Notícias



Frente Parlamentar dos Idosos apresenta demandas a Secretaria da Saúde

Presidido pelo vereador Paulo Landim (PT), encontro também reuniu instituições filantrópicas da cidade que trabalham com idosos

Publicado por: Foto: Tiago Pavini

1116


Na quarta-feira (12), o Plenário da Câmara Municipal foi palco de mais uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos do Idosos, presidida pelo vereador Paulo Landim (PT). A pauta principal foi saúde, e contou com a presença da secretária municipal da Saúde, Emanuelle Laurenti, e com representantes das três instituições filantrópicas de Araraquara que trabalham com idosos: Asilo São Francisco, Lar Otoniel de Camargo e Vila Vicentina. Juntas, elas acolhem 194 idosos na cidade.

 

“É a terceira reunião da nossa Frente Parlamentar desde que foi criada. Foi um diálogo muito produtivo, e a secretária da Saúde, junto com sua equipe, foi muito atenciosa para atender e tentar solucionar as demandas trazidas pelas instituições”, disse Landim.

 

Os participantes abordaram a falta de insumos necessários para o atendimento e tratamento adequado aos idosos. Também conversaram sobre a importância de aproximar as universidades que contam com cursos na área de saúde, auxiliando no atendimento e também contribuindo para a formação profissional dos estudantes.

 

Discutiram ainda a necessidade de visitas da equipe da secretaria às três instituições, para conhecer melhor a realidade de cada uma. A sugestão foi aceita pela secretária, que se comprometeu a colocá-la em prática.

 

Também foram entregues relatórios para a equipe da saúde, com as principais demandas das instituições.

 

Todos os integrantes da Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Idosos estavam presentes: os vereadores Marcão da Saúde (MDB), Geani Trevisóli (PL), João Clemente (Progressistas) e Michel Kary (PL).

 

A reunião também contou com representantes das três instituições filantrópicas: Edson Janote, vice-presidente do Asilo São Francisco; Maria Cristina Santopietro, do Lar Otoniel de Camargo; e Sérgio Luís, presidente da Vila Vicentina.

 

Participaram ainda da reunião a subsecretária da Assistência Especializada da Saúde, Karina Maia; o chefe da Divisão de Reabilitação, Luís Garlippe; o subsecretário de Atenção Básica, Wagner Aparecido Prates; o chefe de Divisão de Eventos Culturais da Secretaria de Cultura, Marcelo Gigante; a assistente social do Creas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Marilda Aparecida Fernandes; e Lúcia Helena Bento, da Assessoria Especial de Políticas para Pessoas Idosas.

 

A próxima reunião da Frente Parlamentar está marcada para o dia 10 de dezembro, uma quarta-feira, às 10 horas, no Plenarinho da Câmara Municipal.

 

Emenda na LOA aprovada

A Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Idosos vem trabalhando para melhorar o acolhimento aos idosos. Em conjunto com todos os vereadores, a Frente Parlamentar construiu um pedido ao Executivo para que a sobra orçamentária da Casa de Leis seja destinada para as instituições. Essa prática ocorreu nas últimas gestões do Legislativo e do Executivo.

 

No ano passado, foram destinados R$ 700 mil para o Fundo Municipal do Idoso, que depois foram repassados para as três instituições. Essa verba garantiu o pagamento do 13º salário aos funcionários.

 

Além da indicação, novamente em um ato de união, a Frente Parlamentar e todos os 18 vereadores assinaram a inclusão de uma Emenda na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, prevendo a destinação de R$ 1 milhão para as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILIPIs). A Emenda já foi aprovada na 11ª Sessão Extraordinária da Câmara Municipal, realizada no início do mês.


Publicado em: 18 de novembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Programa de ensino musical em escolas municipais é aprovado na Câmara

28 de janeiro de 2026

    A criação do “Programa Mais Música nas Escolas”, voltado para o ensino da teoria e prática musical nas unidades da rede pública municipal, foi autorizada durante a Sessão Ordinária realizada...



Vereadores criam Câmara Técnica para estudar viabilidade de piso salarial de agentes de educação

28 de janeiro de 2026

  Os vereadores de Araraquara aprovaram, na Sessão Ordinária de terça-feira (27), a criação de uma Câmara Técnica com o objetivo de estudar a viabilidade e propor medidas para implantação do piso...



Projeto que autoriza mesas e cadeiras de bares e restaurantes em praças públicas é aprovado na Câmara

28 de janeiro de 2026

  Na tarde de terça-feira, o Plenário da Câmara autorizou, em segundo turno, o Projeto de Lei Complementar nº 14/2025, permitindo que estabelecimentos comerciais coloquem mesas e cadeiras em praça...



Frente parlamentar dos idosos pede continuidade de projeto social, esportivo e cultural na região Norte

28 de janeiro de 2026

  A Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos dos Idosos protocolou duas Indicações solicitando que a Prefeitura dê continuidade a um projeto social, esportivo e cultural desenvolvido n...



Oficinas culturais (Até 4/02)

28 de janeiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Araraquara, abriu chamamento público para a contratação de projetos no formato d...



Curso Senai (Até 30/01)

28 de janeiro de 2026

A Prefeitura de Araraquara, em parceria com o Senai, abriu inscrições para o curso gratuito de Aperfeiçoamento Profissional em Técnicas para Elevação de Alvenaria sem Função Estrutural, voltado à q...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!