547
Uma Indicação protocolada pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita à Prefeitura, com caráter de urgência, a adequação do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE).
O pedido inclui não apenas a atualização dos vencimentos para o valor mínimo estabelecido em lei, mas também o pagamento retroativo desde a promulgação da legislação federal que fixou o novo piso, além da incidência de benefícios vinculados ao valor corrigido.
Cumprimento da legislação
A proposta aponta a necessidade de entendimento imediato do Executivo com os setores competentes para assegurar que os profissionais passem a receber, no mínimo, o equivalente a dois salários mínimos vigentes.
“A medida visa garantir o cumprimento integral da norma federal que trata da valorização salarial dessas categorias, consideradas essenciais para o funcionamento da atenção básica e das ações de vigilância em saúde”, acrescenta o parlamentar.
Base constitucional e portarias
A solicitação tem como fundamento a Emenda Constitucional nº 120, de 5 de maio de 2022, regulamentada pelas portarias GM/MS nº 1.971 e nº 2.109, ambas de 30 de junho de 2022.
As normas definem a responsabilidade financeira da União, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na política remuneratória e na valorização dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.
Salário mínimo atual
Atualmente, o salário mínimo nacional está fixado em R$ 1.621,00, conforme o Decreto nº 12.797, de 23 de dezembro de 2025. “Diante desse cenário, a Indicação reforça a necessidade de adequação imediata dos salários municipais à legislação em vigor e aguarda manifestação do Executivo sobre as providências que serão adotadas para assegurar o cumprimento do piso legal e o reconhecimento do trabalho desempenhado pelos agentes da saúde”, reitera Bianco.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Técnica que pretende estudar a viabilidade e propor medidas para implementação do piso salarial dos agentes educacionais em Araraquara será formada por vereadores, profissionais da cate...
Os vereadores de Araraquara aprovaram nove projetos na Sessão Ordinária desta terça-feira (10), no Plenário da Câmara. Entre os itens, proteção de crianças e adolescentes, recursos para investim...
Estão abertas até 16 de março as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Cons...
O “Carnaval 2026 – Tradição da Alegria” conta com programação totalmente gratuita, que inclui blocos de rua, shows na Avenida Bento de Abreu e o tradicional concurso de marchinhas. A programação se...
A marchinha “1001 noites de Carnaval”, de André Peres, foi a grande vencedora do 3º Concurso de Marchinhas “Osvaldo da Silva, o Seu Bogé”, realizado no último domingo (8), na Praça das Bandeiras, c...
Em documento encaminhado recentemente à Prefeitura de Araraquara, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre a não inclusão de Araraquara entre as cidades que recebem os cursos do Se...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.