948
Em novembro do ano passado, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) fez um requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre a linha de ônibus Assentamento Monte Alegre/Bueno de Andrada.
“A linha de ônibus Assentamento Monte Alegre/Bueno de Andrada exerce um papel fundamental no acesso dos moradores do assentamento à zona urbana de Araraquara, seja para fins de trabalho ou lazer”, pontuou o parlamentar no documento.
Bianco lembrava que a referida linha dispunha de apenas um horário de ida, às 7h30, e um de volta, às 17h30, sendo estes apenas de segunda a sexta-feira, sem horários disponíveis nos finais de semana. “A escassez de horários da referida linha faz com que os moradores tenham que, obrigatoriamente, pegar a condução em um horário específico do dia, tanto na ida, quanto no retorno”, destacava o vereador.
O parlamentar perguntou qual o motivo técnico para a existência de apenas um horário de ida e volta na referida linha; se existiria algum estudo visando ao aumento da oferta de horários na referida linha; por qual motivo a linha não operava nos finais de semana; e se haveria a possibilidade de financiamento do custo da linha através do Fundo Municipal de Transporte.
Em resposta, o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, informou que a linha rural denominada Assentamento Monte Alegre, em sua ordem de serviços e contrato, tem como seu itinerário o acesso do Assentamento Monte Alegre até a Rodoviária, sem circular pela região central da cidade, inclusive pelo Terminal Central de Integração (TCI), em dois horários de atendimento: às 6 e às 12 horas.
“Conforme acompanhamento, a média por dia é de seis passageiros, com uma quilometragem rodada diária de 62 quilômetros. Entretanto, os horários da linha em questão, para melhor atender os usuários daquela região, passaram a ser os seguintes: 7h30 e 17 horas, bem como foi readequado o itinerário logístico, possibilitando a integração tanto por meio do cartão de bilhetagem quanto no TCI, com acesso à região central e às demais linhas urbanas”, detalha Carneiro.
O secretário explica que, atualmente, a linha está com o transporte do Assentamento até Bueno de Andrada e de Bueno de Andrada até o Assentamento, sem pagamento de tarifa. “O transbordo dos usuários que queiram ir até Araraquara (centro) está sendo efetuado por meio da linha Bueno de Andrada, com entrada no TCI, possibilitando a integração através de cartão.”
Dificuldades
Carneiro afirma que a crise no transporte coletivo, com perda de passageiros, já vem acontecendo há anos, mas se aprofundou com a pandemia de Covid-19. “O transporte coletivo é financiado exclusivamente via tarifa paga pelo usuário. Como consequência, se o número de passageiros diminui e a oferta se mantém ou aumenta, eleva-se o valor da tarifa, para dar conta dos custos previstos nos contratos de concessão. A linha em questão tem um IPK (Índice de Passageiros por Quilômetro – que apura quantos passageiros o ônibus transporta em média por quilômetro percorrido) é de 0,0967 e, no momento, não há estudo de ampliação de atendimento”, coloca.
Ampliação
Segundo o secretário, não foi previsto em contrato o atendimento aos finais de semana e, até o momento, não foi identificada demanda para esse atendimento. “Porém, caso haja uma solicitação de atendimento que compreenda a coletividade, é possível um estudo da readequação da linha, analisando as situações logísticas e a demanda.”
Fundo de Transporte
De acordo com Carneiro, Araraquara não possui Fundo Municipal de Transporte. “A Lei Municipal nº 9.472, de 14 de fevereiro de 2019, determina o Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran), que não contempla a finalidade de financiamento do custo da linha.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Em “O Repente em Performance”, Edmilson Ferreira e Antonio Alencar explicam modalidades da Cantoria de Repente enquanto as demonstram com participação do público. Nesta sexta-feira (12), às...
Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta o Taubaté no Ginásio da CTI, casa das adversárias, nesta sexta-feira (12), às 19 horas. As araraquarenses estão na 6ª colocação, com 2 v...
Para manter viva a memória da cidade, a Prefeitura disponibilizou em seu site material para que todos interessados usem e compartilhem as imagens reunidas pelo escritor Eduardo Luiz Veiga: Pinacote...
Estão abertas as inscrições para vagas na Educação Infantil referentes ao ano letivo de 2026, destinadas a crianças de 0 a 5 anos de idade. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, o prazo...
A Indicação nº 4250/2025, de autoria do vereador Michel Kary (PL), sugere a atuação de vigilantes em espaços públicos onde animais estejam sob a guarda da Prefeitura, como o Parque Pinheirinho....
Irregularidades na estrutura da Unidade de Saúde (USF) do bairro Adalberto Roxo motivaram o Requerimento nº 1420/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Filipa Brunelli (PT). “Durante vistori...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.