Notícias



Indicação visa a criar programas de acolhimento a imigrantes no município

Vereadora Fabi Virgílio (PT) entende que, devido ao aumento de imigrantes agravado por crises em vários países, são necessárias políticas de acolhimento

518


A vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou a Indicação n° 5.398/2021, em que sugere à Prefeitura um estudo para a criação de três programas voltados ao acolhimento e atendimento de imigrantes em nossa cidade.

O primeiro deles seria a Política Municipal de Acolhimento das Pessoas em Deslocamento Forçado. O projeto tem como objetivo a promoção de capacitação das redes públicas e privadas para trabalhar com a população refugiada, além do mapeamento dessas pessoas e estratégias de participação social reforçando o acolhimento, a proteção e a integração social no município. “É inegável que essa população está crescendo em todo o país, não sendo diferente em nosso município. Ressaltando também que a política migratória é da competência federal, o poder público é um dos principais agentes institucionais na promoção de políticas para refugiados, imigrantes e migrantes no município”, apontou a parlamentar.

Fabi afirmou que a criação do projeto seria um marco em nossa cidade, sendo de extrema importância demonstrar o compromisso com essa população que busca o resguardo de seus direitos, além de garantir a participação social na política pública.

A segunda sugestão da vereadora também foi a criação um convênio entre o município de Araraquara e a Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) para a ampliação de bolsas de iniciação científica ou do Programa de Educação Tutorial (PET), a fim de garantir a continuidade do curso “Português como Língua de Acolhimento”, o PLAc/Pólen, cuja última turma formada em Araraquara contou com aproximadamente 100 pessoas, principalmente venezuelanos.

“O PLAc tem sido desenvolvido por estudantes voluntários da Unesp e tem como objetivo atender pessoas que migram por diversos motivos e que, sobretudo, se encontram em situação de vulnerabilidade quando chegam ao país, fragilidade essa acentuada pelo não conhecimento da língua”, afirmou a parlamentar.

Fabi também alegou que a maioria dos profissionais que estão envolvidos no projeto são voluntários e por isso não possuem nenhum tipo de remuneração, mas seu trabalho tem a grande importância de acolher e inserir as pessoas que vêm de outros países, com uma historia de tristeza e dor. Para a vereadora, é necessário o preparo acadêmico para que esses profissionais consigam inserir essa população em uma nova cultura. “Esse trabalho também diminui a desigualdade social, uma vez que, dominando a língua portuguesa, se cria mais desenvoltura, acesso a espaços distintos e ao mercado de trabalho”, acrescenta.

A parlamentar também divulgou no documento um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Ministério da Justiça mostrando que as principais dificuldades enfrentadas pelos imigrantes ao chegarem ao Brasil não são somente as condições financeiras e moradia, mas, sim, o idioma.

Outra indicação de Fabi foi um estudo para a criação do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes, Migrantes e Refugiados, tendo como foco as orientações sobre regularização migratória e acesso a direitos sociais, orientação jurídica e do serviço social, bem como encaminhamento de denúncias de violações de direitos humanos. “O objetivo da existência de um Centro de Referência é oferecer acolhimento e atendimento especializado a imigrantes e refugiados como suporte jurídico, apoio psicológico e social, além de oficinas de qualificação profissional, por isso é de grande importância que a cidade possua um centro que possa receber pessoas de diversas nacionalidades que buscam proteção em nosso país, especificamente em nossa cidade”, afirmou a vereadora.

A parlamentar salientou que ainda que alguns países impeçam a manutenção da vida, seja pela miséria, fome ou guerra, fazendo com que as pessoas fujam de sua terra natal deixando família, cultura e casas, é importante fortalecer instrumentos do Estado para acolher e colaborar para a nova condição do mundo.

“Somos todos irmãos, cabe à sociedade e ao Estado receber, apoiar e criar mecanismos de reestruturação aos que chegam e precisam começar do zero em um país novo, com um idioma estranho, e trazendo na bagagem o sonho de um novo esperançar”, concluiu Fabi.


Publicado em: 13 de dezembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Simpósio Autismo

16 de abril de 2025

Promovido em parceria com a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, o Simpósio “Ampara pela conscientização do autismo” acontecerá no dia 25 de abril, das 7h45 às 12h30 e das...



Agenda Cultural – 16/04

16 de abril de 2025

Vivência A cada conto, um ponto, um corte, uma dobra, um riso, um traço. Mediação de leitura e criação de livros e brincadeiras. “Conta & Cria”, com Cristiane Pereira e Fabiana Lorenzeti, educador...



Agenda Esportiva – 16/04

16 de abril de 2025

Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta o Sampaio Basquete na quinta-feira (17), às 19h30, no Castelinho.   A equipe araraquarense é a líder da competi...



Alterações no orçamento da Prefeitura serão votadas na próxima terça-feira (22)

16 de abril de 2025

A próxima Sessão Ordinária ocorrerá na terça-feira (22). Devido ao feriado prolongado da Páscoa e ao Dia de Tiradentes, a publicação da pauta da sessão foi antecipada para esta quarta-feira (16)....



Informações sobre usinas públicas de asfalto a partir de pneus são solicitadas em documento

16 de abril de 2025

Em documento enviado à Prefeitura, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) requisitou informações sobre a criação de usinas públicas municipais para a produção de massa asfáltica utilizando borr...



Audiência Pública na Câmara debaterá políticas de proteção aos animais em Araraquara

16 de abril de 2025

Incluído no Calendário Oficial de Eventos em 2021, para conscientizar a população a respeito da proteção dos animais, o “Abril Laranja” será o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenár...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!