1343
Preocupado em dar uma destinação aos resíduos eletroeletrônicos gerados em Araraquara, o presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Boi (MDB), enviou ao Poder Executivo a Indicação nº 674/2022, solicitando o encaminhamento à Casa de Leis de projeto de lei incluindo campanhas de coleta de resíduos eletroeletrônicos.
“Temos que ter ações efetivas, pois, anualmente, mais de 53 milhões de toneladas desses equipamentos são descartadas em todo o mundo. Aqui em Araraquara, as pessoas não sabem como proceder e descartam no lixo comum. Grande parte desse material poderia ser reaproveitada e gerar renda”, salientou o presidente.
A proposta aponta que as campanhas deverão ocorrer trimestralmente, sendo uma em cada região do município e que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e a Casa Cairbar Schutel ficariam responsáveis pela organização da logística.
Com a iniciativa, os assistidos da Casa Cairbar Schutel, que trabalharão na triagem e desmontagem, serão reinseridos na sociedade e poderão voltar ao mercado de trabalho. Já, a renda gerada com a venda desses materiais vai contribuir com a manutenção da instituição.
Vale ressaltar que resíduo eletrônico é todo e qualquer material produzido a partir do descarte de equipamentos, como computadores, celulares, tablets, e mesmo torradeiras, televisores, micro-ondas e assemelhados. Material que será recebido e processados pelas oficinas da Casa Cairbar Schutel, que já desenvolve esse importante trabalho.
“A lei tem uma abrangência muito grande. Tem o lado social, que é um dos nossos objetivos, o ambiental e ainda incentiva na conscientização sobre os riscos à saúde e ao meio-ambiente, quando os resíduos não são descartados corretamente. Com um calendário estabelecido, fica mais fácil manter uma regularidade na coleta e destinação final dos produtos, além de colaborar com o aumento da receita da Casa Cairbar, que presta relevantes serviços há 50 anos em Araraquara”, pontuou Boi.
O vereador lembra que serão fixados locais e datas para que pessoas físicas e jurídicas levem os resíduos eletrônicos para descarte. “Eu conheço muita gente que tem um monitor antigo, um teclado quebrado, uma TV que não funciona mais, por exemplo, e que não sabe onde descartar. Essas campanhas também prestarão esse serviço. Todos os envolvidos no projeto ficarão responsáveis por realizar uma ampla divulgação, para que a população saiba de cada ação com antecedência”, finalizou.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Câmara Municipal recebeu, na tarde desta quarta-feira (14), o secretário de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, Robson Douglas de Souza, coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de...
Diploma de Reconhecimento Público foi entregue ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Araraquara na tarde desta quarta-feira (14). A honraria foi concedida em 2024, por iniciati...
A necessidade de ampliar a frota que atende a linha Valle Verde/Via Roxo, que passa pelo Jardim Adalberto Frederico de Oliveira Roxo, é tema da Indicação nº 300/2025, enviada pelo vereador Alcindo...
A implantação de medidas administrativas para o pagamento retroativo aos servidores públicos municipais que tiveram benefícios congelados durante o estado de calamidade pública da Covid-19 foi suge...
A Tarifa Residencial Social do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara (Daae) concede desconto de até 50% na conta de água para famílias inscritas no CadÚnico, com renda per capita de...
Estão abertas, até 26 de janeiro, as inscrições para o 3º Concurso de Marchinhas “Oswaldo da Silva, o Seu Bogé”, que será realizado no dia 8 de fevereiro, a partir das 18 horas, na Praça das Bandei...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.