Publicado por: Foto: Douglas Braz
307
Na noite da sexta-feira (30), a Câmara Municipal de Araraquara realizou Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Araraquarense ao ex-presidente da República Michel Temer. A indicação para a homenagem é de autoria da Mesa Diretora de 2011, então presidida pelo vereador Aluisio Boi (MDB), conforme o Decreto Legislativo nº 762/11.
De acordo com Boi, o título estava previsto para ser entregue há 11 anos, mas a homenagem se concretizou somente nesta sexta-feira. “Sinto-me honrado em dizer que o ex-presidente Michel Temer agora é um cidadão araraquarense. Quando fui presidente dessa Casa de Leis pela primeira vez, Michel Temer era o vice-presidente do país e destinou vários recursos federais para Araraquara, que foram responsáveis por cinco unidades de saúde no município, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Na ocasião, porém, a agenda do homenageado era bastante complexa por ser um líder político. Hoje ele recebe uma nova certidão de nascimento, porque passa a ser filho dessa terra”, acrescentou o presidente da Câmara.
Para o homenageado, “uma coisa é você ser cidadão em sua cidade natal, outra é ser reconhecido como alguém que merece ser integrante do município da grandeza e qualificação de Araraquara. Esse título que foi me concedido engrandece meu currículo. Nesse período, houve verbas federais para Araraquara, de modo que me sinto muito honrado por essa homenagem oferecida pela Câmara Municipal e que diz respeito às qualidades da cidade e de seus habitantes”, afirmou Temer.
O ex-prefeito e ex-deputado Marcelo Barbieri salientou que a indicação de Michel Temer ao título de Cidadão Araraquarense foi bastante justa e ocorreu na ocasião em que ele era prefeito de Araraquara. “Michel Temer é merecedor dessa homenagem e isso engrandece a Câmara Municipal pelas boas práticas de interesse da população e do povo araraquarense.”
Sobre o homenageado
Michel Temer foi o 37º presidente do Brasil (2016-2018) pelo MDB. Sua trajetória política iniciou-se como deputado federal, em 1987, por São Paulo. Ele participou da Constituinte, encerrando o primeiro mandato em 1991. Tomou posse como deputado federal em 1993, 1995, 1999, 2003 e 2007. Ocupou por três vezes a presidência da Câmara dos Deputados (1997-1999, 1999-2001 e 2009-2010).
Deputado federal por seis mandatos, foi apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), em 2009, como parlamentar mais influente do Congresso Nacional. E, por vários anos, esteve entre os mais influentes deputados do Brasil.
Licenciou-se do mandato de deputado federal, na Legislatura 1991-1995, para exercer o cargo de Secretário dos Negócios da Segurança Pública do Estado de São Paulo, de janeiro de 1993 a abril de 1994. Licenciou-se novamente do mandato de deputado federal, no cargo de Presidente da Mesa, na Legislatura 2007-2011, para participar de Missão Diplomática.
Renunciou ao mandato de deputado federal, na legislatura 2007-2011, para assumir o mandato de vice-presidente da República Federativa do Brasil, em 30 de dezembro de 2010.
Formação
Advogado, professor e escritor, Michel Miguel Elias Temer Lulia nasceu em Tietê (SP), no dia 23 de setembro de 1940. Caçula de oito irmãos, Temer estudou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo do São Francisco. Possui o título de Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.
Autor dos livros “Constituição e Política”, “Territórios Federais nas Constituições Brasileiras e Seus Direitos na Constituinte” e “Elementos do Direito Constitucional”, Temer é considerado um dos maiores constitucionalistas do País. Em 2012, recebeu o título Doutor Honoris Causa do Instituto de Direito Público (IDP) e da Universidade Fundação Instituto de Ensino para Osasco (Unifieo), por sua atuação no campo jurídico e político brasileiro.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...
Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...
Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...
No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...
A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...
A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.