi ministrado pelos professores doutores Robson Rodrigues e Grasiela Lima, ambos da Fundação Araporã. Robson é graduado em Ciências Sociais e especializado em Etnologia Indígena pela Unesp, mestrado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo-MAE, doutorado em Arqueologia no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Antropologia pela Unesp.

 

Já Grasiela é graduada em Ciências Sociais pela Unesp, mestrado e doutorado em Sociologia pela Unesp.

 

A Fundação Araporã é uma instituição civil que tem por objetivos o desenvolvimento de pesquisas e cursos de formação na área da temática indígena e atua em parceria com instituições como o Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Mapa) e o Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria”. A Fundação buscou parceria com a Escola do Legislativo por existir afinidades nos objetivos do processo educacional para a cidadania com respeito à diversidade cultural e o Memorial da Câmara Municipal de Araraquara.

 

A próxima etapa do concurso acontece a partir de 30 de setembro a 30 de outubro com as inscrições e entrega dos desenhos. Os resultados serão divulgados no dia 20 de novembro e a solenidade de premiação está marcada para o dia 30 de novembro no Plenário da Câmara Municipal.

 

Os desenhos vencedores estarão expostos no saguão da Câmara Municipal no período de 30 de novembro a 11 de dezembro.

 

Escola do Legislativo


Publicado em: 25 de setembro de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Escola do Legislativo realiza palestra ‘Desconstruindo o TEA’

08 de setembro de 2025

A partir das 15 horas da quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara será palco de reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).   Com uma abordagem baseada em Neurop...



Fórum sobre TDAH e Altas Habilidades/Superdotação se encerra com foco em aprendizagem e emoções

02 de setembro de 2025

Foi encerrado na tarde da sexta-feira (29), no Plenário da Câmara Municipal, o ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) que integra o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Défic...



Educação e disfunções sensoriais abrem fórum sobre TDAH e altas habilidades na Câmara

01 de setembro de 2025

Educação, neurodiversidade e inclusão são os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) iniciado na quinta-feira (28) no Plenário da Câmara Municipal. As ativid...



2ª fase do Parlamento Jovem 2025 termina com curso e oficina na Câmara

29 de agosto de 2025

Alunos de 20 escolas da rede pública estadual e municipal estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (27) no Plenário da Câmara para a realização do último encontro da 2ª fase do programa “Parl...



Parlamento Jovem 2025: ‘Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo’ iniciam segunda fase do projeto

21 de agosto de 2025

Iniciada em maio, a edição do Parlamento Jovem (PJ) de 2025 chegou à segunda fase do projeto com a realização do “Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo”, nesta quarta-feira (20).   Alunos e p...



Ciclo de palestras na Câmara debaterá TDAH, superdotação e altas habilidades

21 de agosto de 2025

Educação, neurodiversidade e inclusão serão os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) este mês. As atividades acontecerão no Plenário da Câmara e integram o...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!