Publicado por: Foto: ACidadeON Araraquara
2716
No fim de setembro deste ano, a vereadora Luna Meyer (PDT) protocolou um requerimento, solicitando ao Executivo informações referentes à sede da Guarda Civil Municipal (GCM). No documento, a parlamentar considerou o papel da GCM em garantir a segurança e a ordem pública em Araraquara. “De acordo com os relatos da população, há a necessidade de uma nova base para a Guarda Civil Municipal, visando ao melhor atendimento e resposta às demandas de segurança”, completou Luna.
Em resposta, o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, afirmou que não há definição sobre a nova sede da GCM. “A escolha do local deverá se pautar pelo interesse público, segundo os princípios que regem a administração pública”, afirmou o gestor.
O coronel afirmou ainda que não há um projeto arquitetônico para a nova sede. Quanto ao orçamento previsto para a construção e manutenção da nova base, questionamento realizado por Luna, ele disse que “não há orçamento previsto, pois esse cálculo dependerá do valor apurado na venda do espaço público atualmente ocupado pela GCM”.
Em relação ao cronograma previsto para o início e conclusão das obras da nova base e como isso irá impactar a logística e operação da Guarda Civil Municipal, não há no momento previsão de tais parcerias ou outros mecanismos de financiamento, segundo o secretário.
“A GCM estará recebendo, conforme processos administrativos em andamento, quatro novos veículos, sendo três provenientes de recursos de emendas parlamentares e um através de recursos próprios, no entanto, tais investimentos têm previsão de entrega muito antes de eventual mudança da nova sede”, adiantou.
Ainda de acordo com a pasta, a previsão de aumento do efetivo da GCM não está atrelada à mudança ou não para uma nova sede e está em andamento um concurso público para a contratação de novos profissionais.
"A Guarda Civil Municipal é um patrimônio importante para a cidade e a segurança da população. É necessário que seja devidamente equipada e estruturada para desempenhar plenamente seu papel. Alguns locais cogitados para a nova sede encontram-se bastante distantes, o que dificultaria a logística de atendimento às ocorrências. Esperamos que o Executivo escolha uma localização centralizada e funcional. Continuarei acompanhando de perto para garantir os reforços e investimentos que a GCM merece e necessita", concluiu a vereadora.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (10), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Araraquarense ao comunicador Alceu Patrício de Almeida Santos. A homenagem foi propo...
O prazo de inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) começa na segunda-feira (15) e segue até 16 de janeiro de 2026. Ao todo, são 11 cargos,...
A tradicional Corrida de Santo Onofrezinho será realizada no domingo (21), às 9 horas, no Ginásio da Pista “Armando Garlippe”. O evento é destinado a crianças e jovens de 4 a 17 anos e contará com...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
No final de novembro, o vereador João Clemente (Progressistas) encaminhou um Requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre construção e manutenção de rampas de acessibilidade nas calçadas da...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.