Notícias



Frente Parlamentar promove 1º Encontro Regional de Cannabis Medicinal

Evento acontece no dia 9 de dezembro, a partir das 8h30, no Plenário da Câmara Municipal

2128


No dia 9 de dezembro, sábado, a partir das 8h30, no Plenário da Câmara Municipal, acontece o 1º Encontro Regional de Cannabis Medicinal, com o tema “Não espere precisar para defender!”. A atividade é organizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal, presidida pela vereadora Fabi Virgílio (PT) e com a participação do vice-presidente da Casa de Leis, vereador Aluísio Boi (MDB), e do vereador Marcos Garrido (Patriota).

O Brasil conta com aproximadamente 24 medicamentos à base de Cannabis sativa sendo comercializados. No entanto, os valores são extremamente altos, sendo possível o acesso a esses medicamentos somente por pessoas com maior poder aquisitivo. “Por isso, potencializar o processo de desconstrução dos mitos e preconceitos, e criar políticas públicas que possibilitem o acesso a todos os que necessitam sem a necessidade de judicialização são determinantes para as cidades”, pontua Fabi.

A vereadora destaca o neurocientista Sidarta Ribeiro, que diz que cerca de 1.500 anos antes de Cristo já se fazia uso medicinal da substância. “O Papiro de Ebers, daquela época, mostra o uso contra inflamação, já que a cannabis contém potentes anti-inflamatórios. E há outras substâncias na cannabis que não produzem efeitos psicoativos e são terapêuticos, estimulando o crescimento de ossos, e o uso como antiepilépticos, antiproliferativos e antibacterianos. A cannabis é uma farmacopeia, é uma planta que gera muitos usos diferentes de acordo com a combinação de substâncias.” A parlamentar completa que, por ser uma planta, a cannabis merece ser tratada assim. “Seu potencial terapêutico pode prover melhor qualidade de vida das pessoas com autismo, Parkinson, Alzheimer, doenças degenerativas, reumatismo, dores crônicas, epilepsia refratária etc.”, reforça.

“O encontro visa a ser um espaço de promoção de educação, prover visibilidade à pauta e fortalecer um movimento regional que possa se alicerçar no princípio fundante do SUS: a universalidade do acesso”, finaliza a presidenta da Frente.

Confira como a programação do encontro:

1ª Mesa – “Pelo direito de plantar, colher e fazer nosso próprio remédio”, com Maicon Silva, paciente canábico desde 2014, com HC para plantio e produção da própria medicação, e Stephani Ferrisi, farmacêutica pós-graduada em Cannabis Medicinal.

2ª Mesa – “Cannabis Medicinal: acesso, direito e dignidade”, com Enor Machado, presidente da Associação Flor da Vida, e André Gonzaga, professor assistente doutor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp.

3ª Mesa – “Políticas Públicas e avanços na pauta”, com Fabi Virgílio, vereadora e presidenta da Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal.

 

Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)


Publicado em: 04 de dezembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Audiência Pública sobre Plano Plurianual acontece nesta sexta-feira (25)

22 de julho de 2025

O Plenário da Câmara recebe, nesta sexta-feira (25), às 17 horas, uma Audiência Pública da Prefeitura sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA). O evento terá transmissão ao vivo pela TV Câmara,...



USP 60+: vagas gratuitas

22 de julho de 2025

A Universidade de São Paulo (USP) abriu as inscrições para a 60ª edição do programa USP 60+, oferecendo mais de 5 mil vagas gratuitas em cursos regulares e atividades culturais, esportivas e de ext...



Questionário Enade 2025

22 de julho de 2025

Está aberto o período para preenchimento do Questionário do Estudante do Enade 2025, etapa obrigatória que reúne dados socioeconômicos e informações sobre cursos e instituições. Disponível no Siste...



Ajustes no Programa de Feiras de Economia Criativa são propostos à Prefeitura

21 de julho de 2025

Alterações no Programa de Feiras de Economia Criativa, instituído pela Lei nº 10.850/2023, foram tema da Indicação nº 3049/2025, enviada à Prefeitura no último mês. O documento é de autoria dos ver...



Sessão desta terça-feira (22) vota Semana Preta Gil e Teste do Pezinho ampliado

21 de julho de 2025

Nesta terça-feira (22), a partir das 15 horas, a Câmara Municipal de Araraquara realiza a 25ª Sessão Ordinária desta legislatura. A pauta da sessão começa com sete itens a serem discutidos e votado...



Audiência Pública discute situação do Conjunto Residencial Oitis

18 de julho de 2025

  Com o objetivo de aprofundar os debates sobre a lógica urbana do município e da segurança habitacional para a comunidade local do Jardim Iguatemi, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) convocou um...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!