Notícias



Exame para diagnóstico de doenças musculares é realizado no SUS apenas por indicação médica

Vereador Rafael de Angeli (Republicanos) havia questionado se o procedimento era de rotina

Publicado por: Foto: Freepik

315


A creatinofosfoquinase (CPK) é uma enzima presente nos músculos, no coração e no cérebro, sendo sua dosagem utilizada para diagnosticar doenças neuromusculares e cardíacas. “A realização do exame de CPK em recém-nascido pode identificar precocemente doenças musculares congênitas, permitindo um acompanhamento especializado e garantindo que medidas preventivas e terapêuticas sejam adotadas, aumentando significativamente a qualidade de vida da criança”, aponta o presidente da Câmara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos).

 

O parlamentar enviou o Requerimento nº 782/2025 à Prefeitura, solicitando informações sobre a realização do exame de CPK em recém-nascidos no município. Em resposta, a Prefeitura informa que o procedimento não integra a lista de exames de rotina do pré-natal, sendo realizado por indicação médica em casos de gestantes com histórico ou suspeita de cardiopatias.

 

“Ressaltamos ainda que o exame de CPK é habitualmente indicado por especialistas como cardiologistas e clínicos gerais, e pode ser utilizado em recém-nascidos quando há indícios específicos de patologias musculares congênitas”, frisa o prefeito Dr. Lapena no documento.

 

Ele acrescenta que o acompanhamento pré-natal é realizado de forma sistemática e integral nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF), conforme diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Além disso, o prefeito Dr. Lapena afirma que “o município conta com estrutura laboratorial qualificada, incluindo os serviços da Santa Casa e de laboratórios privados conveniados à Secretaria Municipal da Saúde, que disponibilizam os resultados com agilidade, geralmente em menos de duas horas”.

 

De acordo com a resposta encaminhada, no Centro Regional de Reabilitação (CER), o Município também dispõe de pediatra especializado para a detecção de patologias musculares, bem como para a realização de estímulos precoces.

 

Em relação à existência de um planejamento para incluir o exame no pré-natal de rotina, ele explica que não há ações planejadas neste sentido. Quanto ao impacto financeiro, estima-se que o investimento mensal seria de aproximadamente R$ 5,4 mil, totalizando cerca de R$ 64,8 mil ao ano, considerando a média de 300 nascimentos mensais no município.

 

“Ainda assim, esta administração mantém-se aberta ao diálogo e à análise de viabilidade para futura implementação, caso haja disponibilidade orçamentária e aporte de recursos adicionais”, conclui o prefeito.

 

“Sabemos que o diagnóstico precoce pode mudar completamente o futuro de uma criança com doenças musculares congênitas. Nosso objetivo com esse questionamento foi justamente abrir espaço para esse debate e buscar caminhos para fortalecer o cuidado com a primeira infância. Continuamos atentos às possibilidades de ampliação dos exames nos recém-nascidos, respeitando os critérios técnicos, mas sempre com foco na prevenção e na qualidade de vida das famílias”, afirma o vereador Rafael de Angeli.


Publicado em: 06 de junho de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara rejeita suspensão de mandato do vereador Balda; confira resumo da Sessão

12 de agosto de 2025

  Quatro projetos foram debatidos e votados na Sessão Ordinária desta terça-feira (12) na Câmara. Os vereadores de Araraquara rejeitaram o Projeto de Resolução que pedia a suspensão do mandato de...



Suspensão do vereador Balda é rejeitada por 9 votos a 8

12 de agosto de 2025

  Durante a 28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara, na tarde desta terça-feira (12), foi colocado em votação o Projeto de Resolução de autoria do Conselho de Ética e Decoro Parlame...



‘Dia Municipal das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação’ é celebrado com palestra na Câmara

12 de agosto de 2025

O Plenário da Câmara recebeu, na segunda-feira (11), uma palestra como parte das atividades do “Dia Municipal das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)”, criado pela Lei nº 10.457/2022...



Câmara participa de lançamento de projeto de judô na escola do Maria Luiza

12 de agosto de 2025

A Câmara Municipal participou do evento de lançamento e de entrega de kits e uniformes do Projeto Superação de Judô, na Emef “Ruth Villaça Correia Leite Cardoso”, no Jardim Maria Luiza.   O event...



Prefeitura afirma que 'Operação Saturação' não envolveu uso de força ou ações coercitivas

12 de agosto de 2025

A “Operação Saturação”, realizada na Praça Santa Cruz, no dia 28 de maio, motivou o Requerimento nº 902/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Filipa Brunelli (PT). Segundo resposta da Secretari...



PAT (12/08/25)

12 de agosto de 2025

O PAT Araraquara está com vagas abertas para diferentes áreas, incluindo auxiliar administrativo, auxiliar de refrigeração, auxiliar operacional para jardinagem, babá, cozinheiro(a) PCD para mercad...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!