191
Ministrada pelo economista Sebastião Neto Ribeiro Guedes, a terceira palestra do ciclo ‘Luzes para o Amanhã’, intitulada “Estado e mudanças institucionais: que instituições queremos para o futuro?”, aconteceu, na quarta-feira (18), no Plenário da Casa de Leis. O evento foi promovido pela Escola de Governo do Município de Araraquara (EGMA), em parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal.
De acordo com o palestrante, as instituições são sociais e, para existir, precisam de pessoas, de regras que garantam as atividades e um senso comum que as justifique. Alguns exemplos citados foram dinheiro, língua, propriedade, empresa e o Estado, que foi o alvo das explanações.
Guedes apresentou um panorama econômico sobre as instituições, destacando as características de quatro modelos: conservador, liberal, socialista e reformista progressista. O especialista também pontuou quais deles estiveram presentes ao longo da história do Brasil até o momento atual, que, segundo ele, vive um modelo, ao mesmo tempo, liberal e conservador, no qual a democracia está sob risco.
Para o futuro, o palestrante apontou como possibilidades da nova institucionalidade: “o crescimento econômico para construir uma nova conciliação de classes”; o “não agravamento das condições externas hoje bastante adversas (baixo crescimento econômico mundial, conflito EUA-China, protecionismo mundial)”, e a “conservação de alguma unidade no arco político-ideológico heterogêneo que soldou a aliança liberal-conservadora”. “As instituições podem prover a sociedade para a consolidação de um projeto coletivo, mas, para isso, é preciso uma base madura”, afirmou Guedes.
Ciclo de Palestras Luzes para o Amanhã
Segundo o professor de Economia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e diretor da EGMA, Valdemir Pires, o objetivo do ciclo de palestras é promover o debate sobre temas emergentes do mundo atual, que impactam a vida coletiva, a governabilidade e a governança pública, apontando caminhos para a atuação do poder público em seus diversos níveis, principalmente o municipal.
As palestras são abertas à comunidade, mas têm por público-alvo específico políticos, funcionários públicos municipais, militantes de conselhos e dos movimentos sociais e estudantes de Administração Pública e áreas próximas.
Sobre o palestrante
O professor doutor Sebastião Neto Ribeiro Guedes é economista e professor livre-docente do departamento de Economia da Unesp/FCLAr, onde leciona nos cursos de graduação e pós-graduação em Economia.
Confira as fotos aqui.
Publicado em: 19 de setembro de 2019
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Escola do Legislativo (EL) e a Gerência de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal de Araraquara, realizam na quinta-feira (28), das 13 às 17 horas, o cur...
Com o objetivo de preparar os vereadores, tanto novos quanto reeleitos, para os desafios do mandato 2025 a 2028, a Escola do Legislativo (EL) promoverá, na segunda-feira (25), às 14 horas, o curso...
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e fornecer ferramentas para que as pessoas possam ter a privacidade de seu...
O crescimento acelerado da população idosa é realidade no Brasil. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, em 2030, haverá mais brasileiros com idade superior...
Iniciada em abril de 2024, a 10ª edição do Parlamento Jovem (PJ) chegou ao fim com a realização da Sessão Oficial na tarde da quinta-feira (31). O projeto, organizado pela Escola do Legislativo (EL...
A Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2024 será realizada nesta quinta-feira (31), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.