Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA
1532
O vereador Rafael de Angeli esteve na unidade para apurar a situação
Apenas uma merendeira para atender 84 crianças. Esse é um dos principais problemas enfrentados no Centro de Educação e Recreação (CER) “Profª Honorina Comelli Lia”, onde o vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve nesta terça-feira (4).
Tal situação fez com que fosse necessária uma adaptação para que as crianças pudessem ser atendidas. No entanto, o jantar ficou comprometido, pois na semana passada elas foram alimentadas com pão e leite ou suco e biscoito. Para conferir o que aconteceu, o parlamentar conversou com funcionários da unidade. “Com a reforma da creche, as merendeiras foram divididas entre dois espaços, ficando duas em cada local. Porém, com a saída de uma das merendeiras, aprovada em concurso público para agente educacional, para outra unidade, ficou apenas uma para atender todas as crianças”, explicaram, lembrando que a adaptação teria duração de 12 dias.
A funcionária responsável pela merenda diz que, por estar sozinha, falta tempo. “Além de fazer, temos que servir, lavar, acaba sendo muita coisa para uma pessoa só. No outro local, as duas merendeiras só cozinham”, detalhou.
Durante a visita de Angeli, a Gerência de Alimentação esteve no local fazendo uma vistoria. “A prioridade da Secretaria de Educação é uma boa alimentação. Temos uma equipe formada por nutricionistas e técnicas. Além disso, as merendeiras realizam treinamentos e fazemos visitas técnicas. São alimentos de qualidade, provenientes de agricultura familiar”, afirmaram as servidoras.
Ameaças
A única agente operacional da creche relatou o desvio e acúmulo de funções. “Minha atribuição seria atender a portaria, mas não é o que tem ocorrido. Tenho que varrer, limpar as crianças, além de limpar os espaços da unidade, que não é pequena”.
Ela relatou ao vereador que já recebeu ameaças por reclamar. “Cheguei a ouvir que se não fizesse o que falassem, nunca mais atuaria aqui em Araraquara”.
Angeli entrará em contato com Clélia Mara Santos, secretária municipal de Educação, para que os problemas sejam corrigidos o quanto antes. “Chega a ser um absurdo o que estamos presenciando: suco com biscoito no lugar da janta e desvios de funções que ocasionam até mesmo em doenças graves, não somente neste Centro de Educação. Na maioria dos casos, o problema é decorrente do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) da Prefeitura, que sobrecarrega os funcionários. Vamos cobrar soluções urgentes para todos os casos”, finaliza.
Confira as fotos aqui
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Com uma proposta que reflete as vivências e experiências dos seus integrantes, a banda Fenícia apresenta canções autorais de trabalhos anteriores e seu novo EP “Meu Bem”, comemorando duas d...
Seletiva vôlei masculino A Fundesport realiza no sábado (21), às 14 horas, seletiva para formação da equipe de vôlei masculino – categoria infanto. Podem participar atletas nascidos nos anos de 20...
Uma Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (19) marcou a entrega do Diploma de Reconhecimento Público à Associação dos Ciclistas do Morada do Sol MTB. Dezenas de integrantes da entidade compare...
Músicos, grupos e artistas com CNPJ ou MEI sediados no município podem participar das inscrições para o chamamento público de propostas artísticas para os projetos “Choro das Águas” e “Circuito Cul...
Estão abertas as inscrições para as Oficinas Culturais Municipais 2026 em Araraquara, com cerca de 4 mil vagas gratuitas para crianças, jovens e adultos. O programa, promovido pela Secretaria Munic...
Os cursos gratuitos de idiomas oferecidos pelos Centros de Estudos de Línguas (CELs) nas cidades de Araraquara, Américo Brasiliense, Matão e São Carlos estão com matrículas abertas. As oportunidade...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.