200
ELIAS DAMUS
Ver 4ª Legislatura.
GERALDO POLEZZE
Jornalista e publicitário. Natural de Gavião Peixoto/SP. Eleito vereador para as 8ª, 9ª e 10ª legislaturas. Foi 1º Secretário da Mesa Diretora de 1977 a 1979 e Presidente de 1981 a 1983. Na Câmara, exerceu a liderança do Partido Democrático Social – PDS, de 1983 a 1986, e do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, de 1988 a 1992. Participou das seguintes Comissões Permanentes:
Em 1977 foi membro da Comissão Especial de Vereadores (CE) com o objetivo de angariar fundos e tomar medidas para a construção de uma estátua do araraquarense Romulo Lupo na Praça São Geraldo. Foi também Presidente da CE que buscava, junto às autoridades competentes, uma solução definitiva para a manutenção do Museu Histórico e Pedagógico "Voluntários da Pátria". Foi Presidente da CE com a finalidade de elaborar projeto de decreto legislativo que regulamentasse a concessão de diplomas e medalhas subordinadas a "Comenda do Sol" e da CE que reformulou a legislação de concessão dos títulos de "Cidadão Araraquarense" e outros títulos honorários. Ainda no mesmo ano, foi Presidente da CE no sentido de verificar a aplicação das rendas municipais destinadas à educação e membro da CE que verificou a situação dos alunos da Escola Estadual "Florestano Libutti", visto que as aulas do Curso Supletivo encontravam-se paralisadas. Em 1978 foi Presidente da CE que estudou, junto às autoridades competentes, a redistribuição dos distritos policiais de Araraquara. No mesmo ano, foi indicado para integrar o Conselho de Administração da Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara - FUNDART. Em 1986 foi relator da CE que procurou dialogar com diversas entidades de classe a respeito da situação dos ferroviários aposentados e pensionistas da Estrada de Ferro Araraquara. Em 1989 foi Presidente da Comissão de Organização Político-Administrativa e dos Poderes Municipais para a elaboração da Lei Orgânica deste Município. Foi também membro titular da Comissão de Sistematização para o mesmo fim. Em 1991 foi membro da CE a fim de apreciar os diversos projetos de lei complementares do Executivo Municipal que se encontravam em tramitação no legislativo. No mesmo ano, foi membro da Comissão de Líderes dos Partidos Políticos a fim de estudar, junto ao Prefeito Municipal, a contratação de uma empresa de consultoria econômica que ajudasse a apontar as diretrizes para o crescimento de Araraquara. Em 1992 foi Membro da Comissão Especial de Inquérito para analisar a situação jurídica da Companhia Troleibus Araraquara - CTA e obter outros dados relativos à empresa.
GILDO MERLOS
Ver 4ª legislatura.
JOÃO FERREIRA DA SILVA
Ver 7ª legislatura.
JOSÉ ROBERTO CARDOZO
Comerciante. Eleito vereador para as 8ª, 9ª, 10ª legislaturas. Suplente convocado para as 11ª e 12ª legislaturas. Foi 2º Secretário da Mesa Diretora de 1981 a 1983 e Presidente de 1983 a 1985. Na Câmara, exerceu a vice-liderança do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB e do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, e tanto a liderança, como a vice-liderança do Partido Progressista Brasileiro – PPB. Participou das seguintes Comissões Permanentes:
Em 1977 foi membro da CE que buscava, junto às autoridades competentes, uma solução definitiva para a manutenção do Museu Histórico e Pedagógico "Voluntários da Pátria". Em 1979 foi membro da CE que analisou as reclamações apresentadas pelos moradores das imediações das Indústrias Nigro a respeito do barulho provocado pelas instalações da referida empresa. Em 1982 foi membro da CE que buscava, junto ao Prefeito Municipal, o encerramento das atividades da firma "Nosso Gaz", que funcionava com alvará em caráter precário. Em 1989 foi membro suplente da Comissão de Sistematização para a elaboração da Lei Orgânica deste Município. No mesmo ano, foi indicado como membro suplente para integrar o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica da Companhia Paulista de Força e Luz. Foi também Presidente da Comissão de Organização Popular e Defesa dos Cidadãos para a elaboração da Lei Orgânica deste Município e Vice-Presidente da Comissão de Política Urbana e Planejamento Municipal para o mesmo fim. Em 1991 foi Presidente da CE que estudou a reestruturação do quadro de cargos/salários e regime previdenciário dos funcionários da Câmara Municipal. Em 1996 foi membro da CE que buscava encontrar, junto às autoridades competentes, solução para o problema social que afligia Araraquara e região por parte do INSS. Em 1997 foi membro da CE destinada a apresentar ao Executivo uma proposta de reforma fiscal. No mesmo ano, foi membro da CE com o objetivo de, conjuntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Araraquara e outras autoridades, organizar reuniões de conscientização de desarmamento em Araraquara. Em 2000 foi indicado para compor o Conselho de Alimentação Escolar.
