3181
No dia 9 de dezembro, sábado, a partir das 8h30, no Plenário da Câmara Municipal, acontece o 1º Encontro Regional de Cannabis Medicinal, com o tema “Não espere precisar para defender!”. A atividade é organizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal, presidida pela vereadora Fabi Virgílio (PT) e com a participação do vice-presidente da Casa de Leis, vereador Aluísio Boi (MDB), e do vereador Marcos Garrido (Patriota).
O Brasil conta com aproximadamente 24 medicamentos à base de Cannabis sativa sendo comercializados. No entanto, os valores são extremamente altos, sendo possível o acesso a esses medicamentos somente por pessoas com maior poder aquisitivo. “Por isso, potencializar o processo de desconstrução dos mitos e preconceitos, e criar políticas públicas que possibilitem o acesso a todos os que necessitam sem a necessidade de judicialização são determinantes para as cidades”, pontua Fabi.
A vereadora destaca o neurocientista Sidarta Ribeiro, que diz que cerca de 1.500 anos antes de Cristo já se fazia uso medicinal da substância. “O Papiro de Ebers, daquela época, mostra o uso contra inflamação, já que a cannabis contém potentes anti-inflamatórios. E há outras substâncias na cannabis que não produzem efeitos psicoativos e são terapêuticos, estimulando o crescimento de ossos, e o uso como antiepilépticos, antiproliferativos e antibacterianos. A cannabis é uma farmacopeia, é uma planta que gera muitos usos diferentes de acordo com a combinação de substâncias.” A parlamentar completa que, por ser uma planta, a cannabis merece ser tratada assim. “Seu potencial terapêutico pode prover melhor qualidade de vida das pessoas com autismo, Parkinson, Alzheimer, doenças degenerativas, reumatismo, dores crônicas, epilepsia refratária etc.”, reforça.
“O encontro visa a ser um espaço de promoção de educação, prover visibilidade à pauta e fortalecer um movimento regional que possa se alicerçar no princípio fundante do SUS: a universalidade do acesso”, finaliza a presidenta da Frente.
Confira como a programação do encontro:
1ª Mesa – “Pelo direito de plantar, colher e fazer nosso próprio remédio”, com Maicon Silva, paciente canábico desde 2014, com HC para plantio e produção da própria medicação, e Stephani Ferrisi, farmacêutica pós-graduada em Cannabis Medicinal.
2ª Mesa – “Cannabis Medicinal: acesso, direito e dignidade”, com Enor Machado, presidente da Associação Flor da Vida, e André Gonzaga, professor assistente doutor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp.
3ª Mesa – “Políticas Públicas e avanços na pauta”, com Fabi Virgílio, vereadora e presidenta da Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal.
Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Dos 17 projetos que compuseram a pauta da 44ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (2), 11 foram aprovados e um veto foi mantido pela Câmara Municipal. Outras duas propostas foram rejei...
Para discutir alterações na Lei Complementar nº 18/1997, que institui o Código de Posturas do Município, o Plenário da Câmara Municipal recebeu uma Audiência Pública sobre o tema na tarde de segund...
A equipe mirim feminina da Fundesport/Araraquara conquistou no domingo (30) o título da Série Ouro da Associação Pró Voleibol (APV), no festival decisivo disputado em Araras (SP). Mostrando consist...
O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo promove, nesta sexta-feira (5), a partir das 18 horas, uma programação especial para marcar a abertura da exposição “Trilhos da Bola”, realizada pe...
A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” realiza, entre os dias 8 e 12 de dezembro, a Feira de Livro Solidária “Palavras que Alimentam”, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Fundart e Fu...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) disponibiliza nesta semana 26 vagas de emprego em diversas áreas, abrangendo desde funções operacionais até cargos de nível técnico e superior. Entre as...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.