283
Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trabalhados), foram discutidos em Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara de Araraquara, na quinta-feira (21). O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro TV), Facebook e YouTube.
Os debates foram conduzidos pela vereadora Filipa Brunelli (PT) e contaram com a participação de Tagino Alves dos Santos, advogado e relator da Comissão da Verdade sobre Escravidão Negra no Brasil, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Campinas-SP; Pedro Carvalho, assessor parlamentar da deputada do PSOL; e do vereador Guilherme Bianco (PCdoB).
Durante quase duas horas, o público, formado por funcionários da iniciativa pública e privada, estudantes universitários e representantes de partidos políticos, relatou suas experiências pessoais de como as atuais jornadas de trabalho afetam a vida e a saúde física e mental dos profissionais.
Carvalho deu início às falas da noite, lembrando a importância do trabalho digno para a população e compartilhando a história vivida durante sua atuação em um restaurante, com acúmulo de funções e exercendo atividades que excediam a carga horária regulamentada em lei. “Isso é o que acontece com a maioria das pessoas que trabalha na escala 6x1, que estão expostas a um tipo de exploração do capitalismo e que vai muito além daquilo que a gente pode aceitar”, desabafou.
Em seguida, Santos destacou as mudanças da legislação que rege as relações de trabalho em todo o Brasil ao longo das décadas, destacando a participação popular nas mais diversas fases desse processo. O advogado também citou exemplos bem-sucedidos em outros países para justificar seu apoio à PEC. “A Inglaterra fez um teste no ano passado e uma pesquisa indicou que a redução na carga de trabalho semanal não prejudicou o andamento dos trabalhos e nem o faturamento da empresa.”
Para Filipa, que organizou as discussões na Câmara, a abordagem do tema é válida, mas precisa ser encarada por outras perspectivas. “Não podemos ser ingênuos achando que isso vai resolver a problemática do trabalho e da exploração da classe trabalhadora, pois quando a gente leva isso para o senso comum, a população não se reconhece como classe trabalhadora”, concluiu a vereadora.
O público também pôde manifestar suas opiniões sobre o tema, contando na audiência como a atividade profissional em escalas com, no máximo, uma ou duas folgas semanais, estão afetando suas rotinas, relacionamentos e a saúde mental.
No final das discussões, Filipa afirmou que os diálogos feitos durante a audiência constarão em um documento que será encaminhado para as lideranças políticas no Congresso Nacional. “O que a gente fez hoje aqui foi explicitar o que é ser contra a escala 6x1 e apresentar mecanismos de enfrentamento a ela. Com isso, mostramos que é possível romper com esse modelo, sem causar impactos à economia e garantir, de fato, os direitos dos trabalhadores.”
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
No 1º dia do ano, em Sessão Solene de Posse, realizada no auditório do Distrito Revee (antigo Cear), Rafael de Angeli (Republicanos) – presidente, Emanoel Sponton (Progressistas) – vice-presidente,...
O ano novo araraquarense já começou com a Casa de Leis renovada, a partir da Sessão Solene de Posse dos 18 vereadores, prefeito e vice-prefeita eleitos em 2024, e com a instalação da 19ª...
Na tarde desta quarta-feira (1º), aconteceu a Sessão Solene de Posse dos 18 vereadores, prefeito e vice-prefeita eleitos em 2024 e a instalação da 19ª Legislatura, para o mandato de 2025 a 2028. Co...
A Câmara Municipal de Araraquara realizou, na tarde desta sexta-feira (27), uma Sessão Extraordinária para a apreciação de três projetos referentes a créditos para a cidade, todos em caráter de...
Oficina Desde pequenos desenhos até as iniciais do seu nome, você pode expressar sua criatividade através da criação de um penduricalho têxtil utilizando tecidos e pontos de bordado! Este é o mome...
Corrida de rua A tradicional Corrida de Santo Onofre, que ocorre no dia 31 de dezembro, com largada às 8 horas na Praça Scalamandré Sobrinho, na Vila Ferroviária, está com inscrições abertas no li...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.