Notícias



Implantação de escola cívico-militar é discutida em Audiência Pública

Debate foi requerido por Tenente Santana e Elias Chediek

2165


Durante a noite da segunda-feira (7), foi realizada, no plenário da Casa de Leis, Audiência Pública para debater a implantação de escola cívico-militar em Araraquara. O debate foi requerido pelo presidente da Câmara, Tenente Santana (MDB), que mediou as discussões, e pelo vereador Elias Chediek (MDB). Plenário e Plenarinho ficaram lotados e nas redes sociais se deu um debate paralelo nas transmissões da TV Câmara.

 

No início de setembro, o governo Federal lançou o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Nele, está prevista a implementação de 216 colégios até 2023 – 54 por ano, a começar por 2020. Os estados e municípios têm até a próxima sexta-feira (11) para aderirem à iniciativa.

 

Nesse sentido, com o objetivo de incluir Araraquara no referido programa, munícipes protocolaram um documento com dezenas de assinaturas requerendo a realização de Audiência Pública para discutir a implantação de escola cívico-militar no município. No documento, o grupo apresentou pesquisa de um site da cidade, indicando que 83% das pessoas que o acessam, apoiam a iniciativa.

 

Durante a audiência, Chediek elencou os critérios e finalidades do projeto. Segundo ele, a escola cívico-militar “tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares”. Santana afirmou que “esse projeto pretende fortalecer os valores humanos, éticos e morais, bem como incentivar a formação integral como cidadão, promovendo a sensação de pertencimento no ambiente escolar”.

 

Ao longo das falas, foram apresentados argumentos contrários e favoráveis à adesão ao programa. Porém, segundo a secretária municipal de Educação, Clélia Mara Santos, o município de Araraquara não está elegível em nenhum dos critérios do programa. Para aderir ao programa, a escola deve estar em situação de vulnerabilidade social e com baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Não somos qualificados como município de vulnerabilidade, nem temos escolas avaliadas com baixo IDEB”, explicou Clélia.

 

Além disso, a secretária reiterou outros pontos do decreto que excluem Araraquara da adesão ao programa. São eles: localização na capital do estado ou na respectiva região metropolitana; oferta das etapas Ensino Fundamental II e/ou Médio, preferencialmente, atendendo de 500 a 1000 alunos nos dois turnos e aprovação da comunidade escolar para a implantação do modelo. Segundo Clélia, nas escolas municipais que possuem ensino fundamental II, o número de alunos não atinge o critério citado, bem como nenhuma das escolas levou à Secretaria o desejo de inclusão da comunidade escolar. Alguns destes dados também foram apresentados pelo vereador Chediek, já no início da Audiência.

 

Também estiveram presentes o 2º Secretário Cabo Magal Verri e os vereadores Gerson da Farmácia (MDB), Jéferson Yashuda (PSDB), José Carlos Porsani (PSDB), Paulo Landim (PT) e Thainara Faria (PT).

 

Por fim, Santana indicou que o próximo o passo é o encaminhamento da gravação da Audiência ao líder do Executivo, Edinho Silva (PT). O que foi feito na manhã do dia 8.

 

Confira as fotos: https://photos.app.goo.gl/1vsXkErVjM8eQNvx9.


Publicado em: 10 de outubro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 20/02

20 de fevereiro de 2026

Música Com uma proposta que reflete as vivências e experiências dos seus integrantes, a banda Fenícia apresenta canções autorais de trabalhos anteriores e seu novo EP “Meu Bem”, comemorando duas d...



Agenda Esportiva – 20/02

20 de fevereiro de 2026

Seletiva vôlei masculino A Fundesport realiza no sábado (21), às 14 horas, seletiva para formação da equipe de vôlei masculino – categoria infanto. Podem participar atletas nascidos nos anos de 20...



Associação dos Ciclistas do Morada do Sol MTB recebe Diploma de Reconhecimento Público

20 de fevereiro de 2026

Uma Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (19) marcou a entrega do Diploma de Reconhecimento Público à Associação dos Ciclistas do Morada do Sol MTB. Dezenas de integrantes da entidade compare...



Chamamento público

20 de fevereiro de 2026

Músicos, grupos e artistas com CNPJ ou MEI sediados no município podem participar das inscrições para o chamamento público de propostas artísticas para os projetos “Choro das Águas” e “Circuito Cul...



Vagas abertas (até 06/03)

20 de fevereiro de 2026

Estão abertas as inscrições para as Oficinas Culturais Municipais 2026 em Araraquara, com cerca de 4 mil vagas gratuitas para crianças, jovens e adultos. O programa, promovido pela Secretaria Munic...



Cursos de idiomas (até 27/02)

20 de fevereiro de 2026

Os cursos gratuitos de idiomas oferecidos pelos Centros de Estudos de Línguas (CELs) nas cidades de Araraquara, Américo Brasiliense, Matão e São Carlos estão com matrículas abertas. As oportunidade...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!