1213
O vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) protocolou o Requerimento nº 1.183/2021 solicitando à Prefeitura informações sobre o “Ilumina Araraquara”. O programa tem como objetivo a modernização, expansão e melhoria da rede de iluminação pública do município com a troca das lâmpadas convencionais (vapor de sódio) pela tecnologia LED, sistema que garante maior luminosidade, menor consumo de energia elétrica e menor manutenção.
Segundo o parlamentar, nos dois últimos anos, foram feitas várias concorrências públicas visando à contratação de empresa especializada para prestação de serviços de instalação de sistema de iluminação pública, possibilitando mais R$ 65,2 milhões em investimentos para a Prefeitura por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
Desse total, R$ 53,2 milhões integram o “Ilumina Araraquara” e serão utilizados na modernização do sistema. Diante das informações, Assis questionou a Prefeitura sobre a destinação das lâmpadas que estão sendo substituídas, e se as mesmas estão sendo reutilizadas.
Também foi indagado pelo parlamentar se as lâmpadas queimadas que estão na garantia foram trocadas, e se há um controle sobre as substituições. O vereador também pediu detalhes sobre as trocas realizadas nos anos de 2020 e 2021, bem como quantidade e locais de substituições.
Em resposta, a Prefeitura disponibilizou por meio de oficio informações detalhadas sobre todas as trocas realizadas nos anos anteriores, além de informações sobre lâmpadas defeituosas que foram substituídas.
Já uma pequena parte das lâmpadas convencionais que estão sendo trocadas, foram reaproveitadas pelas equipes do Centralizado municipal e da Secretaria da Saúde, para iluminação de áreas internas de próprios municipais, estacionamentos fechados e outros espaços de prédios públicos onde ainda existem luminárias de vapor de sódio instaladas, e não existe previsão breve para troca por sistema LED.
Ainda de acordo com o Executivo, as lâmpadas trocadas também são reutilizadas na manutenção dos pontos que ainda não receberam as novas iluminações; o restante do material foi vendido em leilão pela Secretaria de Administração.
A pasta ainda alegou que, havendo lâmpadas com defeitos, são repassadas diretamente à empresa. Além disso, os munícipes dispõem de um canal onde podem relatar problemas nas lâmpadas, sendo repassados semanalmente à empresa que faz a substituição sem custo algum ao município.
Nos anos de 2020 e 2021, foram trocadas mais de 20 mil lâmpadas, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento apresentado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre o não pagamento devido das obrigações patronais relativas ao Instituto Nacional do Seguro Social...
A inclusão de Araraquara no Ramal Centro Paulista, uma das rotas do Caminho da Fé, foi sugerida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), em Indicação enviada à Prefeitur...
Museu Ferroviário O Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” promove, nesta sexta-feira (5), uma noite com feira de artesanato, praça de alimentação e música ao vivo com Fernanda Trouble...
Futebol feminino Pela Copinha Feminina Sub-20, as Guerreirinhas Grenás enfrentam no sábado (6), às 15 horas, o Internacional-RS, no Estádio “Nicolau Alayon”, na capital paulista. As meninas estão...
O acordo também institui o Observatório Brasil Saúde e Apostas Eletrônicas, canal permanente de troca de dados entre as pastas para identificar padrões de vício e articular apoio por meio do Sistem...
Os ministérios da Saúde e da Fazenda anunciaram a criação de uma plataforma de autoexclusão, que entrará em funcionamento na quarta-feira (10). A ferramenta permitirá que apostadores solicitem o bl...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.