2397
O relatório final dos trabalhos da Comissão Especial de Estudos denominada “Frente Parlamentar de Direito à Cidade” foi apresentado e aprovado na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na terça-feira (26). O texto foi lido pela presidenta da frente parlamentar, Fabi Virgílio (PT).
Também integraram a comissão a vereadora Filipa Brunelli (PT) e o vereador Marcos Garrido (Patriota). O grupo de estudos, que atuou no período entre 2021 e 2023, buscou estimular ações para o respeito à diversidade, ao convívio e à tolerância.
Fabi explicou que a frente parlamentar foi um “importante instrumento propositivo que tem como objetivo promover uma cidade acessível a todos os cidadãos de todas as regiões da cidade”.
Quatro projetos de lei originados na frente parlamentar foram aprovados pela Câmara: a permissão para instalação e uso de parklets/vaga viva; a proibição de emprego e manutenção de técnicas construtivas hostis em espaços livres de uso público; o tombamento provisório do patrimônio ambiental Floresta Paludosa (Jardim Ipanema); e o tombamento provisório do patrimônio ambiental da Floresta de Angicos Pretos (no entorno do Cemitério dos Britos).
A comissão realizou seis reuniões em 2021, cinco em 2022 e três em 2023. Foram feitas também três mesas redondas (“A cidade é de todos?”, “A felicidade no desenvolvimento da cidade é possível” e “20 anos de Estatuto da Cidade”).
A frente parlamentar ainda organizou sete audiências públicas e enviou oito indicações e dois requerimentos para a Prefeitura, além de outras ações.
“Ter por três anos uma frente aguerrida, que oportunizou a participação popular, que foi de extrema importância para que pudéssemos entender, perceber, discutir e fazer acontecer ideias, projetos e ações lindas, foi de um enriquecimento valioso para a nossa cidade. Colaboramos para que a nossa amada e querida Morada do Sol evoluísse um pouquinho mais, e isso é sensacional. Minha gratidão a todos os que participaram”, afirmou Fabi.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
No domingo (7) irá retornar a programação cultural do Choro das Águas, na Praça do Daae, na Fonte Luminosa. A programação gratuita começa às 16 horas, com a Feira de Artesanato, seguida pela contaç...
A Secretaria Municipal da Educação recebe até 30 de setemebro as inscrições para vagas na Educação Infantil referentes ao ano letivo de 2026, destinadas a crianças de 0 a 5 anos de idade. Gestantes...
Comunicado da Prefeitura informa que, a partir da próxima segunda-feira (8), os Conselhos Tutelares I e II passam a atender em novo endereço: Rua Gonçalves Dias (Rua 1), nº 468, piso superior, no C...
Nesta terça-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal, os vereadores discutiram e aprovaram 10 projetos. Foi aprovada a proposta das vereadoras do PT Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e Maria Pau...
O ciclo de Audiências Públicas para debate sobre o Plano Plurianual (PPA) de 2026 a 2029 foi aberto no Plenário da Câmara, na tarde de segunda-feira (1º), com apresentações das secretarias de Admin...
A educação infantil e o ensino fundamental de Araraquara têm, atualmente, 17.013 alunos matriculados. O dado foi obtido a partir de resposta da Secretaria Municipal de Educação ao Requerimento nº 1...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.