JOSÉ WELINGTON PINTO
Ver 4ª legislatura.
JULIO CESAR RENTE FERREIRA
Técnico em contabilidade. Natural de Lins/SP. Eleito vereador para as 8ª, 9ª e 10ª legislaturas. Foi 2º Secretário da Mesa Diretora de 1977 a 1979 e 1º Secretário de 1981 a 1983. Na Câmara, exerceu a vice-liderança em 1979 do partido Aliança Renovadora Nacional – ARENA. Participou das seguintes Comissões Permanentes:
Em 1977 foi membro da CE a fim de reformular a legislação de concessão dos títulos de "Cidadão Araraquarense" e outros títulos honorários e da CE com a finalidade de elaborar projeto de decreto legislativo que regulamentasse a concessão de diplomas e medalhas subordinadas a "Comenda do Sol". Foi também membro da CE com o objetivo de angariar fundos e tomar medidas para a construção de uma estátua do araraquarense Romulo Lupo na Praça São Geraldo. Em 1978 foi membro da CE que visava à redistribuição dos distritos policiais de Araraquara. Foi também membro da CE que procurou analisar a aplicação das rendas municipais destinadas à educação. Em 1979 foi integrante da CE, constituída pela Prefeitura, visando a implantação do Serviço Funerário Municipal. Em 1989 foi membro suplente da Comissão de Organização Popular e Defesa dos Cidadãos para elaboração da Lei Orgânica deste Município. Em 1989 foi Vice-Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento para elaboração da Lei Orgânica deste Município. Em 1990 foi membro da CE que estudou, junto ao Executivo Municipal, o Estatuto do Magistério deste Município. Em 1991 foi indicado para integrar o Conselho Municipal de Entorpecentes. Em 1991 foi membro da CE para, juntamente com outras autoridades, visitar o Presidente do Grupo Pão de Açúcar e analisar fechamento da loja em Araraquara.
LAURINDO FERREIRA FILHO
Ver 7ª legislatura.
MANOEL MARQUES DE JESUS JUNIOR
Ver 7ª legislatura.
MARIO JOEL MALARA
Ver 6ª legislatura.
OCTÁVIO BUGNI
Ver 5ª legislatura.
OMAR DE SOUZA E SILVA
Despachante policial. Natural de Araraquara. Eleito vereador para as 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 12ª legislaturas. Foi Presidente da Mesa Diretora de 1991 a 1992 e de 1993 a 1994, e Vice-Presidente de 1987 a 1988 e em 2000. Na Câmara exerceu a liderança e a vice-liderança do Partido do Movimento Democrático Brasileiro e a liderança do Partido Popular Socialista – PPS. Participou das seguintes Comissões Permanentes:
Em 1978 foi membro da CE que verificou a situação funcional de servidor que prestava serviços em Motuca e apreciou, junto ao Diretor do Daae, o trabalho da Autarquia, visando o abastecimento de água da cidade. Foi Presidente da CE que analisou, junto à Imobiliária Faixa Azul, a venda de lotes no Jardim Tangará. Foi ainda Presidente da CE que estudou, junto à Companhia de Força e Luz e ao Prefeito Municipal, a redução da taxa de iluminação pública que recaia sobre os prédios de esquina. No mesmo ano, foi Presidente da CE para apurar o preço da pavimentação de asfalto nas cidades do porte de Araraquara. Em 1979 foi Presidente da CE a fim de levantar, junto ao Prefeito, a caracterização da clientela escolar dos Centros de Educação e Recreação da cidade. Foi também Presidente da CE para organizar o Conselho Permanente de Defesa da Comunidade e da CE com a finalidade de apreciar as reclamações apresentadas pelos moradores das imediações das Indústrias Nigro, a respeito do barulho provocado pelas instalações da empresa. Em 1983 foi indicado para compor a Comissão Municipal de Trânsito (Comutran). Em 1984, foi presidente da CE que buscava, junto aos proprietários dos cinemas locais, uma solução para os três cinemas que encerravam suas atividades. No mesmo ano, foi membro da CE que verificou, junto ao Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), as razões que levaram grande número de consumidores de água à condição de inadimplente. Em 1989 foi indicado para integrar a Comissão encarregada da revisão das taxas de serviços urbanos e da planta genérica de valores de imóveis do Município. No mesmo ano, foi membro suplente da Comissão Organizadora Político-Administrativa e dos Poderes Municipais para a elaboração da Lei Orgânica do município. Foi ainda indicado para integrar a Comissão de Avaliação da Política Salarial da Administração Pública e o Conselho Permanente para Indústrias - CPI. Foi membro da Comissão de Sistematização para a elaboração da Lei Orgânica deste Município. Em 1995 foi indicado para compor o Conselho de Curadores da Fundação Pólo Tecnológico de Araraquara. Foi homenageado denominando área de esporte e lazer localizada no Conjunto Habitacional Victorio Antonio de Santi através da lei Municipal nº 5934 de 2002, o Centro de Treinamento de Trânsito para Motociclistas, situado nas dependências do Centralizado Municipal, através da Lei Municipal nº 6343 de 2005 , bem como a biblioteca da Câmara Municipal através da Resolução nº 328 de 2005 que foi reformulada e readequada em um novo espaço no ano de 2014.
