Publicado por: Foto: Governo de Mato Grosso do Sul
718
Os espaços dedicados à alimentação nos Centros de Educação e Recreação (CERs) foram o foco do Requerimento nº 1216/2025 enviado à Prefeitura pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos).
O parlamentar considera o Decreto Municipal nº 13.804/2025, que determina que os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) são destinados somente à alimentação de alunos matriculados nas unidades de ensino do município, sendo vedado o uso para alimentação de servidores e demais colaboradores.
O documento pontua, no entanto, que esses profissionais permanecem no ambiente de trabalho por longas jornadas e que “é responsabilidade do Município garantir estrutura mínima para que os servidores possam realizar suas refeições com dignidade”.
Angeli solicita ao Executivo um levantamento atualizado dos CERs que possuem geladeira, micro-ondas e espaço adequado para alimentação dos servidores. Ele pergunta, ainda, sobre a existência de planejamento e previsão orçamentária para compra e instalação desses equipamentos nos CERs que ainda não os possuem.
“Quais medidas estão sendo adotadas para garantir condições adequadas de alimentação e descanso aos profissionais da educação infantil, respeitando o Decreto nº 13.804/2025?”, questiona o vereador.
Para o presidente da Câmara, é fundamental que os profissionais da educação tenham assegurado um espaço digno para realizar suas refeições, especialmente diante das longas jornadas que enfrentam diariamente.
“Reconhecemos que os recursos do PNAE devem ser utilizados exclusivamente para a alimentação dos alunos, conforme determina o decreto, mas isso não isenta o Município da responsabilidade de garantir infraestrutura mínima para os trabalhadores da educação. Espaços adequados para refeições contribuem para a valorização dos nossos servidores e para a qualidade do ambiente de trabalho”, pontua Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 43ª Sessão Ordinária da atual legislatura da Câmara de Araraquara, realizada nesta terça-feira (25), teve aprovação de 12 projetos, um veto mantido e adiamento da discussão de quatro propostas...
A Prefeitura Municipal de Araraquara divulgou no site da instituição o novo endereço de atendimento da Secretaria Municipal de Esportes de Araraquara, que passa a ser no primeiro andar do prédio an...
A equipe de judô da Fundesport Araraquara teve desempenho de destaque no XII Open Regional Mogiana de Judô, realizado na sexta-feira (22), pela Federação Paulista de Judô e pela 12ª Delegacia Mogia...
Em sua 3ª edição, o Natal Sem Fome será realizado no sábado (6), sob o lema “Doe alimentos e alimente esperanças”. A iniciativa, regulamentada pela Lei Municipal nº 10.724/23, busca arrecadar produ...
A equipe de bocha da Fundesport Araraquara conquistou o título estadual da Copa União de Bocha 2025 (Série Prata), após uma campanha marcada por regularidade e alto rendimento. O campeonato, que re...
A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.