1096
Na quinta-feira (6), faleceu o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, aos 86 anos, devido a um incêndio em seu apartamento na cidade de São Paulo (SP).
Zé Celso, como era conhecido, nasceu em Araraquara no dia 30 de março de 1937 e, como homenagem, a vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou a Indicação n° 3.600, sugerindo a nomeação de algum espaço público de Araraquara ligado à cultura com o seu nome.
“Zé Celso é uma das maiores personalidades da arte brasileira. Certamente nosso mais polêmico e mais revolucionário diretor teatral e possivelmente o maior dramaturgo brasileiro de todos os tempos”, argumenta a parlamentar.
O artista iniciou oficialmente sua carreira em 1958, quando fundou o Teatro Oficina Uzyna Uzona juntamente com outros artistas, entre eles o ator Renato Borghi. Seu primeiro grande trabalho foi a montagem de “O Rei da Vela”, escrita por Oswald de Andrade e encenada pela primeira vez em 1967.
Fabi descreve a peça como “o grande marco do teatro autoral brasileiro, que mostrou que Zé Celso trilharia uma trajetória de enfrentamento político, crítica social e ousadia estética”.
Outras de suas montagens teatrais populares são “Roda Viva”, “As Bacantes”, “Pequenos Burgueses”, “Os Sertões”, “Taniko, o Rito do Vale”, “Os Mistérios Gozosos”, “Boca de Ouro” e “Cacilda”.
“Ele é responsável pela formação de muitos atores conhecidos do grande público, como Alexandre Borges, Bete Coelho e Leona Cavalli, e dirigiu estrelas como Marília Pêra, Dina Sfat, Zezé Motta, Fernanda Montenegro, Marieta Severo, Rosamaria Murtinho, Raul Cortez e Tarcísio Meira”, aponta Fabi.
A vereadora acredita que o nome de Zé Celso para um espaço cultural da cidade deva ser “a primeira de uma série de homenagens em reconhecimento a tudo que o dramaturgo fez pelo teatro brasileiro e por ser um artista que eleva o nome do município”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na tarde desta quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), organizada pela Escola do Legislativo (EL). Com u...
A Defesa Civil de Araraquara emitiu alerta de baixa umidade relativa do ar, variando entre 20% e 12%, situação que pode contribuir com risco à saúde, como ressecamento da pele, mucosas e desconfort...
Atividades gratuitas, realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, estão na agenda desta quinta-feira (11). A programação começa às 19 horas, no Palacete das Rosas “Paulo A.C. Silva”,...
As inscrições para o vestibular do primeiro semestre de 2026 das Fatecs do Estado começam na segunda-feira (15), exclusivamente pela internet: https://vestibular.fatec.sp.gov.br/. O valor da taxa é...
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, informa que as piscinas do Parque Pinheirinho serão reabertas no sábado (13). Após a reabertura, o atendimento das piscinas segui...
A obra do Portal das Árvores, que vem sendo realizada nas proximidades do Jardim Paraíso, motivou o Requerimento nº 1465/2025, enviado pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB). Segundo o document...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.