Publicado por: Foto: ArtPhoto_studio/Freepik
1519
No Requerimento nº 726/2022, protocolado em agosto de 2022, o vereador Lineu Carlos de Assis (Novo) solicitou informações sobre a realização de cirurgias de reconstrução mamária em mulheres submetidas à mastectomia e, como resposta, recebeu a informação de que havia 22 mulheres aguardando a realização do procedimento, sendo uma delas desde 2015.
Em novembro do ano seguinte, outro requerimento foi protocolado pelo parlamentar, nº 925/2023, solicitando a atualização das informações e, como resposta, foi informado que ainda havia 19 mulheres aguardando e que, devido à saída do médico responsável, desde dezembro de 2022 nenhum procedimento deste tipo havia sido feito.
Ainda na resposta, o coordenador executivo de Assistência Especializada, Misael Emilio, afirmou que “esse procedimento será contemplado no mutirão, visto o compromisso do hospital executante em viabilizar a realização ainda no início de 2024”.
Em 14 de dezembro do ano passado, durante Audiência Pública para esclarecimentos sobre recursos para a área de saúde em Araraquara, a secretária municipal da Saúde na época, Eliana Honain, respondeu um questionamento de Assis sobre o tema, reafirmando que as mulheres que estavam aguardando o procedimento seriam incluídas no mutirão e que a Santa Casa havia sido recentemente credenciada para a realização desses procedimentos.
Por isso, o vereador apresentou, no início de junho deste ano, um novo requerimento à Prefeitura, solicitando atualização das informações sobre o assunto e em resposta, o coordenador executivo de Assistência Especializada informou que o mutirão está sendo realizado em diversas especialidades, incluindo procedimentos cirúrgicos represados, com recursos disponibilizados pelo Governo Federal. “Em relação às 19 pacientes que aguardam o procedimento de reconstrução mamária, informamos que ainda não foram atendidas.”
Emilio explica que a pasta enfrentava dificuldades na contratação de um profissional médico especialista em cirurgia plástica pelo município, e o corpo clínico da Santa Casa não contava com um profissional apto para o procedimento no momento do credenciamento no Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (Saips).
No entanto, com o apoio do mutirão e do município, a Secretaria conseguiu adesão de um cirurgião plástico com habilitação específica para este tipo de cirurgia em abril deste ano e solicitou a reabertura do credenciamento.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Dança Danças de Pernambuco que unem o brincar ao ritmo e à resistência. Entre passos vibrantes, cantos, jogos corporais e musicalidade, as aulas promovem vivências coletivas que valorizam a tradiç...
Futebol Pela 7ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, a Ferroviária recebe o São Bento no domingo (1), às 18 horas, na Fonte Luminosa. O jogo terá transmissão ao vivo no canal do YouTube Metr...
Uma Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal na noite de quinta-feira (29) homenageou José Eduardo Delfini com o Título de Cidadão Araraquarense. A honraria foi entregue por Alcindo Sabino...
Os candidatos inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 já podem consultar o resultado individual da chamada regular, disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministé...
A ferramenta de autoexclusão de sites de apostas é um serviço gratuito do Governo Federal criado para ajudar quem precisa se afastar dos jogos e retomar o controle da própria vida. Por meio desse s...
O Governo do Estado de São Paulo disponibiliza um serviço online exclusivo para o registro de denúncias de maus-tratos contra animais. A acusação pode ser realizada de forma anônima por meio da Del...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.