OSWALDO PRANDO
Ver 6ª legislatura.
RUBENS BELLARDI FERREIRA
Ver 4ª legislatura.
WALDEMAR SAFFIOTI
Professor universitário. Natural de Bragança Paulista/SP. Eleito vereador para a 8ª legislatura. Candidato a Prefeito para a 10ª e a Vice-Prefeito para a 11ª legislatura. Na Câmara, exerceu a vice-liderança do Movimento Democrático Brasileiro – MDB. Participou das seguintes Comissões Permanentes:
Em 1979 foi membro da CE para ser organizado o Conselho Permanente de Defesa da Comunidade. Em 1982 recebeu o título de “Cidadão Benemérito” através do Decreto Legislativo nº 206. Em 1984 recebeu o título de “Cidadão Araraquarense” através do Decreto Legislativo nº 213. Foi homenageado denominando Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) localizada no Bairro Jardim Cruzeiro do Sul através da Lei Municipal nº 5279 de 1999. Em 2007 foi criado o Prêmio Professor “Waldemar Saffioti” de Humanidade, Tecnologia e Natureza através da Lei Municipal nº 6.574.
ANDERSON HADDAD
Advogado. Natural de Araraquara. Suplente convocado para a 8ª legislatura e eleito vereador para as 11ª e 13ª. Na Câmara, exerceu a vice-liderança do Partido Social Democrático – PSD. Participou das seguintes Comissões Permanentes:
Em 1993 foi membro da CE composta por líderes partidários, representantes partidários e funcionários da Câmara Municipal, para apresentar um plano de carreira destinado aos funcionários do legislativo. Tanto em 1993 como em 1995 foi indicado para compor o Conselho da Comunidade - Vara Criminal. Em 1995 foi indicado para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araraquara (Comcriar). No mesmo ano, foi indicado para compor a Comissão Municipal de Entorpecentes (Comem). Indicado para compor o Grupo Executivo responsável pela Política de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Tecnológico do Município. Em 1996 foi membro da CE a fim de encontrar, junto às autoridades competentes, solução para o problema social que afligia Araraquara e região por parte do INSS. Em 2002 foi designado para a Presidência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal.
CARLOS ALBERTO MANÇO
Ver 6ª legislatura.
