Publicado por: Foto: ArtPhoto_studio/Freepik
1506
No Requerimento nº 726/2022, protocolado em agosto de 2022, o vereador Lineu Carlos de Assis (Novo) solicitou informações sobre a realização de cirurgias de reconstrução mamária em mulheres submetidas à mastectomia e, como resposta, recebeu a informação de que havia 22 mulheres aguardando a realização do procedimento, sendo uma delas desde 2015.
Em novembro do ano seguinte, outro requerimento foi protocolado pelo parlamentar, nº 925/2023, solicitando a atualização das informações e, como resposta, foi informado que ainda havia 19 mulheres aguardando e que, devido à saída do médico responsável, desde dezembro de 2022 nenhum procedimento deste tipo havia sido feito.
Ainda na resposta, o coordenador executivo de Assistência Especializada, Misael Emilio, afirmou que “esse procedimento será contemplado no mutirão, visto o compromisso do hospital executante em viabilizar a realização ainda no início de 2024”.
Em 14 de dezembro do ano passado, durante Audiência Pública para esclarecimentos sobre recursos para a área de saúde em Araraquara, a secretária municipal da Saúde na época, Eliana Honain, respondeu um questionamento de Assis sobre o tema, reafirmando que as mulheres que estavam aguardando o procedimento seriam incluídas no mutirão e que a Santa Casa havia sido recentemente credenciada para a realização desses procedimentos.
Por isso, o vereador apresentou, no início de junho deste ano, um novo requerimento à Prefeitura, solicitando atualização das informações sobre o assunto e em resposta, o coordenador executivo de Assistência Especializada informou que o mutirão está sendo realizado em diversas especialidades, incluindo procedimentos cirúrgicos represados, com recursos disponibilizados pelo Governo Federal. “Em relação às 19 pacientes que aguardam o procedimento de reconstrução mamária, informamos que ainda não foram atendidas.”
Emilio explica que a pasta enfrentava dificuldades na contratação de um profissional médico especialista em cirurgia plástica pelo município, e o corpo clínico da Santa Casa não contava com um profissional apto para o procedimento no momento do credenciamento no Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (Saips).
No entanto, com o apoio do mutirão e do município, a Secretaria conseguiu adesão de um cirurgião plástico com habilitação específica para este tipo de cirurgia em abril deste ano e solicitou a reabertura do credenciamento.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A criação do “Programa Mais Música nas Escolas”, voltado para o ensino da teoria e prática musical nas unidades da rede pública municipal, foi autorizada durante a Sessão Ordinária realizada...
Os vereadores de Araraquara aprovaram, na Sessão Ordinária de terça-feira (27), a criação de uma Câmara Técnica com o objetivo de estudar a viabilidade e propor medidas para implantação do piso...
Na tarde de terça-feira, o Plenário da Câmara autorizou, em segundo turno, o Projeto de Lei Complementar nº 14/2025, permitindo que estabelecimentos comerciais coloquem mesas e cadeiras em praça...
A Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos dos Idosos protocolou duas Indicações solicitando que a Prefeitura dê continuidade a um projeto social, esportivo e cultural desenvolvido n...
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Araraquara, abriu chamamento público para a contratação de projetos no formato d...
A Prefeitura de Araraquara, em parceria com o Senai, abriu inscrições para o curso gratuito de Aperfeiçoamento Profissional em Técnicas para Elevação de Alvenaria sem Função Estrutural, voltado à q...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.