1123
No início do mês de outubro, o vereador Marcos Garrido (Patriota) protocolou o Requerimento nº 814/2022, solicitando esclarecimentos sobre a disponibilidade de contrastes para realização de procedimentos médicos na rede pública municipal de saúde, especialmente em casos de pacientes com problemas cardiovasculares, inflamatórios e com suspeita de tumores.
Em resposta, a Secretaria da Saúde alegou que existem fatores que dificultam a realização de alguns procedimentos que dependem de contraste iodado, entre eles o aumento da demanda pós pandemia; a situação da Covid no resto do mundo e seus impactos no comércio mundial; a escassez de iodo; e a interrupção provisória do fornecimento de contrastes por uma das empresas importante do mercado.
O setor completou informando que a falta de contrastes é global e que recebeu orientações do Ministério da Saúde para avaliar o estoque disponível, priorizar procedimentos em pacientes de maior risco e em condições de urgência, evitar desperdícios, e considerar o uso de métodos alternativos.
Sobre a obtenção de novos materiais, o órgão esclarece que está seguindo todos os trâmites para a aquisição de 750 frascos de contrastes não iônicos para tomografias e outros procedimentos.
“Foram entregues, até o dia 17 de outubro, 440 dos 750 propostos dentro da Ata de Registro de Preços. O saldo remanescente deverá ser entregue em até 90 dias, em três fornecimentos parciais”, completa.
Por fim, a Secretaria afirmou que os contrastes serão utilizados respeitando todas as premissas, cabendo aos profissionais da saúde avaliar a gravidade de cada caso e encaminhar, se necessário, o paciente em regime de urgência.
Todas as informações dadas na resposta foram comprovadas com documentos que foram anexados e podem ser analisados na íntegra no documento de resposta.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara de Araraquara aprovou, nesta terça-feira (4), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que estabelece um orçamento de R$ 1,9 bilhão, e outros dois projetos de lei. Os trabalhos legisl...
A equipe de capoeira da Fundesport/Araraquara conquistou o título de campeã por equipes no Campeonato Paulista de Capoeira, realizado em Santo André no fim de outubro. Os atletas araraquarenses som...
Araraquara foi destaque nos Jogos da Melhor Idade (Jomi), cuja fase final estadual foi disputada entre os dias 22 e 28 de outubro, em São João da Boa Vista. A atleta Sara Reame brilhou na prova de...
Estão abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2026. As pessoas acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental (da 1ª até a 8ª série, atual...
A FliSolzinha chega, nesta quarta-feira (5), às 8h30, ao Assentamento Monte Alegre de Araraquara, levando música, poesia e encantamento às crianças do campo com o espetáculo “Maria Kubrusly e seu v...
Por meio da Indicação nº 5032/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere que a Prefeitura realize a instalação de bebedouro, lixeiras e uma caçamba de lixo na Pr...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.