MÁRIO THUYOSI HOKAMA
Engenheiro. Natural de Araraquara/SP. Suplente convocado para a 8ª legislatura e eleito vereador para as 9ª, 10ª, 11ª, 12ª e 13ª legislaturas. Foi 1º Secretário da Mesa Diretora de 1989 a 1990 e Vice-Presidente de 2003 a 2004. Na Câmara, exerceu a vice-liderança do Partido Democrático Social – PDS; a liderança e a vice-liderança do Partido da Frente Liberal – PFL; a vice-liderança do Partido Progressista Brasileiro – PPB; e a vice-liderança do Partido Popular Socialista – PPS. Participou das seguintes Comissões Permanentes:
Em 1979 foi membro da CE com a finalidade de apreciar as reclamações apresentadas pelos moradores das imediações das Indústrias Nigro, a respeito do barulho provocado pelas instalações da empresa. Em 1983 foi indicado para integrar a Comissão de Transportes Urbanos do Município de Araraquara. Foi também membro da CE para estudar a composição de preços nos transportes coletivos e outros fatores referentes ao assunto. Em 1985 foi indicado para integrar o Conselho Administrativo do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e membro da CE com o objetivo de, junto ao Prefeito Municipal, reestruturar os quadros de pessoal da Prefeitura e do Daae. Em 1986, foi indicado para compor o Conselho Permanente das Indústrias (CPI). Em 1987 foi indicado para integrar a Comissão de Coordenação das Feiras Livres no Município. Foi indicado para integrar a Comissão de Seleção do Instituto de Assuntos Fundiários da Secretaria Executiva de Assuntos Fundiários do Estado de São Paulo. Em 1988 foi indicado para integrar a Comissão Municipal de Cadastramento Habitacional. Em 1989 foi membro suplente da Comissão de Organização Político-Administrativa e dos Poderes Municipais e Relator da Comissão de Política Urbana e Planejamento Municipal para a elaboração da Lei Orgânica deste Município. No mesmo ano, foi indicado para integrar o Conselho Consultivo do Daae e para integrar o Conselho Permanente para Indústria - CPI. Em 1990 foi membro da CE para elaborar o projeto do Novo Regimento da Câmara Municipal, adequando-o às normas da Lei Orgânica Municipal. Foi indicado novamente para integrar a Comissão de Coordenação das Feiras Livres de Araraquara. Em 1991 foi membro da CE para estudar a situação dos mananciais de Araraquara. Foi também membro da CE a fim de estudar, junto aos organizadores do Pacto Social Municipal de Sertãozinho, a possibilidade de criação da Comissão do Pacto Social Municipal de Araraquara. Foi membro da CE para, juntamente com outras autoridades, visitar o Presidente do Grupo Pão de Açúcar a fim de que se fechasse a loja em Araraquara. Ainda no mesmo ano, foi membro da CE a fim de visitar o Secretário da Educação do Estado de São Paulo para apresentar diagnóstico local sobre os problemas educacionais, buscando possíveis soluções. Em 1993 foi indicado como suplente para integrar o Conselho Consultivo do Daae. Foi ainda indicado para representar a Câmara Municipal no Conselho Permanente para Indústria e Comércio do Município de Araraquara. Em 1994 foi membro da CE destinada a promover a Política de Desenvolvimento Industrial do Município de Araraquara. Em 1995 foi indicado para compor o Conselho Consultivo do Daae e a Comissão Especial de Política de Desenvolvimento Industrial do Município de Araraquara. No mesmo ano, foi indicado como suplente para compor o Conselho de Curadores da Fundação Pólo Tecnológico de Araraquara. Foi também indicado para compor a Comissão de Revisão dos Valores do Imposto Predial e Territorial Urbano. Em 1996 foi indicado para compor o Grupo Executivo responsável pela Política de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Tecnológico do Município. Em 2001 foi indicado novamente para compor o Conselho Consultivo do Daae. Foi também membro da Comissão de Vereadores para acompanhar o processo de recrutamento e contratação de pessoal para a "Frente de Trabalho". Em 2002 foi designado como membro titular para constituir o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal. Foi também membro da Comissão para acompanhar a aplicação das provas práticas do Concurso Público da Prefeitura Municipal. Foi membro da Comissão de Vereadores para estudos a respeito da constituição/construção de outro espaço físico destinado à Câmara Municipal. Em 2003 foi membro da CE para levantar dados estatísticos e informações sobre o número de autuações de trânsito e propor alternativas de aperfeiçoamento do sistema. No mesmo ano, foi membro da CE com o objetivo de debater sobre construções e reformas de edificações no Município. Em 2004 foi indicado para compor o Conselho Consultivo do Daae.
Saiba mais sobre as legislaturas anteriores nos links abaixo: 1ª Legislatura; 2ª Legislatura; 3ª Legislatura; 4ª Legislatura; 5ª Legislatura; 6ª Legislatura; 7ª Legislatura.
Publicado em: 09 de fevereiro de 2015
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Memorial
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
LEI DATA ASSUNTO Dia da comemoração 10635 03/11/2022 Dia Municipal do Veganismo 01 5824 17/05/2002 Dia do Barbeiro, Cabele...
Lei Data Descrição Dia da comemoração 7305 11/08/2010 Dia da Fundação do Distrito de Bueno de Andrada 1 10571 10/08...
Lei Data Assunto Dia da Comemoração 9438 18/12/2018 Dia do Profissional de Educação Física 1º 5...
Lei Data Descrição Dia da comemoração 11168 17/04/2024 Dia Municipal do Agente Educacional 07 10304 01/09/2021 Dia Municipal dos...
Lei Data Assunto Dia da comemoração 6419 25/05/2006 Dia do Corpo de Bombeiros 02 2853 21/09/1982 Dia da Música 05...
Lei Data Assunto Dia da comemoração 10254 01/07/2021 Dia municipal para a fraternidade e solidariedade humanas 01 4837 10/06/1997...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.