Notícias



Horários da linha Assentamento Monte Alegre/Bueno não serão estendidos

Segundo secretário de Trânsito, em resposta ao vereador Guilherme Bianco (PCdoB), não há estudos no momento para ampliação de atendimento

346


Em novembro do ano passado, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) fez um requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre a linha de ônibus Assentamento Monte Alegre/Bueno de Andrada.

“A linha de ônibus Assentamento Monte Alegre/Bueno de Andrada exerce um papel fundamental no acesso dos moradores do assentamento à zona urbana de Araraquara, seja para fins de trabalho ou lazer”, pontuou o parlamentar no documento.

Bianco lembrava que a referida linha dispunha de apenas um horário de ida, às 7h30, e um de volta, às 17h30, sendo estes apenas de segunda a sexta-feira, sem horários disponíveis nos finais de semana. “A escassez de horários da referida linha faz com que os moradores tenham que, obrigatoriamente, pegar a condução em um horário específico do dia, tanto na ida, quanto no retorno”, destacava o vereador.

O parlamentar perguntou qual o motivo técnico para a existência de apenas um horário de ida e volta na referida linha; se existiria algum estudo visando ao aumento da oferta de horários na referida linha; por qual motivo a linha não operava nos finais de semana; e se haveria a possibilidade de financiamento do custo da linha através do Fundo Municipal de Transporte.

Em resposta, o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, informou que a linha rural denominada Assentamento Monte Alegre, em sua ordem de serviços e contrato, tem como seu itinerário o acesso do Assentamento Monte Alegre até a Rodoviária, sem circular pela região central da cidade, inclusive pelo Terminal Central de Integração (TCI), em dois horários de atendimento: às 6 e às 12 horas.

“Conforme acompanhamento, a média por dia é de seis passageiros, com uma quilometragem rodada diária de 62 quilômetros. Entretanto, os horários da linha em questão, para melhor atender os usuários daquela região, passaram a ser os seguintes: 7h30 e 17 horas, bem como foi readequado o itinerário logístico, possibilitando a integração tanto por meio do cartão de bilhetagem quanto no TCI, com acesso à região central e às demais linhas urbanas”, detalha Carneiro.

O secretário explica que, atualmente, a linha está com o transporte do Assentamento até Bueno de Andrada e de Bueno de Andrada até o Assentamento, sem pagamento de tarifa. “O transbordo dos usuários que queiram ir até Araraquara (centro) está sendo efetuado por meio da linha Bueno de Andrada, com entrada no TCI, possibilitando a integração através de cartão.”

 

Dificuldades

Carneiro afirma que a crise no transporte coletivo, com perda de passageiros, já vem acontecendo há anos, mas se aprofundou com a pandemia de Covid-19. “O transporte coletivo é financiado exclusivamente via tarifa paga pelo usuário. Como consequência, se o número de passageiros diminui e a oferta se mantém ou aumenta, eleva-se o valor da tarifa, para dar conta dos custos previstos nos contratos de concessão. A linha em questão tem um IPK (Índice de Passageiros por Quilômetro – que apura quantos passageiros o ônibus transporta em média por quilômetro percorrido) é de 0,0967 e, no momento, não há estudo de ampliação de atendimento”, coloca.

 

Ampliação

Segundo o secretário, não foi previsto em contrato o atendimento aos finais de semana e, até o momento, não foi identificada demanda para esse atendimento. “Porém, caso haja uma solicitação de atendimento que compreenda a coletividade, é possível um estudo da readequação da linha, analisando as situações logísticas e a demanda.”

 

Fundo de Transporte

De acordo com Carneiro, Araraquara não possui Fundo Municipal de Transporte. “A Lei Municipal nº 9.472, de 14 de fevereiro de 2019, determina o Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran), que não contempla a finalidade de financiamento do custo da linha.


Publicado em: 18 de janeiro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Araraquara perde o ex-vereador Wellington Pinto

03 de janeiro de 2025

Faleceu na madrugada desta sexta-feira (3), aos 90 anos de idade, o ex-vereador José Wellington Pinto. Atuando em diversos segmentos da sociedade, e principalmente na Câmara Municipal de Araraquara...



Mesa Diretora da Câmara é eleita para mandato de 2025 a 2026

01 de janeiro de 2025

No 1º dia do ano, em Sessão Solene de Posse, realizada no auditório do Distrito Revee (antigo Cear), Rafael de Angeli (Republicanos) – presidente, Emanoel Sponton (Progressistas) – vice-presidente,...



Câmara Municipal 2025 – 2028: vereadores tomam posse no primeiro dia do ano

01 de janeiro de 2025

          O ano novo araraquarense já começou com a Casa de Leis renovada, a partir da Sessão Solene de Posse dos 18 vereadores, prefeito e vice-prefeita eleitos em 2024, e com a instalação da 19ª...



Conheça o perfil dos vereadores empossados para o mandato de 2025 a 2028

01 de janeiro de 2025

Na tarde desta quarta-feira (1º), aconteceu a Sessão Solene de Posse dos 18 vereadores, prefeito e vice-prefeita eleitos em 2024 e a instalação da 19ª Legislatura, para o mandato de 2025 a 2028. Co...



Câmara aprova R$ 11 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária

27 de dezembro de 2024

  A Câmara Municipal de Araraquara realizou, na tarde desta sexta-feira (27), uma Sessão Extraordinária para a apreciação de três projetos referentes a créditos para a cidade, todos em caráter de...



Agenda Cultural – final de ano

23 de dezembro de 2024

Oficina Desde pequenos desenhos até as iniciais do seu nome, você pode expressar sua criatividade através da criação de um penduricalho têxtil utilizando tecidos e pontos de bordado! Este é o mome...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!