Notícias



Frente Parlamentar de Direito à Cidade apresenta relatório final dos trabalhos

Documento foi lido e aprovado na última Sessão Ordinária; comissão de estudos foi formada por Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT) e Marcos Garrido (Patriota)


O relatório final dos trabalhos da Comissão Especial de Estudos denominada “Frente Parlamentar de Direito à Cidade” foi apresentado e aprovado na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na terça-feira (26). O texto foi lido pela presidenta da frente parlamentar, Fabi Virgílio (PT).

Também integraram a comissão a vereadora Filipa Brunelli (PT) e o vereador Marcos Garrido (Patriota). O grupo de estudos, que atuou no período entre 2021 e 2023, buscou estimular ações para o respeito à diversidade, ao convívio e à tolerância.

Fabi explicou que a frente parlamentar foi um “importante instrumento propositivo que tem como objetivo promover uma cidade acessível a todos os cidadãos de todas as regiões da cidade”.

Quatro projetos de lei originados na frente parlamentar foram aprovados pela Câmara: a permissão para instalação e uso de parklets/vaga viva; a proibição de emprego e manutenção de técnicas construtivas hostis em espaços livres de uso público; o tombamento provisório do patrimônio ambiental Floresta Paludosa (Jardim Ipanema); e o tombamento provisório do patrimônio ambiental da Floresta de Angicos Pretos (no entorno do Cemitério dos Britos).

A comissão realizou seis reuniões em 2021, cinco em 2022 e três em 2023. Foram feitas também três mesas redondas (“A cidade é de todos?”, “A felicidade no desenvolvimento da cidade é possível” e “20 anos de Estatuto da Cidade”).

A frente parlamentar ainda organizou sete audiências públicas e enviou oito indicações e dois requerimentos para a Prefeitura, além de outras ações.

“Ter por três anos uma frente aguerrida, que oportunizou a participação popular, que foi de extrema importância para que pudéssemos entender, perceber, discutir e fazer acontecer ideias, projetos e ações lindas, foi de um enriquecimento valioso para a nossa cidade. Colaboramos para que a nossa amada e querida Morada do Sol evoluísse um pouquinho mais, e isso é sensacional. Minha gratidão a todos os que participaram”, afirmou Fabi.


Publicado em: 01 de abril de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Fatec – Vestibular (29/04)

29 de abril de 2024

Com 160 vagas disponíveis em quatro cursos gratuitos na unidade de Araraquara, o Vestibular do 2º semestre da Faculdade de Tecnologia (Fatec) está com inscrições abertas. Até o dia 7 de junho, medi...



Pint of Science (29/04)

29 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



‘Araraquara em Dia’

29 de abril de 2024

Termina nesta terça-feira (30), o prazo para adesão e apresentação de propostas ao “Araraquara em Dia”, programa de transação extrajudicial. O contribuinte interessado deve apresentar sua proposta...



Covid-19 e dengue (29/04)

29 de abril de 2024

Araraquara registrou, nesta segunda-feira (29), mais 5 casos positivos de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.120 casos confirmados em 2024. Um paciente de outro município está internado em enferma...



Devido a mato alto e infestações de pragas, zeladoria em praças é questionada

29 de abril de 2024

Após receber várias reclamações de cidadãos sobre mato alto em praças e canteiros centrais, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) enviou, recentemente, o Requerimento nº 216/2024 à Prefeitura,...



Agenda Cultural – 26/04

26 de abril de 2024

Feiras Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedo...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!